Licitação e start up's

02/02/2016 às 10:55
Leia nesta página:

Ideias novas e em projetos por meio das denominadas startups, aliados a um mercado que movimenta mais de 350 bilhões de reais ao ano, por meio de licitações e contratos, é o objeto da presente explanação.

Hoje em dia, é corriqueiro o caso de investidores que se arriscam em ideias novas e em projetos por meio das denominadas startups. O número cada vez maior de investimento de capital feito por grandes empresas, fomenta e incentiva este mercado crescente, de modo que não somente as empresas gigantescas lideram o processo de produção de criação e de tecnologias, praticamente terceirizando e apostando neste novo cenário de multiplicação do saber e da capacidade inventiva, especialmente em razão das características do povo brasileiro.

Contudo, vislumbra-se que, neste processo criativo, em sua grande maioria dos casos, os criadores e mentores focam somente na possibilidade de atuar na esfera privada, sem a devida atenção às possibilidades que a contratação com entes públicos pode proporcionar.

Deveras, as criações ou adaptações das startups para o Setor Público são ínfimas se comparadas às do Setor Privado, de forma que se vislumbra um mercado menos competitivo e ainda não explorado devidamente pelos criadores e investidores.

Ademais, trata-se de um mercado que movimenta mais de 350 bilhões de reais ao ano, de forma que o ente público pode ser o seu maior e melhor cliente, em um ambiente ainda muito pouco explorado pelas startups.

É certo que as licitações são um procedimento específico, razão pela qual há necessidade de se entender o mercado através de um escritório especializado, que reúna o conhecimento técnico das denominadas startups com este mercado em ascensão e que movimenta quantias gigantescas. É certo que muitas vezes o receio com a BUROCRACIA do Setor Público ou, simplesmente, a falta de conhecimento, afastam os criadores, mentores e investidores deste nicho. Contudo, trata-se de um erro e uma falha de visão de mercado.

Neste sentido,

Ao longo dos últimos 5 anos, o número de contratações públicas apresentou um crescimento de 77% em 2012 em comparação a 2008. Em termos monetários, esse crescimento foi da ordem de 138%. Em relação às modalidades de aquisições públicas, o pregão eletrônico apontou crescimentos de 113% e 158% no número de processos e valor, respectivamente, na comparação 2012 x 2008. No que diz respeito à dispensa/inexigibilidade, os crescimentos foram de 74% (número de processos) e 133% (valor), no mesmo período. É importante informar que essas aquisições são excepcionalidades reguladas na Lei nº 8.666/93, que possibilita à Administração Pública a contratação de bens e serviços sem a necessidade prévia de licitação.


De 2008 a 2012 as MPE vêm aumentando sua participação nas compras governamentais, saindo de 23% em 2008 para 30% em 2011. No entanto, em 2012 a participação desse segmento sofreu uma queda de 9% e respondeu por 21% do total das aquisições públicas.” (Fonte: Comprasnet)

Por isso a importância de um escritório especializado, que possibilite, justamente, a exploração deste novo ambiente, com toda assessoria nesta área especializada e com a busca das possibilidades e oportunidades que surgirem na área. Apenas a título de exemplo, poderá servir de auxílio com as seguintes medidas:

  • Análise de Editais.
  • Acompanhamento nos procedimentos licitatórios.
  • Elaboração de Impugnações e Recursos Administrativos.
  • Revisão em parte de documentação e proposta.
  • Adoção de medidas judiciais cabíveis.
  • Assessoria na parte atinente a equilíbrio econômico-financeiro do Contrato, reajuste e repactuação.
  • Defesa perante casos de inexecução parcial ou total ou rescisão do contrato
Assuntos relacionados
Sobre o autor
Rodrigo Santesso Kido

Procurador do Município de Guarulhos, lotado na Procuradoria de Compras e Contratações. Formou-se em 2007, na Faculdade de Direito Largo de São Francisco (USP).<br><br>Trabalhou no Egrégio Tribunal Regional do Trabalho da Segunda Região. Foi funcionário do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, na primeira instância, no Juizado Especial Cível (Vergueiro).<br><br>Posteriormente, no mesmo Tribunal, exerceu sua função junto a gabinete de Desembargador em Câmara de Direito Público.<br><br>Aprovado nos concursos de Procurador do Município de Osasco e Procurador do Banco Central do Brasil.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos