Adoção internacional

04/03/2016 às 01:50
Leia nesta página:

Um breve relato do instituto da adoção internacional, suas características e regras aplicáveis.

A adoção é instituto que visa possibilitar uma vida e lar a jovens que são órfãos ou que foram abandonados por qualquer motivo, entretanto, poucas são as pessoas que recorrem a esta opção, e aquelas que se utilizam delas tem um perfil muito específico de criança para ser adotada, diminuindo muito a taxa de adoção e criando um abismo para aqueles que não se encaixam no perfil desejado.

O perfil desejado pelos brasileiros corresponde a apenas 10% do total de jovens que estão disponíveis para adoção, já os estrangeiros não possuem tanta rigidez quando se trata de estabelecer um perfil para a criança a ser adotada, portadores de deficiências, irmãos, adolescentes; que são indesejados, tem chances maiores com a adoção internacional.

O adotante internacional deverá seguir todo o procedimento previsto no código de processo civil, em outras palavras, fazer parte do cadastro nacional de adoção, antes proibido para estrangeiros, apresentação de documentos, combinado com a convenção de Haia, que dispõe sobre os requisitos e procedimentos para a realização da adoção internacional e tem função de coibir o tráfico internacional de crianças.

O estrangeiro adotante possui quatro particularidades quanto ao processo de adoção: o chamado estágio de convivência, que será cumprido em território nacional, de 15 dias para crianças de até 2 anos e 30 dias para crianças de mais de 2 anos de idade; o efeito extraterritorial da sentença, a sentença para a que a adoção seja definitiva deve ser proferida por dois juízes, brasileiro e do país do adotante, para que tenha efeitos jurídicos válidos e não caracterize conflito de normas.

A terceira particularidade diz respeito ao estrangeiro poder adotar apenas crianças acima de cinco anos, em conformidade com a convenção de Haia, entretanto num grupo de crianças ou em casos de irmãos é permitido que uma delas ou mesmo ambas sejam menores de cinco anos, visto que um fundamentos da adoção é criar e manter um vínculo familiar e não separá-lo.

Por fim a necessidade do país do acolhido enviar relatórios extensos e completos no que tange a educação, saúde, inserção cultural e linguística, adaptação familiar e social, semestralmente, durante 2 anos, para o governo brasileiro, para que este possa verificar a integridade física e emocional do adotado,

As regras acima apresentadas valem também para o brasileiro que deseja adotar uma criança no exterior e para o estrangeiro que já esteja residente e domiciliado no País, este último desde que tenha visto de permanência definitivo, nesta hipótese a adoção ocorrerá na vara/comarca em que a criança se encontra.

A adoção internacional representa uma nova visão para um instituto que visa promover uma qualidade de vida melhor para as crianças, dando chance para que uma nova família se constitua.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Leonardo Zavan

Estudante Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium.cursando atualmente o 10º semestre de Direito.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos