O Devedor de Pensão Alimentícia no Novo Código de Processo Civil

15/03/2016 às 15:02
Leia nesta página:

Breve análise da situação do devedor de pensão alimentícia na atual sistemática do Novo Código de Processo Civil, a partir de uma abordagem didática para melhor compreensão tanto pelo estudante como pelo operador de Direito.

Sabe-se que o recebimento de pensão de natureza alimentar é importante para garantir a sobrevivência diante do vínculo existente entre membros de uma família e também em situações que há um dever legal e até mesmo moral.

A pensão alimentícia é objeto de diversos processos judiciais e tem trâmite mais célere dado a urgência e as particularidades que visa garantir ao alimentando os valores para manutenção de sua sobrevivência de acordo com suas necessidades e das condições financeiras do pagador.

A partir de março desse ano, diversas alterações entrarão em vigor com a nova legislação processual civil.

Com relação à pensão alimentícia, a prisão do devedor pela nova legislação deverá ser cumprida em regime fechado, tal medida deve-se aos debates existentes quanto à possibilidade de cumprimento da pena de prisão por débitos alimentares em regime aberto ou semiaberto.

É necessária muita atenção quando o assunto é débito de pensão alimentícia, pois, as modificações trazidas pelo novo Código de Processo Civil, confere a possibilidade de protesto da decisão judicial não cumprida, com essa medida, os devedores de pensão alimentícia terão seus nomes protestados quando não for constatado o pagamento no processo de execução alimentar, e ainda, o inadimplente somente poderá limpar seu nome após provar a quitação integral do débito.

Por outro lado, o devedor de alimentos somente se livra do risco de prisão se pagar todas as parcelas vencidas e as que se vencerem no curso do processo, porém, no caso de prisão por dívida alimentar ela deverá ser cumprida em regime fechado, mas o preso ficará separado dos presos comuns segundo a nova legislação, entretanto, o cumprimento da pena não quita o débito que ainda poderá ser executado na forma de penhora de bens ou créditos (artigo 528, § 5º do novo Código de Processo Civil).

Não obstante, pela nova legislação é permitida a manutenção do protesto até a quitação integral da dívida, o que pode acarretar sérios e graves prejuízos ao nome do devedor quanto a impossibilidade de crédito.

Para a execução de alimentos, a nova legislação permite o protesto da decisão judicial antes do trânsito em julgado, isto é, de esgotado todos os recursos e tornado definitiva a decisão, além disso, o protesto é determinado pelo juiz sem a necessidade de requerimento da parte.

Com a quitação integral da dívida é que ocorre a suspensão da ordem de prisão e soltura do devedor, caso preso, e na retirada do protesto e eventuais penhoras realizadas.

Dessa forma, se o débito alimentar for de um a três meses de atraso o credor pode executar os alimentos judicialmente e o devedor deverá quando citado pagar a dívida, caso não o faça ou não prove o alegado poderá ter sua prisão decretada e o Juiz poderá determinar o protesto do nome do devedor em cartório.

Além disso, qualquer que seja a profissão, emprego ou função do devedor, o credor poderá requerer o desconto em folha de pagamento da importância da prestação alimentícia, mas esse desconto não pode ultrapassar a 50% da remuneração líquida do devedor.

O Novo Código de Processo Civil regulamentou meios extrajudiciais para composição de conflitos de natureza alimentar, o que certamente importará em redução ao número de processos em nosso Poder Judiciário, isso porque a legislação anterior não era categórica quanto à possibilidade de reconhecer a obrigação de prestação alimentar por meio de documento lavrado extrajudicialmente entre as partes.

No entanto, mesmo se tratando de documento extrajudicial para o cumprimento da obrigação alimentar cabe a fiscalização e vigilância pelo Ministério Público.

As novas regras têm como fundamento inibir o débito de pensão alimentícia com imposições mais rígidas que requerem mais cuidado por aquele que muitas vezes não tem condições de adimplir com determinado valor e que pode sofrer não só restrição no nome, como também, prisão.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Rebeca Soraia Gaspar Bedani

Advogada no escritório BEDANI ADVOGADOS, pós-graduada pela Universidade Cândido Mendes em Direito Processual Civil e Tributário, possui diversos cursos de aperfeiçoamento e de extensão, como: Ética e Ciência Política pela USP, Filosofia, Sociologia e Argumentação Jurídica pela FGV. Ex-Secretária da Comissão de Proteção Animal e ex-membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB Valinhos-SP., já foi colunista do Jornal de Valinhos-SP. Autora de diversos artigos jurídicos e Palestrante.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos