A segurança jurídica e o Estado de Direito como causa da riqueza das nações

03/04/2016 às 13:53
Leia nesta página:

A segurança jurídica é uma das principais causas da riqueza de uma nação.

Recentemente, a presidente da TAM declarou[1] que não há segurança jurídica para instalar o HUB no nordeste. As cidades de Natal, Fortaleza e Recife estão ou estavam na disputa pelo referido investimento.

Quantas vezes não ouvimos falar que o Brasil tem tudo para ser uma potência mundial, pois possui enorme biodiversidade, recursos minerais, água e etc? Quantas vezes não ouvimos falar que o Japão é uma potência mundial apesar de não ter recursos naturais? Qual é a verdade por trás disso tudo? Quais são as principais causas das riquezas das nações? Recursos naturais ou educação? Quem não viu as notícias que o dólar baixou e a bolsa subiu com as notícias de cunho político?

De acordo com Ludwig von Mises, em suas célebres palestras na Argentina que culminaram com o livro “As Seis Lições”, disse que o segredo da riqueza é o acúmulo de capital, permitindo maior renda per capita, diz ele[2], na página 78:

“o montante de capital investido per capita é maior nas chamadas nações avançadas que nas nações em desenvolvimento.”


Depois diz, na página 86:


Uma única coisa falta para tornar os países em desenvolvimento tão prósperos quanto os Estados Unidos: capital. No entanto, é imprescindível que haja liberdade para empregá-lo sob a disciplina do mercado, não sob a do governo. É preciso que estas nações acumulem capital interno e viabilizem o ingresso do capital estrangeiro.”

 

E na página 87:

É preciso compreender que todas as políticas de um país desejoso de elevar seu padrão e vida devem estar voltadas para o aumento do capital investido per capita.

Mas diz também que se deve evitar a inflação, página 86:

No entanto, faz-se necessário frisar, mais uma vez, que o desenvolvimento da poupança interna só tem lugar quando as camadas populares se sentem respaldadas por um sistema econômico que propicie a existência de uma unidade monetária estável. Em outras palavras, não se pode admitir nenhuma modalidade de inflação.

Para von Mises, coisas como o protecionismo, o piso salarial e os sindicatos em nada contribuem para a riqueza das nações, e os recursos naturais não são decisivos, como não foi no caso da Suíça, na página 90:

“No centro da Europa, existe um pequeno país, a Suíça, muito pouco aquinhoado pela natureza. Não tem minas de carvão, não tem minérios, não tem recursos naturais. Mas, ao longo de séculos, seu povo praticou uma política capitalista e erigiu o mais elevado padrão de vida da Europa continental. Esse país situa-se, agora, entre os mais destacados centros de civilização do mundo.”

O economista francês Guy Sorman, confirma a tese de von Mises em seu livro “A Economia não mente”, quando traz o relevante dado, oriundo de estudo do Banco Mundial[3], segundo o qual 57% da riqueza das nações seria devido ao “intangible capital” que inclui a qualidade das instituições formais e informais.

Para atração de investimentos, é necessário segurança das instituições, Estado de Direito, pacta sunt servanda. Quem vai trazer um HUB para o nordeste se não houver segurança jurídica? É um investimento a menos. Tudo que o investidor quer do Estado é que os contratos sejam cumpridos, que haja a execução do devedor que não paga. O resto pode deixar por conta dele.

O juiz federal Sérgio Moro, em recente entrevista[4] para a VEJA, disse algo absolutamente lógico e correto, conquanto não seja ele economista:

o custo da corrupção sempre impacta a eficiência da economia e torna a disputa pelos mercados mais injusta, então este confronto, essa prevenção a corrupção vai trazer vantagens a todos, em princípio num ambiente de maior concorrência talvez haja menos riscos de  prática de crimes corruptos. (...) Eu acho que quanto maior a concorrência, menor o risco de corrupção.

A corrupção além de desviar o dinheiro diretamente, prejudica a concorrência entre as empresas, pois a corrupta vence mais facilmente. O prejuízo da ausência de competição é do consumidor e do contribuinte, pois não terão a melhor proposta como a vencedora, mas a mais corrupta. A causa, mais uma vez, desta não-riqueza é da segurança jurídica, no caso, da inexistência dela, do mau funcionamento das instituições.

Em síntese, o segredo da riqueza das nações é a atração de capital, para aumento da renda per capita, mas, para tal desiderato, é necessário segurança jurídica, boas instituições, boas políticas de intervenção estatal na ordem econômica(isto é, pouca intervenção e ausência da política inflacionária), estabilidade monetária, baixos índices de corrupção e etc, em síntese, Estado de Direito.


P.S.: Parece que agora o HUB vai para Fortaleza[5].

[1] http://tribunadonorte.com.br/noticia/na-o-ha-segurana-a-jura-dica-para-instalar-o-hub-no-nordeste-afirma-presidente-da-tam/333192

[2] VON MISES, Ludwig – As Seis Lições - http://www.mises.org.br/files/literature/As%20Seis%20Li%C3%A7%C3%B5es%20MISES.pdf

[3] http://siteresources.worldbank.org/INTEEI/214578-1110886258964/20748034/All.pdf – Wheres the wealth of nations? "onde está a riqueza das nações?"

[4] https://www.youtube.com/watch?v=yoowAdTAmXQ – minuto 15 aproximadamente -

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

[5] http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2016/01/26/noticiasjornaleconomia,3566698/decisao-reforca-hub-da-tam-para-fortaleza.shtml

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Caio Cezar

Estudante

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos