O trabalhador é obrigado a cumprir o aviso-prévio proporcional?

27/04/2016 às 18:09
Leia nesta página:

Apesar de passados quase cinco anos da edição da Lei, ainda existem muitas controvérsias com relação à efetiva execução do período de trabalho. Afinal, o trabalhador é obrigado a cumprir o aviso-prévio proporcional?

O cumprimento do aviso prévio proporcional é um tema bastante debatido na Justiça do Trabalho. Instituído pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o aviso prévio é uma garantia para empresa e funcionário na organização dos trabalhos, antes do término do vínculo empregatício.

Apesar de passados quase cinco anos da edição da Lei, ainda existem muitas controvérsias com relação à efetiva execução do período de trabalho. Afinal, o trabalhador é obrigado a cumprir o aviso prévio proporcional?

Atualmente, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) discute se o empregado demitido é obrigado a trabalhar depois do período inicial de 30 dias.

A Lei nº 12.506/2011 estabeleceu o aviso prévio proporcional ao tempo desempenhado na empresa, variando de 30 a 90 dias. O funcionário que tem até um ano de emprego mantém os 30 dias, sendo acrescido a cada ano adicional de serviço, três dias de avisoprévio, num limite de 90 dias.

Os casos em que o trabalhador pode chegar a 90 dias de aviso prévio são aplicados aos funcionários com mais de 21 anos de serviços prestados no local. Entretanto, o regulamento não é claro sobre a obrigatoriedade do empregado trabalhar nesse período.

Numa decisão publicada em abril de 2016, a 2ª Turma do TST foi unânime no entendimento de que não se deve trabalhar durante o aviso prévio proporcional. De acordo com o relator, ministro José Roberto Freire Pimenta, a Constituição Federal e a Lei 12.506 não abordam essa questão.

No voto, o relator explica que o benefício da proporcionalidade é concedido apenas aos trabalhadores, “mostrando-se incabível ao empregador exigir o cumprimento, pelo empregado, da proporcionalidade do aviso-prévio”.

A aplicação do aviso prévio proporcional em favor do funcionário também é especificada na Nota Técnica nº 180 do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Entendimento contrário

Apesar da obrigatoriedade do cumprimento do aviso prévio proporcional não estar especificada na Lei, outras turmas do Tribunal Superior do Trabalho têm posição contrária e são favoráveis ao cumprimento do período de trabalho.

Em julgamento recente ocorrido na 4ª Turma, o ministro João Oreste Dalazen enfatizou que a Lei 12.506/2011 não impõe a determinação de que o tempo correspondente, além dos 30 dias iniciais, deva ser pago em pecúnia e na modalidade indenizada.

Para Dalazen, a determinação judicial de o empregado continuar a prestar serviços para a empresa não seria prejudicial a ele, uma vez que ocorrerá o recebimento do salário nos dias trabalhados, “os quais serão projetados no contrato de emprego, aliado ao fato de que passará a dispor de mais tempo para procurar novo posto de trabalho, dada a redução da jornada laboral ou, quando inexistente, a equivalente dispensa de dias de trabalho”.

Diante dos posicionamentos divergentes, a obrigatoriedade do cumprimento do aviso prévio proporcional deve ser regulamentada na Subseção de Dissídios Individuais do Tribunal Superior do Trabalho.

Como ainda não há uniformidade sobre a questão, não há impedimento para a empresa exigir que o funcionário demitido cumpra os dias determinados, desde que ela avise, antecipadamente, o período a ser desempenhado pelo empregado.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Renato Savy

Advogado formado pela Universidade São Francisco. Pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Metrocamp; e em Direito Civil e Processo Civil na Escola Superior de Direito - Proordem.<br>Mestrado em Direito na Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep).<br>Titular do escritório Ferraz Sampaio, em Campinas/SP

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos