O tamanho de nosso atraso! Cadê nossos presidentes?

Leia nesta página:

Deitado eternamente em berço esplêndido Ao som do mar e à luz do céu profundo Fulguras, ó Brasil, florão da América Iluminado ao sol do novo mundo! (ESTRADA)

Deitado eternamente em berço esplêndido

Ao som do mar e à luz do céu profundo

Fulguras, ó Brasil, florão da América

Iluminado ao sol do novo mundo!

(ESTRADA)

Será que é por acaso que o Brasil tem presidente em exercício? Ou simplesmente coincidência? Brasil. E seus Brasis, por certo já deixou de ser a pátria amada e idolatrada e em compasso com nosso hino, está deitado em caráter eterno em berço esplêndido.

Isso remonta a 1985, nossa já faz tempo, mas por certo o personagem General[1] de Jô Soares (SOARES, 1985), se acordasse agora e visse que o nosso Brasil está sem presidente e sem possibilidade de sucessão, bradaria a frase que o imortalizou: “Me tira o tubo! Me tira o tubo!”.

Como assim sem presidente? Sim em menos de 2 anos da Pátria Educadora, estamos testemunhando o pior caos da “educação” de um povo. A presidente, pelo menos agora com seu afastamento não precisamos sacrificar a bendita língua portuguesa com o tal “presidenta”, foi afastada por 180 dias pelo Senado Federal e o processo de impeachment está em trâmite (G1).

Tranquilo parece por certo, já que se o povo cansou ainda precocemente, resolveu retirá-la por meio de seus representantes. Embora eu não veja assim, mas isso é um outro episódio.

Infelizmente não é tão simples assim, já que quem teve a coragem de “tocar” o processo, o Presidente da Câmara dos Deputados, também foi afastado, e os presidentes, tanto o em exercício, como o do Senado, estão em suspeição. E agora?

Já que o Brasil é a “pátria da chuteira” vamos apelar ao bom e velho futebol! Por certo esta é a solução que nos resta, já que somos movidos por carnaval, samba e futebol; aproveitemos que esse ano é de festa no Brasil ou com o Brasil, tem Copa América Centenária nos EUA, tem Olimpíadas em agosto no Rio de Janeiro, que venha a festa e depois ligamos no noticiário para ver o desfecho.

Não vai dar também! O presidente da CBF não pode sair do país e apoiar a seleção. Não que isso faça alguma diferença, pois o seu antecessor o ex-CBF está preso nos EUA e a centenária Copa América é lá na terra do Tio Sam. Bom mas isso já é passado, o Brasil caiu depois de 27 anos na segunda fase do torneio, perdeu para o Peru por 1x0 com um gol suspeito ou irregular digamos assim. (EL PAÍS, 2016).

Talvez tudo isso seja uma conspiração, vamos à busca do ouro inédito no futebol, afinal deve estar tudo pronto na cidade maravilhosa a 40 dias do início das Olimpíadas.  (OLIMPÍADAS RIO 2016), afinal decorreu tempo suficiente para um bom e barato planejamento. Já são 7 anos da escolha pelo Comitê Olímpico Internacional – COI, que a capital fluminense venceu as pequenas concorrentes Madri, Tóquio e Chicago. (ESTADÃO, 2009). Naquela ocasião para sediar os Jogos Olímpicos, o Rio defendeu a tese de que deveria ser escolhida pelo ineditismo do local e pelo positivo momento econômico.

Discursou o presidente Lula, na apresentação: "Os Jogos Olímpicos no Rio serão inesquecíveis, pois estarão cheios da magia e da paixão do povo brasileiro",”.

Deve ser mesmo conspiração. Porque a 40 dias de um dos mais importantes eventos do mundo, o governador em exercício do Rio de Janeiro decretou no último dia 17 o que não se podia imaginar em 2009: Estado de calamidade pública da cidade maravilhosa. (UOL, 2016)

Quem de nós nunca ouviu esta frase na casa dos pais: “Diga-me com quem andas e te direi quem és!”. Ela se tornou clássica a nossos pais quando eles queriam nos afastar da má influência das companhias. Eles tinham de fato toda a verdade. Sabiam muito bem as confusões que poderíamos aprontar se seguimos as orientações destes maus companheiros. Eles queriam que evitássemos estes constrangimentos, para nós e especial para eles. (A BÍBLIA, 2011)

O otimista, que hoje pode ser preso a qualquer momento, diria que é apenas uma “marolinha” (O GLOBO, 2008), mas nós que somos realistas podemos afirmar que somos sim atrasados. Não temos planejamento e ainda fazemos uma farra danada com o dinheiro público. Sim esse filho que não foge à luta, acabou de receber por suas trapalhadas, suas más companhias, um polpudo cheque de R$ 2,9 Bilhões para realizar as Olimpíadas 2016.

Parabéns Brasil e seus Brasis. Um exemplo de probidade e de educação aos nossos pequeninos. Ou a nós mesmos (RIO DE JANEIRO - G1, 2016)

Referências

A BÍBLIA. 2011. [Online] 18 de outrubro de 2011. http://www.abiblia.org/ver.php?id=2622&id_autor=66&id_utente=&caso=perguntas.

EL PAÍS. 2016. [Online] 12 de junho de 2016. [Citado em: 14 de junho de 2016.] http://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/12/deportes/1465767254_666940.html.

ESTADÃO. 2009. [Online] 02 de outubro de 2009. [Citado em: 25 de junho de 2016.] http://esportes.estadao.com.br/noticias/geral,rio-e-escolhido-como-cidade-sede-da-olimpiada-de-2016,444804.

ESTRADA, JOAQUIM OSÓRIO DUQUE. Vaga Lume. [Online] https://www.vagalume.com.br/hinos/hino-nacional-brasileiro.html.

G1. Política. [Online] http://g1.globo.com/politica/processo-de-impeachment-de-dilma/.

O GLOBO. 2008. [Online] 04 de outrubro de 2008. [Citado em: 2016 de junho de 2016.] http://oglobo.globo.com/economia/lula-crise-tsunami-nos-eua-se-chegar-ao-brasil-sera-marolinha-3827410.

OLIMPÍADAS RIO 2016. Confira. [Online] https://confiramais.com.br/abertura-olimpiadas-2016-brasil-rj/.

RIO DE JANEIRO - G1. 2016. [Online] 21 de junho de 2016. [Citado em: 25 de junho de 2016.] http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2016/06/medida-provisoria-da-socorro-financeiro-de-r-29-bilhoes-ao-rio.html.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

SOARES, JÔ. 1985. Memória Globo. Memória Globo. [Online] 1985. http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/humor/viva-o-gordo/outros-personagens.htm.

UOL. 2016. [Online] 17 de junho de 2016. [Citado em: 25 de junho de 2016.] http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2016/06/17/em-crise-e-as-vesperas-das-olimpiadas-rio-decreta-calamidade-publica.htm.


[1] O General, interpretado por Jô Soares. Amigo do então presidente João Figueiredo, o General sofrera um acidente no dia da posse e passara seis anos em coma. Ao despertar, ainda enfraquecido e ligado a tubos e sondas, descobria que o Brasil havia mudado e que seu amigo não ocupava mais a presidência; pior, quem ocupava o cargo agora era José Sarney, um civil. O General quase ia à loucura, pedia: “Me tira o tubo! Me tira o tubo!”. 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Temístocles Telmo Ferreira Araújo

Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Comandante do Policiamento de Área Metropolitana U - Área Central de São Paulo. Doutor, Mestre e Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública junto ao Centro de Altos Estudos de Segurança na Polícia Militar do Estado de São Paulo. Pós graduado lato senso em Direito Penal pela Escola Superior do Ministério Público, São Paulo. Professor de Direito Processual Penal, Direito Penal e Prática Jurídica do Centro Universitário Assunção. Professor Conteudista do Portal Atualidades do Direito. Foi Professor de Procedimentos Operacionais e Legislação Especial da Academia de Polícia Militar do Barro Branco nos de 2008, 2009 e 2013. Professor de Direito Penal e Processo penal - no Curso Êxito Proordem Cursos Jurídicos (de 2004 a 2009). Professor Tutor da Pós-graduação de Direito Militar e Ciências Penais na rede de ensino Luiz Flávio Gomes - LFG (De 2007 a 2010). Professor Tutor de Prática Penal na Universidade Cruzeiro do Sul em 2009. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Penal, Processo Penal, Direito Penal Militar e Processo Penal Militar, Direito Administrativo Militar e Legislação Penal Especial. Foi membro nato do Conselho Comunitário de Segurança Santo André Centro de 2007 a 2012.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos