A responsabilidade da administração pública na terceirização:inadimplemento

21/09/2016 às 23:22
Leia nesta página:

Conforme o estudo da Súmula 331, em seu inciso IV, poderemos ver que são de responsabilidade da administração, mesmo que subsidiariamente, as obrigações inerentes à direitos trabalhistas do terceirizado, diante de uma terceirização ilícita.

Conforme o estudo da Súmula 331, em seu inciso IV, poderemos ver que são de responsabilidade da administração, mesmo que subsidiariamente, as obrigações inerentes à direitos trabalhistas do terceirizado, diante de uma terceirização ilícita.

O referido ordenamento buscou resguardar o fato de não existir a possibilidade do vínculo em detrimento da vedação constitucional, e não a própria responsabilidade subsidiária.

Entende Godinho que:

[...] a entidade estatal que pratique terceirização com empresa inidônea (isto é, empresa que se torne inadimplente com relação a direitos trabalhistas) comete culpa in eligendo (má escolha do contratante), mesmo que tenha firmado a seleção por meio de processo licitatório. Ainda que não se admita essa primeira dimensão da culpa, incide, no caso, outra dimensão, no mínimo a culpa in vigilando (má fiscalização das obrigações contratuais e seus efeitos). Passa desse modo, o ente do Estado a responder pelas verbas trabalhistas devidas pelo empregador terceirizante no período de efetiva terceirização[1].

Não se nega o fato de que, mesmo que seja inexistente o vínculo funcional com a Administração Pública, uma vez que este só poderá acontecer mediante aprovação em concurso público regular. No entanto tendo o obreiro cumprido com suas obrigações, laborando diariamente em proveito da Administração Pública, e por esta razão há que prevalecer seu direito à percepção de contraprestação pelos serviços prestados, seja por parte da empresa prestadora ou do ente tomador.

Mesmo que façamos uma diferenciação do prestador de serviços com o agente público, é mister esclarecer que a responsabilidade da administração não se afasta. Conforme Celso Antonio Bandeira de Melo, agentes públicos são:

Quem quer que desempenhe funções estatais, enquanto as exercita é um agente Público. Posto isto, a noção abarca tanto o Chefe do Poder Executivo (em quaisquer das esferas) como os senadores, deputados e vereadores, os ocupantes de cargos ou empregos públicos na Administração direta dos três Poderes, os servidores das autarquias, as fundações governamentais, das empresas Públicas e sociedades de economia mista nas distintas orbitas de governo, os concessionários e permissionários do serviço Público, os delegados de função ou oficio Público, os requisitados, os contratados sob locação civil de serviços e os gestores de negócios públicos[2].

  Desta forma, é dever da Administração se organizar para que ocorra a adequada e correta execução do contrato conforme vela o art. 67 e §§, da Lei 8.666/93, cuidando de cumprir integralmente as cláusulas pactuadas no contrato, e dentre elas, no caso de serviços terceirizados contratados pela administração, a correta satisfação das obrigações trabalhistas devidas aos empregados, se a empresa contratada se esquivar desse pagamento.

Ademais, o que entendemos por trabalho, conforme preceitua a própria Constituição Federal, é aquele por meio do qual o homem tira seu sustento, assegurando dessa forma um meio digno, para sua subsistência, não se pode ignorar a motivação mister do trabalho, tão pouco penalizar o trabalhador, sem garantir o correto pagamento ao dispêndio de seu labor.

Nesta senda, a responsabilização subsidiária da Administração Pública pelas obrigações trabalhistas, decorrentes de ilícitos das empresas prestadoras de serviços, atende ao que versa a Constituição no que concerne a segurança do salário do trabalhador, a fim de garantir a dignidade humana.

É de conhecimento geral que, por vezes, constata-se a utilização de meios fraudulentos utilizados pelas empresas terceirizadoras de mão-de-obra, que cedem seus serviços à Administração Pública Federal, Estadual, Distrital e Municipal. Em diversos casos, intentam meios de frustrar o pagamento das verbas trabalhistas devidas aos seus funcionários, fazendo com que o trabalhador viva em estado de necessidade, sem ter como garantir seu próprio sustento, tornando-se refém do trabalho, mesmo que em condições desumanas, pois não pode perdê-lo, uma vez que o trabalho é seu único meio de auferir renda.

Diante de tal situação, o único recurso que resta aos trabalhadores é pleitear junto à justiça que a Administração Pública arque com as responsabilidades devidas, pois só assim verão assegurados seus direitos.

Atitudes como a citada são tão comuns, tão corriqueiras, que o Superior Tribunal do Trabalho, após sucessivos e reiterados julgamentos em torno da matéria, editou o inciso IV da Súmula nº 331, que versa, justamente, sobre a responsabilidade subsidiária da Administração Pública pelo adimplemento das verbas trabalhistas sonegadas por parte das empresas prestadoras de serviços, juntamente com este enunciado, hoje temos também a Orientação Jurisprudencial n. 383 da SbDI-1, que assegura aos trabalhadores que desempenham atividades de igual complexidade a outro o direito a percepção de um salário isonômico.

Ademais, diante do acima exposto no que concerne à responsabilidade da Administração Pública, preceitua Ivan Simões Garcia que:

Caso o inadimplemento se mantenha, estende-se para a tomadora de serviço responsabilidade subsidiária desde que seja ajuizada ação, também em face da empresa tomadora (constância no pólo passivo) – para que exerça seu direito de defesa e contraditório (art. 5º, LV, CRFB) – e ainda, que conste subsidiáriamente condenada pela sentença (titulo executivo judicial)[3].

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Ora, é de plena ciência da Administração Pública que, além dos trabalhadores incorrerem no risco de não perceberem por parte das empresas contratadas sua remuneração, também são alocados em funções inerentes a servidores e vinculados à atividade-fim, o que é plenamente vedado. No entanto, essa pratica é corriqueira. Dessa forma, preceitua a OJ 383 que:

A contratação irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, não gera vínculo de emprego com ente da Administração Pública, não afastando, contudo, pelo princípio da isonomia, o direito dos empregados terceirizados às mesmas verbas trabalhistas legais e normativas asseguradas àqueles contratados pelo tomador dos serviços, desde que presente a igualdade de funções. Aplicação analógica do art. 12, “a”, da Lei n.º 6.019, de 03.01.1974.a

A Administração Pública não pode ser omissa quanto à fiscalização das atividades despendidas pelos terceirizados, pois atos ilícitos da empresa cedente serão de responsabilidade da Administração gerando, dessa forma, grandes prejuízos ao erário.


[1] DELGADO, Maurício Godinho – Curso de Direito do Trabalho/Maurício Godinho Delgado. – 9. ed. – São Paulo : Ltr, 2010.

[2] MELLO, Celso Antonio Bandeira de. Curso de Direito Administrativo. 15. ed. São Paulo : Malheiros, 2003.

[3] GARCIA, Ivan Simões. Direito do Trabalho – 9. ed. Rio de Janeiro : Lúmen Júris, 2009.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Sara Batista Lima

Sou Advogada regularmente inscrita na Ordem dos Advogados do Distrito Federal, graduada em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal e pós-graduada em Direito material e Processual do Trabalho. Possuo experiência predominante no contencioso e consultivo trabalhista, ampliada ao direito previdenciário, administrativo e cível, com atuação em demandas individuais e coletivas frente a diversas empresas e sindicatos.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos