Rescisão amigável como medida para solucionar contratação com superestimativa

11/11/2016 às 07:17
Leia nesta página:

Quando houver superestimativa de quantitativos, é possível a rescisão amigável?

A Lei nº 8.666/1993 estabelece que a Administração Pública poderá rescindir os contratos das seguintes formas: por ato unilateral e escrito, nos casos enumerados nos inc. I a XII e XVII do art. 78; amigável, por acordo entre as partes; e judicialmente. Todas essas situações foram constituídas pelo legislador no art. 78 e servem para balizar os gestores no momento da aplicação da norma.

A rescisão de forma amigável é submetida ao crivo da conveniência e da oportunidade da Administração. Esse alvedrio do gestor público, porém, está subserviente ao interesse público. Assim, o gestor não pode promover uma rescisão amigável como medida para solucionar pendências com a contratada, já que seria um desvio de finalidade e causaria prejuízo ao erário, conforme explanado no voto condutor dos acórdãos nos 3.567/2014 e 740/2013, ambos do Plenário.

Em um caso específico, o plenário do Tribunal de Contas da União – TCU constatou uma contratação com superestimativa de quantitativos. De acordo com a Corte, diante desse cenário, o gestor deveria ter anulado o contrato ou ter celebrado termo de aditamento contratual para suprimir os serviços desnecessários ou cujos quantitativos encontravam-se acima dos levantados a partir dos projetos executivos.

O gestor, por sua vez, para sanar o problema com a superestimativa de quantitativos, celebrou rescisão amigável do contrato. Nessa hipótese, os §§ 4º e 6º do art. 7º da Lei nº 8.666/1993 foram violados, conforme decidiu o plenário da Corte de Contas no Acórdão nº 2.612/2016, já que havia quantitativos que não correspondiam às previsões reais do projeto básico ou executivo.1

Felizmente, não ocorreu a materialização de dano efetivo pela ação diligente da instituição mandatária da União, porque o efetivo aporte de recursos federais com sobrepreço não havia sido repassado.

O § 6º do art. 7º da Lei nº 8.666/1993 determina a responsabilidade dos agentes que deram causa à infringência do referido dispositivo. Ademais, em linha de entendimento da Corte, no caso de a contratada não desempenhar suas atribuições a contento, é dever do gestor aplicar as sanções previstas nos arts. 86 e 87 da Lei nº 8.666/1993.

1 TCU. Processo TC nº 008.937/2016-8. Acórdão nº 2612/2016 – Plenário. Relator: Benjamin Zymler.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Ludimila Reis

Advogada, bacharel em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal – UDF. Pós-graduanda em Direito Administrativo pelo Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP, autora de diversos artigos sobre licitações e contratos e Lei Anticorrupção. Participou dos cursos Processo no Tribunal de Contas da União: Base e Sistematização realizado pela Escola Superior de Advocacia/Distrito Federal, Contratação de Treinamento e Desenvolvimento, Gestão e Fiscalização de Contratos Administrativos – melhores práticas, realizado pela Elo Consultoria Empresarial e Produção de Eventos. Participou também do 14º Fórum Brasileiro de Contratação e Gestão Pública promovido pela Editora Fórum, Seminário de Contabilidade Pública – novas regras do orçamento público.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos