A mulher da Lei nº 11340/06

14/11/2016 às 16:46
Leia nesta página:

Neste texto, discutiremos a abrangência da proteção visada pela aplicação da Lei Maria da Penha. Como devemos interpretar a palavra "mulher" neste contexto?

Com o advento da Lei 11340/06 (Lei Maria da Penha) o significado do termo mulher passa a exercer uma conotação bem mais complexa. Precedente o referido diploma legal, ao deparar-se com a expressão “mulher” não havia qualquer dificuldade em assimilar seu significado, bastando para tanto utilizar-se tão somente da interpretação literal.

Tal preceito foi inovador em muitos aspectos, construindo mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar contra a mulher, algo que ainda não existia no ordenamento jurídico brasileiro. Restringe-se o presente artigo meramente ao exame do hodierno significado do vocábulo “mulher” empregado pelo legislador, bem como sua amplitude a partir de uma interpretação extensiva, utilizando-se, para tanto, do processo hermenêutico jurídico.

Visando elucidar o pretendido, passamos a análise da lei 11340/06, especificamente o caput de seu artigo 5º, vejamos:

Art. 5o Para os efeitos desta Lei, configura violência doméstica e familiar contra a mulher qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial:(grifo nosso)

Cumpre observar, preliminarmente, a partir do caput supracitado, que o legislador preconiza a violência contra a mulher baseada no gênero e não assentada estritamente numa acepção biológica.

Destarte, a proteção demandada da Lei Maria da Penha deve ser assimilada no sentido amplo do sistema de gênero. Logo, faz-se mister para a correta compreensão do sujeito passivo amparado pela referida legislação o conceito jurídico de gênero. Gênero pode ser definido em sentido stricto sensu como sinônimo de sexo, referindo-se ao sexo masculino ou feminino. Entretanto, utilizando-se de um conceito lato sensu, gênero é entendido como aquilo que diferencia socialmente as pessoas, tendo em vista padrões histórico-culturais atribuídos para os homens e mulheres.

Apenas para pontuar a questão, temos a aplicação das medidas protetivas da Lei Maria da Penha a homem vítima de violência doméstica:

Seguindo a ideia da aplicabilidade da Lei Maria da Penha em casos em a vítima não seja mulher, em julho de 2014 a juíza da Comarca de Primavera do Leste, Aline Luciane Quinto, também concedeu medidas protetivas a um caso de união homoafetiva. Na ocasião, uma das partes foi agredida pelo ex-companheiro que não aceitou o término do relacionamento.[1]

Similarmente, existem decisões de aplicação do referido diploma legal para transexuais masculinos, vejamos:

Agora, outra decisão também amplia a aplicação da Lei Maria da Penha, dessa vez para transexual masculino (proc. N. 201103873908, Tribunal de Justiça de Goiás - 1ª Vara Criminal da Comarca de Anápolis, juíza Ana Cláudia Veloso Magalhães, vítima de violência doméstica.[2]

Em virtude dessas considerações, entendemos que as louváveis medidas protetivas elencadas nos artigos 22, 23 e 24 da Lei 11340/06, possam ser aplicadas a quaisquer vítimas de violência doméstica e familiar.

Isto posto, vislumbra-se que a mera substituição do vocábulo “mulher” por um termo de maior abrangência, como, por exemplo, “vítima”, não só asseguraria todos os mecanismos de proteção às mulheres vítima de violência doméstica e familiar, como alcançaria outros sujeitos vítimas de ação ou omissão baseada no gênero que lhe possa vir a sofrer morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial.


Nota

[1] http://www.olhardireto.com.br/jurídico/noticias/exibir.asp?id=23652, em 15/09/2016.

[2] http://professoraalice.jusbrasil.com.br/artigos/121814113/aplicacao-da-lei-maria-da-penhaatransexual. Alice Bianchini em 15/09/2016.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos