Artigo Destaque dos editores

Análise e aprovação jurídica de minutas de editais e contratos no âmbito da Lei nº 13.303/2016 (Lei das Estatais)

02/10/2017 às 10:20
Leia nesta página:

O artigo trata da possível necessidade de análise e aprovação jurídica das minutas de editais e contratos no âmbito da Lei nº 13.303/2016, uma vez que não há, nesta lei, o mesmo disciplinamento do art. 38 da Lei nº 8.666/1993.

Em 01 de julho de 2016, foi publicada no Diário Oficial da União[1] a Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016, que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, conhecida como Lei (de Responsabilidade) das Estatais.

A referida Lei, grosso modo, está dividida em duas grandes partes:

  1. governança; e
  2. licitações e contratos.

Para as estatais[2] constituídas anteriormente à vigência da Lei, propõe o novel diploma legal a substituição da legislação anterior sobre procedimentos licitatórios e contratos iniciados ou celebrados até o final do prazo previsto no caput do art. 91 da Lei,[3] ou seja, até o final do prazo de até 24 meses, a contar do início da vigência, para promover as adaptações necessárias à adequação necessária ao disposto na nova legislação.[4]

Nesse sentido, propõe a Lei nº 13.303/2016 a substituição integral da Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, atualmente aplicada as estatais constituídas anteriormente a 1º de julho de 2016,[5] pelo novo regime de licitações e contratos por ela instituído.[6]

Não é por demais dizer que as estatais que forem constituídas após 1º de julho de 2016 submeter-se-ão, integralmente, ao novo regime.[7]

A Lei nº 8.666/1993, alterada pela Lei nº 8.883/1994, trouxe a seguinte exigência normativa:

Art. 38. (omissis)

Parágrafo único.  As minutas de editais de licitação, bem como as dos contratos, acordos, convênios ou ajustes devem ser previamente examinadas e aprovadas por assessoria jurídica da Administração. (grifo nosso)

A referida Lei Geral de Licitações e Contratos, como se pode observar, criou a obrigatoriedade – e não a faculdade – de que os instrumentos convocatórios e os contratuais, sob as diversas formas de que se revestem,[8] fossem previamente examinadas e aprovadas por assessoria jurídica da Administração.

Registre-se que a Lei nº 8.666/1993 nada dispôs se tal assessoria jurídica deveria ser, necessariamente, integrante dos quadros próprios do Poder Público, haja vista que, em grande medida, municípios menores – abrangidos pelo caráter nacional da mencionada Lei – não conseguem sequer manter estruturas próprias de assessoria e/ou consultoria jurídica.[9]

Ocorre que a Lei nº 13.303/2016 não tocou no assunto. Não há menção à assessoria jurídica, consultoria jurídica, órgão de assessoramento ou variantes normativas sobre a questão. Nem sequer se remeteu à aplicação subsidiária de qualquer outro ato normativo, ou seja, foi completamente omissa quanto à matéria.

Pelo menos duas questões, então, se impõem:

  1. Será que a intenção do legislador foi a de desobrigar a Administração de submeter tais instrumentos (editais e contratos lato sensu) ao exame prévio e à aprovação por assessoria jurídica do Poder Público?
  2. Será que, dada a inspiração da Lei, notadamente com vistas a assegurar o máximo de eficiência às estatais, foi-se no sentido mesmo de se retirar da assessoria jurídica da Administração tal incumbência?

Entende-se que não. E há algumas razões para tanto.

Em conversa informal com dois Ministros[10] do Tribunal de Contas da União sobre o tema, um deles foi no sentido de que este seria o debate do momento e o outro de que se deveria disciplinar tal questão no regulamento interno de licitações e contratos, exigido pelo art. 40[11] do referido diploma legal, nem que seja para os maiores contratos da estatal.

Não se pode olvidar que um dos princípios constitucionais regentes da Administração Pública é o da legalidade.[12] Outro, de ordem legal,[13] é o da segurança jurídica.

Enfrentando o assunto, parece que o mais adequado, até para proteger o próprio gestor público – que fará uso do manancial normativo previsto na legislação em vigor, mesmo que eminentemente de direito privado, pois a novel lei o privilegia bastante – seria o de se prever, no regulamento a que se refere o art. 40 da Lei nº 13.303/2016, que as minutas de editais de licitação, bem como as dos contratos, acordos, convênios ou ajustes devem ser previamente examinadas e aprovadas por assessoria jurídica da Administração, extraído do art. 38, parágrafo único, da Lei nº 8.666/1993.

Por óbvio, se do entendimento de cada estatal houver a necessidade de adaptação do texto, ficará a critério de cada uma a regulamentação específica e final do conteúdo da norma, inclusive para temperar a forma ou o tipo de instrumentos – pelo valor de alçada, por exemplo – que seriam submetidos à assessoria jurídica da Administração, de modo a nortear a atividade de gestão administrativa de tais entidades e gerar a segurança necessária para o próprio patrimônio da estatal, que pode ser submetido a risco, por exemplo, em caso de fixação de obrigação ao particular que, se onerosa e não for suportada pela Administração, poderá gerar direito à indenização, ante a omissão legislativa.

A Lei nº 13.303/2016, apesar de já ter sido apreciada pontualmente pelo Tribunal de Contas da União, no plano federal,[14] e pelas Cortes de Contas Estaduais ou Municipais,[15] nas respectivas esferas, sobre um ou outro aspecto, ainda demandará algum tempo de apreciação e maturação pelos referidos Órgãos de Controle. Ainda mais distante será a avaliação judicante pelos Órgãos do Poder Judiciário, que levarão bastante tempo para consolidar jurisprudência sobre o assunto.

Todas estas questões estão postas, atualmente, no cotidiano da Administração Pública em todas as esferas, clamando pela atenção devida e urgente de todos os gestores públicos das estatais, que devem, no caso de dúvidas de ordem legal, ouvir também as respectivas assessorias ou consultorias jurídicas a elas vinculadas.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos


Referências

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 05 out. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 22 jun. 2017.

BRASIL. Lei nº 13.303, de 30 de junho de 2016. Dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 01 jul. 2016. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/L13303.htm>. Acesso em: 22 jun. 2017.

BRASIL. Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993. Regulamenta o art. 37, inciso XXI, da Constituição Federal, institui normas para licitações e contratos da Administração Pública e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 22 jun. 1993. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8666compilado.htm>. Acesso em: 22 jun. 2017.


Notas

[1] DOU nº 125, de 01/07/2016, p. 1 e seguintes.

[2] Leia-se: empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias, abrangendo toda e qualquer empresa pública e sociedade de economia mista da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios que explore atividade econômica de produção ou comercialização de bens ou de prestação de serviços, ainda que a atividade econômica esteja sujeita ao regime de monopólio da União ou seja de prestação de serviços públicos (conforme art. 1º da Lei nº 13.303/2016).

[3] Art. 91, §3º, da Lei nº 13.303/2016.

[4] Art. 91, caput, da Lei nº 13.303/2016.

[5] Art. 1o  Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Parágrafo único.  Subordinam-se ao regime desta Lei, além dos órgãos da administração direta, os fundos especiais, as autarquias, as fundações públicas, as empresas públicas, as sociedades de economia mista e demais entidades controladas direta ou indiretamente pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

[6] Grande celeuma jurídica se instaurou entre os doutrinadores sobre este tema, se estaria vigente ou não a lei, e em que amplitude, dado o disposto no art. 91, §3º, da referida Lei. Este, entretanto, é tema para outro artigo.

[7] Entendimento extraído do art. 91, caput, da Lei nº 13.303/2016.

[8] Leia-se em sentido lato: acordos, convênios ou ajustes.

[9] Nesse caso, a assessoria jurídica da Administração poderia ser contratada externamente, por meio de procedimento próprio, seja por dispensa, inexigibilidade ou licitação.

[10] A identidade de ambos será aqui preservada, para não comprometer eventual manifestação futura destes no exercício de seus misteres constitucionais e legais.

[11] Art. 40.  As empresas públicas e as sociedades de economia mista deverão publicar e manter atualizado regulamento interno de licitações e contratos, compatível com o disposto nesta Lei, especialmente quanto a: 

I - glossário de expressões técnicas; 

II - cadastro de fornecedores; 

III - minutas-padrão de editais e contratos; 

IV - procedimentos de licitação e contratação direta; 

V - tramitação de recursos; 

VI - formalização de contratos; 

VII - gestão e fiscalização de contratos; 

VIII - aplicação de penalidades; 

IX - recebimento do objeto do contrato. 

[12] Art. 37. A administração pública direta e indireta de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência e, também, ao seguinte:  (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)

[13] Lei nº 9.784/1999:

Art. 2o A Administração Pública obedecerá, dentre outros, aos princípios da legalidade, finalidade, motivação, razoabilidade, proporcionalidade, moralidade, ampla defesa, contraditório, segurança jurídica, interesse público e eficiência.

[14] São exemplos os Acórdãos nº 728/2017 e 1130/2017, ambos do Plenário.

[15] Das ainda existentes no plano específico de alguns municípios brasileiros ou, no plano estadual, dos Tribunais de Contas com jurisdição sobre os municípios de determinados Estados da federação.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Francisco de Assis Lima Filho

Advogado e Administrador de Empresas.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

LIMA FILHO, Francisco Assis. Análise e aprovação jurídica de minutas de editais e contratos no âmbito da Lei nº 13.303/2016 (Lei das Estatais). Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 22, n. 5206, 2 out. 2017. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/60406. Acesso em: 24 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos