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Serviços terceirizados ou funcionários próprios? O ideal em cada área da sua empresa.

Algumas áreas são mais vantajosas na hora de terceirizar, mas a decisão precisa ser estratégica

26/10/2017 às 12:00
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Contratar ou terceirizar? Comum em qualquer tipo de empresa, a terceirização de serviços pode ser muito vantajosa, mas nem sempre é a opção mais adequada. Saiba qual o melhor caminho para a sua empresa.

Comum em qualquer tipo de empresa, a terceirização de serviços pode ser muito vantajosa, mas nem sempre é a opção mais adequada. Contar com funcionários próprios continua sendo uma boa escolha em alguns casos.

Desde março de 2017, todas as atividades de uma empresa podem ser terceirizadas, até mesmo a sua atividade principal. A novidade provocou muita discussão, pois as atividades terceirizadas podem reduzir os gastos e aumentar a produtividade das empresas, mas a proteção aos direitos trabalhistas pode ser diminuída.

Por outro lado, a contratação de funcionários por meio de processos de recrutamento e seleção, formação de uma equipe, capacitação e administração desses profissionais ainda é realizada. Dessa forma, é possível manter a equipe mais próxima da empresa, apesar dos custos.

Antes de contratar a sua própria equipe ou terceirizar os serviços, é preciso uma análise profunda dos prós e contras para cada área da empresa. Não considere apenas a redução de custo, mas também a otimização de tempo e a possibilidade de se dedicar à atividade principal do seu negócio.            

Enquanto isso, conheça algumas dicas que podem auxiliar com a tomada de decisão:

Limpeza

Por não ser a atividade-fim da maioria da empresa, a terceirização da limpeza é uma das mais realizadas. Manter a empresa limpa é essencial para que os funcionários trabalhem em um local seguro e para que seus convidados tenham uma boa impressão.

Antes de fazer a contratação, é preciso considerar a qualidade e a eficiência do serviço. Além da limpeza como um todo, a terceirizada deve estar pronta para atender locais específicos de trabalho, como uma indústria ou um escritório pet-friendly, por exemplo.

Manutenção

As atividades de manutenção são muito importantes para que toda e estrutura da empresa atenda adequadamente aos funcionários. A viabilidade da terceirização vai depender das condições e resultados que a terceirizada pode oferecer.

No caso da manutenção do parque de máquinas, por exemplo, terceirizar pode ser vantajoso, pois exige mão-de-obra altamente qualificada. A manutenção predial também é muito comum de ser contratada de forma terceirizada.

Serviços de entrega

Hoje, há diversos tipos de empresas fornecedoras de serviços de motoboy, motoboys autônomos e até mesmo aplicativos que proporcionam maior conveniência às empresas que precisam de entregas.

No entanto, se o volume de entregas for constante, a contratação de um funcionário direto pode acabar sendo mais econômica. Além disso, ele estará à disposição o tempo todo, o que é muito importante para fazer entregas urgentes.

Gestão de telecom

De forma geral, essa atividade é trabalhosa, toma muito tempo e tem baixa eficácia, apesar de ser essencial para a conferência das faturas das operadoras. É muito raro que as empresas possuam uma equipe própria dedicada a esse serviço, contando com a expertise de terceirizados para fazer essa gestão.

Ao terceirizar um serviço tão específico, a contratada oferece as ferramentas apropriadas e as habilidades de funcionários com experiência no relacionamento com as operadoras e nos erros de faturamento. Dessa forma, é possível otimizar o serviço e torná-lo muito mais confiável do que se fosse realizado internamente.

TI

Contar com um departamento próprio de TI significa ter profissionais 100% dedicados às suas necessidades. Entretanto, os profissionais precisam dominar as especificidades de cada área e aprender constantemente para evitar a defasagem, o que é custoso e improvável de acontecer da forma correta.

Por isso, terceirizar o TI tem sido uma tendência, seja parcial ou integralmente. É possível contratar desde os serviços rotineiros até a disponibilização de nuvem, segurança de dados e conhecimento de sistemas distintos, tudo de forma sempre atualizada, o que representa um bom custo-benefício.

Financeiro

Para tomar a melhor decisão para as rotinas de faturamento, cobrança, contas a pagar, conciliação bancária, gestão de contratos e outras atividades, é importante considerar a complexidade, o tamanho da demanda e a confidencialidade.

Contar com um time próprio de profissionais costuma ser, na maioria das vezes, a opção das grandes empresas devido a demandas internacionais. Já para os pequenos e médios negócios locais, a terceirização total, ou não, dessa área da empresa pode ser um bom negócio.

Recursos humanos

Terceirizar a parte burocrática dos recursos humanos pode ser vantagem ou aumentar os gastos do negócio, dependendo do tamanho da empresa. A burocracia toma tempo de profissionais que poderiam estar dedicados à parte estratégica da gestão de pessoas.

Para internalizar uma parte dos recursos humanos, lembre-se de montar uma boa equipe, disponibilizar um espaço na empresa ou alugar sala comercial e investir na atualização. No caso da terceirização, as preocupações são reduzidas, mas se a empresa começar a crescer, o custo pode se tornar muito alto.

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Sobre a autora
Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

FONSECA, Isis. Serviços terceirizados ou funcionários próprios? O ideal em cada área da sua empresa.: Algumas áreas são mais vantajosas na hora de terceirizar, mas a decisão precisa ser estratégica. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 22, n. 5230, 26 out. 2017. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/60712. Acesso em: 2 nov. 2024.

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