Plágio: impressões gerais sobre questões éticas e o prejuízo ao progresso acadêmico

Exibindo página 2 de 2
17/10/2017 às 00:00
Leia nesta página:

4. PLÁGIO: DESAFIOS E POSTURAS

SOUZA, CONTI, SALLES e MUSSEL afirmam que um dos grandes desafios do sistema educacional brasileiro “é a criação de cultura em que predominem o comportamento e a postura ética entre os acadêmicos”. Desafio este que se torna ainda maior diante do alto desenvolvimento tecnológico atual e da facilidade de acesso à informação! Os citados autores alertam que “em um mundo de tantos recursos eletrônicos de comu­nicação, os procedimentos de ‘cola’ e plágio (...) ganharam novos requintes e amplificação, com recursos cada vez mais elaborados, banalizados em certos contextos e ambientes acadêmicos.” (SOUZA et al, 2017).

Além disso, para estes mesmos autores, “um dos maiores problemas da desonestidade acadêmica é que não se encerra na escola, mas se transfere para as etapas seguintes da vida do indivíduo, com fortes repercussões na justiça e no equilíbrio social.” E sem realizar uma reflexão demasiadamente profunda, não seria difícil imaginar os malefícios que, já no mercado de trabalho, um profissional “fraudador” (ex-acadêmico falsário/plagiário) poderia causar para a sociedade! Este tipo de má-fé é certamente uma das diversas formas de mazelas ético-sociais da contemporaneidade, frutos diretos do regozijo de impunidade vivenciados pelo mal-intensionado combinado com a complacência distorcida e de omissão institucional privada (das IES’s) e pública, que precisam de reparo rápido e contínuo e de uma mudança de hábitos – reafirma-se aqui a necessidade de ações conjuntas – preventivas e punitivas – não só direcionada ao CNPq, como sugerido em relatório, mas para toda a comunidade acadêmica!

Portanto, a adoção da ética na prática da produção de conhecimento é sim ideal almejado e desafio grandioso que não se resolverá com ajustes simples e soluções pré-programadas! Esforço conjunto em diversas linhas de frente, se faz uma necessidade que merece cuidado redobrado, e, principalmente, aceitação, como crença benéfica, por quem se predispõe a produzir conhecimento no país! Ou seja, não bastaria uma preocupação institucionalizada – nas esferas pública e privada – daqueles que fazem da educação estandarte e ofício, mas também, daqueles que em seus lares, escritórios e laboratórios subjetivamente se colocam na via da criação do ‘bem intelectual’. Seria sim uma adoção diária de um ‘contraceptivo’ à fértil tentação da má-fé acadêmica. Um exercício de dignidade e ética no cotidiano da árdua formação profissional. Só com o apoio de todos, uma cultura significativa e positiva poderia ser desenvolvida na ‘desconstrução’ da fraude na pesquisa e do plágio acadêmico. Mais do que uma necessidade destacada em discursos e textos, a ética na produção de pesquisa precisa ser praticada. E a melhor hora é agora, começando com você e comigo já! 


5. REFERÊNCIAS

BRASIL. Constituição Federal (1988). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em 12 de outubro de 2017.

UFLA. Ead – campus virtual. Plágio acadêmico: conhecer para combater. Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) – Coordenação de Educação (CEDC). Disponível em: <http://ead.campusvirtual.ufla.br/pluginfile.php/32153/ mod_assign/intro/Texto%203%20%20-%20Pl%C3%A1gio%20acad%C3%AAmico%20 conhecer%20para%20combater.pdf>. Acesso em 10 de outubro de 2017.

CNPQ. Relatório da comissão de integridade de pesquisa do cnpq. Disponível em: <http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:http://www.cnpq.br/ documents/10157/a8927840-2b8f-43b9-8962-5a2ccfa74dda&gws_rd=cr&dcr=0&ei =YPbfWdG_NoqewgSl5puIDg>. Acesso em 12 de outubro de 2017.

HR Idiomas. Origem da palavra “plágio”. Disponível em: <http:// hridiomas.com.br/origem-da-palavra-plagio/>. Acesso em 12 de outubro de 2017.

SOUZA, Rodolfo Neiva de; CONTI, Valdinei Klein; SALLES, Alvaro Angelo; MUSSEL, Ivana de Cássia Raimundo. Desonestidade acadêmica: reflexos na formação ética dos profissionais de saúde. Disponível em: <http:// http://hridiomas.com.br/origem-da-palavra-plagio/>. Acesso em 12 de outubro de 2017.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Leonardo Ferreira Vilaça

Mestre em Direito Empresarial pela Faculdade Milton Campos (FDMC). Mestre em Direito Internacional e Comunitário pela PUC Minas. Especialista em Direito Processual Civil pela Universidade de Itaúna (UIT). Especialista em Coordenação Pedagógica pela PUC Minas. Pós-graduando em Gestão Pública pela UFLA. Pós-graduando em Advocacia Empresarial pela PUC Minas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos