Exceção de pré-executividade, reação do executado contra a execução!

19/11/2017 às 15:09
Leia nesta página:

Esta é uma resenha crítica do texto de Araken de Assis, preceituando com destaque os meios que o executado possui para se contrapor a execução, seja ela provisória ou definitiva, seja por embargos à execução, impugnação, ou exceção de pré-executividade.

Os embargos à execução correm simultaneamente e está fundado em título executivo extrajudicial. A impugnação funda-se incidentalmente e baseia-se em título executivo judicial, já a exceção de pré-executividade ocorre na própria execução, impede e funda-se na não possibilidade de execução do título. Por fim, a ação autônoma neste caso, poderá ser utilizada a qualquer momento da execução com a finalidade de anulação de atos executivos.

Esses mecanismos são classificados em regra como defesa incidental, endoprocessual e heterotópica, como informa o autor. Segundo a doutrina, a ação autônoma deve ser utilizada com cautela, pois pode provocar insegurança e prejudicar a ação executiva, já que analisando o pedido principal em ação autônoma, a executória perderá o seu objeto, dependendo da decisão da primeira.

O devedor pode antecipar o credor e à execução, para resolver questão sobre sua dívida, como exemplo o art. 38 da Lei 6.830/1980. Em regra, a proposição de qualquer destas tutelas fundado em título extrajudicial não impedem a execução, porém quando se trata de tutela provisória haverá a suspensão da execução independente do título. O CTN traz hipóteses que extinguem o débito com a Fazenda Pública, como no caso de se ter realizado o depósito. Sobre o assunto o STJ na súmula de nº 112 entendeu que somente o depósito integral impedirá futura execução da Fazenda Pública.

Esta é a exceção à regra do art. 784, § 1.º, "a propositura de qualquer ação relativa ao débito constante de título executivo não inibe o credor de promover-lhe a execução". O autor destaca ainda outro entendimento do STJ que “entendeu que a pendência de ação anulatória, alegando a falsidade da assinatura no título executivo, por si só não suspende a execução, por falta de previsão no rol da regra antecessora do art. 921 do NCPC. ”

De acordo com o posicionamento do autor, isso somente pode ser aplicado em situações excepcionais pois pode implicar, quando interpretado de forma incorreta, em vedação ao livre acesso ao Poder Judiciário e impedimento a litisregulação.

O executado pode se defender da execução por meio de embargos, aqui deve se ter cuidado a litispendência, para evita-la procure-se pedir matéria ainda não levantada na execução, garantindo a análise do embargo. Caso não tenha mais meios de sustentação, deve prosseguir com a suspensão da execução, ou seja, embargos prévios. Se houver prejudicialidade externa, o autor salienta que haverá suspensão num prazo máximo de 1 ano, segundo o art. 313, §4°, CPC. Esta ação será juntada à anterior, tratando-se de competência relativa.

Os pressupostos processuais devem ser declarados em regra pelo juiz de ofício, salvo eleição de foro. Em tese, o interessado deve ficar atento no caso de falta de pressuposto forem tolerados, garantindo seu contraditório e independe de chamamento, através de simples ação anulatória.

Pode ser que ocorra a prescrição no curso do processo e o juiz irá reconhece-la de imediato com improcedência liminar do pedido. (Arts. 487, II e 332, § 1º, CPC). Salvo audiência prévia com o exequente em que comprove que não ocorreu a prescrição.

A exceção da pré-executividade é possível em execução em quantia certa ou fundada em título extrajudicial, meio do executado se opor a execução. Foi criado pela jurisprudência e faz surgir um incidente no processo. Tem natureza de incidente processual e é o meio de introduzir questões no processo e objetivo de impugnar a execução, para evitar o seu prosseguimento.

Hoje é possível o órgão judiciário controlar o quantum debeatur que é pedido pelo exequente, evitando o erro do antigo CPC em que pedia depósito de certa quantia inviabilizando atividades econômicas.

O provimento do juiz, como destaca o autor “não confere ao credor pretensão a executar... Impor prévia penhora a qualquer audiência do executado importa atribuir aos juízes o poder incontrolável de executar". Exigência de caução não impedirá o controle dos pressupostos processuais na ação executiva.

Se constatado má-fé na utilização deste mecanismo, será considerado atentado contra a dignidade da justiça e poderá ocorrer em multa, o credor poderá utilizar da tutela provisória repreendendo os atos realizados para lesar o mesmo. A pré-executividade cabe em qualquer procedimento executivo e segundo o STJ, na execução fiscal somente nas que não demandam dilação probatória. As partes do processo devem-se ficar atentas aos prazos para que não ocorra a preclusão, e o judiciário deve assegurar meio eficaz para as partes fazerem.

O prazo de embargo é de 15 dias e dispensa caução segundo o art. 914, CPC, contados da juntada dos autos ou como consta no art. 231, CPC. A exceção de pré-executividade deve ser utilizada para evitar a análise de execuções inúteis, evitando dano e também colaborando com a celeridade processual.

A pré-executividade cabe em qualquer procedimento, fundado em título judicial ou extrajudicial, servindo como alegação de excesso de execução ou até mesmo exoneração de alimentos. O princípio da economia processual recomenda que seja arguida ação incidental e com a devida prova documental, ou seja, provas mais simples, pois as mais complexas deverão ser utilizadas em ações mais complexas, e o STJ já decidiu neste sentido. Pode ser utilizada para analisar a certeza, liquidez e exigibilidade do título e até mesmo sua exequibilidade.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Ainda segundo o STJ, o autor traz uma decisão em que diz que "a prescrição, causa extintiva do crédito tributário, é passível de ser vinculada em exceção de pré-executividade, máxime quando fundada na inconstitucionalidade do art. 46 da Lei 8.212/1991, reconhecida, com efeitos ex tunc, pelo Supremo Tribunal Federal, para as demandas ajuizadas até 11.06.2008" com isso, decide que o excesso não impede a liquidez, podendo prosseguir com a execução do título.

A legitimidade para promover a pré-executividade se dá na seguinte ordem: o(s) executado(s), ou seja, que se encontra no polo passivo. O cônjuge, também possui legitimidade; os terceiros, caso seja afetado com a execução, ou seja, tenham interesse jurídico; o credor do executado; o fiador do executado e; o terceiro hipotecante.

O prazo a exceção da pré-executividade, não possui dependência com o prazo de embargos do devedor, podendo ser conhecido a qualquer tempo, sendo compatível com os pressupostos processuais e condição da ação.

Oferecimento da exceção não impede o prosseguimento da execução, todavia a suspensão do processo ou especificamente da execução, são taxativos. Somente poderá suspender em caso de urgência, mas por si só, não gera este efeito.

A exceção de pré-executividade de acordo com o STJ, é o mesmo do cumprimento espontâneo do art. 239, § 1º, CPC, e com isso, o prazo correrá normalmente, não será reaberto se houver rejeição.

Exercendo a pré-executividade o exequente utiliza-se do contraditório, ou seja, exerce um direito e se ocorrer a sua falta invalidará a sentença, nunca deixando de ouvir o executado.

Da exceção de executividade ocorrerá um incidente, cabendo contra este o agravo de instrumento, se houver decisão interrompendo a execução caberá apelação. Como preceitua o autor, se for dívida com a Fazenda Pública, estará sujeita a remessa necessária. Se acontecer a extinção, o exequente pagará as devidas custas, ficando a cargo do judiciário a utilização da equidade para seu estabelecimento

Se acontecer rejeição da exceção, a matéria poderá ser discutida através de embargos, pois somente ocorrerá a preclusão e não, a coisa julgada.

Com a rejeição, o juiz deve condenar o executado ao pagamento das custas, porém o STJ vinha sendo divergente em suas decisões sobre o cabimento de pagamento das custas. A sua Corte Especial tem pacificado a inadmissibilidade do pagamento das custas, se for rejeitada a exceção. Porém não se encontra correto este entendimento, de acordo com o NCPC, art. 85 §1º, admitindo honorários em execução, seja resistida ou não.

Verificando atos processuais meramente protelatórios ou infundado para obscurecer a atuação do judiciário, haverá sanção aplicáveis ao executado, inclusive podendo se ter execução em conjunto, conforme os arts. 774 e 777 do CPC.

É evidente a importância da exceção da pré-executividade, mais uma ferramenta para se alcançar o efetivo contraditório, entretanto, não obstará a utilização de outros meios para que, não sendo eficaz este, utilizar de outro e buscando o mesmo objetivo. Deve-se observar as normas do NCPC, sua aplicabilidade em processos cujo as provas sejam simples e não importando se esteja fundado em título judicial ou extrajudicial. O autor com a devida vênia, salientou o cuidado que se deve ter para não ocorrer a litispendência, devendo usar esta ação autônoma com cautela, todos obedecendo o devido processo legal e cooperando entre si, ocorrendo o que o NCPC fomenta, a tutela satisfativa em um processo mais célere.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Matheus Pedrosa

Procure ser justo para se fazer justiça, já que a injustiça é uma das formas de acabar com a paz entre as pessoas.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos