Recurso de multas - Multa por licenciamento vencido

13/12/2017 às 18:56

Resumo:


  • O Limpa Multas oferece recursos para multas de trânsito no Brasil, destacando a possibilidade de sucesso no recurso de infrações mal registradas pelo agente autuador.

  • Argumenta-se que a responsabilidade por infrações de licenciamento vencido deveria ser compartilhada entre condutor e proprietário, e que veículos estacionados não deveriam ser autuados.

  • Desde novembro de 2016, não é obrigatório portar o CRLV físico, pois os agentes podem verificar a situação do veículo online, mas recomenda-se ter o documento para evitar multas.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

Caminhos para cancelar uma multa por licenciamento vcencido.

Limpa Multas – Recurso de Multas – Brasil

Tal infração gera muitas dúvidas, o Limpa Multas, ao atender diversos clientes com este problema decidiu fazer este artigo para mostrar que o recurso para tal multa tem muitas chances de ser acolhido.

Como sempre frisamos, erros no auto de infração acarretam em nulidade da infração. Neste caso específico, é obrigatório que o agente autuador conste no campo de observação a situação que foi observada no momento da infração, ou seja, terá de constar o último exercício do licenciamento.

Uma questão levantada e muito polêmica, é de que quando o condutor do veículo não é o proprietário, neste caso, entendemos que a responsabilidade teria de ser compartilhada, todavia, os órgãos julgadores na maioria esmagadora das vezes punem o proprietário.

Neste mesmo diapasão, entendemos que um veículo que esteja estacionado não pode ser autuado por estar com o licenciamento vencido, visto que o proprietário do veículo pode deixar seu carro estacionado em qualquer local que não seja contrário às leis de trânsito até que se regulamente a situação do veículo. Não há nada que impeça um cidadão de manter seu carro estacionado em via pública, e em situações em que este não tenha onde guarda-lo, é totalmente viável que este permaneça em locais públicos, se em caso excepcional o agente flagrasse o proprietário do veículo conduzindo este, aí então se caracterizaria tal infração.

Você sabia que não é obrigatório portar o CRLV de seu veículo?

Então, em novembro de 2016, a lei foi alterada e a partir desta data, o condutor que não possuir o CRLV de seu veículo não será autuado de imediato, visto que os agentes podem ter acesso ao sistema informatizado para que façam a busca do seu veículo, contudo, é sempre bom se garantir, sabemos que pode haver percalços e o agente não possuir ferramentas necessárias para pesquisa, nesse caso, você será autuado.

Esta infração está prevista no Art. 230, inciso V do Código de Trânsito Brasileiro.

Quer recorrer de TODA E QUALQUER multa de trânsito? Acesse o site do Limpa Multas e nos envie sua história.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Limpa Multas

O Limpa multas é um site voltado para recursos de multas de trânsito. Procuramos sempre analisar da melhor maneira os problemas do cliente, e assim traçar a melhor linha de raciocínio, para que o cliente seja beneficiado e seu recurso acolhido. Analisamos sua multa gratuitamente, envie já!! http://limpamultas.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos