A incidência de imposto sobre a renda nas indenizações por cláusula de não-concorrência

15/12/2017 às 15:05
Leia nesta página:

A verba decorrente de acordo contratual consubstanciado na assinatura de termo de não-concorrência constitui acréscimo patrimonial, não possuindo natureza de ressarcimento, inserindo-se na hipótese prevista no artigo 43 do CTN.

No ambiente empresarial, quando da negociação para compra de estabelecimento empresarial, é comum a estipulação de cláusula de não-concorrência (ou non compete), consubstanciada pela obrigação, assumida pelo vendedor, de não exercer a atividade empresarial que era explorada por meio do estabelecimento negociado, por certo tempo e em determinada área geográfica, mediante indenização.

O Código Civil, em seu art. 1174, assim dispõe:

 Art. 1.147. Não havendo autorização expressa, o alienante do estabelecimento não pode fazer concorrência ao adquirente, nos cinco anos subseqüentes à transferência.

Essa regra civilista tem seu motivo no impedimento de que o vendedor, possuidor de expertise, possa favorecer-se do seu conhecimento e contatos para levar os clientes para uma nova empresa, prejudicando o comprador.

E é esse o espírito que move as partes para que, em ajustes empresariais, seja estipulada a cláusula de não-concorrência.

Questão maior do que a atinente ao Direito Empresarial diz respeito à tributação incidente sobre o valor das indenizações estipuladas a título de non compete. Vejamos.

O CTN, em seu art. 43, dispõe:

  Art. 43. O imposto, de competência da União, sobre a renda e proventos de qualquer natureza tem como fato gerador a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica:

I - de renda, assim entendido o produto do capital, do trabalho ou da combinação de ambos;

II - de proventos de qualquer natureza, assim entendidos os acréscimos patrimoniais não compreendidos no inciso anterior.

§ 1o A incidência do imposto independe da denominação da receita ou do rendimento, da localização, condição jurídica ou nacionalidade da fonte, da origem e da forma de percepção.

Vejamos que, independentemente da nomenclatura utilizada (se indenização, multa, remuneração etc.) a disponibilização deste valor caracteriza-se como rendimento, o que constitui fato gerador do Imposto sobre a Renda.

Isso porque, a remuneração para a pessoa, notadamente o vendedor do estabelecimento, que se compromete a não exercer certa atividade por determinado tempo e em determinado local, apresenta total adequação à hipótese de incidência prevista na norma tributária, pois que ensejadora de acréscimo patrimonial.

Para corroborar esse entendimento, é de rigor a apresentação de alguns julgados, notadamente dos Tribunais Regionais Federais, abaixo transcritos:

TRIBUTÁRIO. VERBA DECORRENTE DE ACORDO CONTRATUAL. TERMO DE COMPROMISSO DE NÃO-CONCORRÊNCIA. NATUREZA REMUNERATÓRIA. IMPOSTO DE RENDA. INCIDÊNCIA.

1. O fato gerador do imposto de renda é a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda ou proventos de qualquer natureza.

2. A verba decorrente de acordo contratual consubstanciado na assinatura de termo de confidencialidade e não-concorrência constitui acréscimo patrimonial, não possuindo natureza de ressarcimento, inserindo na hipótese prevista no artigo 43 do Código Tributário Nacional. Precedente STJ.(TRF-3 - APELAÇÃO CÍVEL : AC 19706 SP 0019706-02.2008.4.03.6100)

TRIBUTÁRIO – VERBA DECORRENTE DE ACORDO CONTRATUAL - TERMO DE COMPROMISSO DE NÃO-CONCORRÊNCIA - NATUREZA REMUNERATÓRIA – IMPOSTO DE RENDA - INCIDÊNCIA.1. O fato gerador do imposto de renda é a aquisição da disponibilidade econômica ou jurídica de renda ou proventos de qualquer natureza (art. 43 do CTN). 2. A verba decorrente de acordo contratual consubstanciado na assinatura de “Termo de Confidencialidade e Não-Concorrência” constitui acréscimo patrimonial, não possuindo natureza de ressarcimento, motivo pelo qual está sujeita à incidência do imposto de renda. 3. Apelação e remessa necessária providas. (TRF-2 - APELAÇÃO EM MANDADO DE SEGURANÇA : AMS 200651010229061 RJ 2006.51.01.022906-1)

Portanto, temos que diante da legislação e jurisprudências apresentadas, a indenização pela cláusula de non compete, em que pese utilizar a nomenclatura que, a princípio, demonstra que trata-se de uma reparação patrimonial (e não um acréscimo patrimonial), no entendimento das Cortes, é considerada rendimento, ensejando a tributação pelo Imposto sobre a Renda.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Marcelo Lavezo

Advogado especialista em Direito Empresarial - Tributário, pos-graduando em Direito Civil e Processo Civil, atuante também em Direito Médico e da Saúde.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos