Terrorismo de Estado

Leia nesta página:

O Brasil viola os direitos humanos ao permitir a escravidão e a exploração do trabalho em condições nocivas, degradantes e insalubres.

Quilombolas são “vendidos” como coisas dentro das propriedades rurais, no Maranhão de Sarney e do PMDB (agora MDB) como se fossem coisas, semoventes entregues na “porteira fechada”.

Quando não são vendidos como parte da mobília, se veem obrigados a repassar sua produção, sob a ação de chicotes, aos fazendeiros da região – que, obviamente, não possuem títulos daquelas propriedades.

A prática tem décadas de aprofundamento institucional, sem que nenhum órgão público tivesse agido de modo contrário. Se perdura há décadas, quer dizer que o Judiciário não se incomodou e nem incomodou nenhum abusador, assim como a Polícia Federal e o Ministério Público.

Na verdade, o pretenso Estado ali dominante não se incomoda com a chamada “prática do foro”; na prática, um loteamento de reservas públicas entre proprietários soberanos: cobra-se dos sobreviventes da “extinta” escravidão pelo direito de existir, cobra-se pedágio na produção como se misturassem institutos da escravidão e dos feudos.

Ali, o público é refém do feudo, nessa mistura anticapitalista que mantém condições de feudalismo e escravização de servos no século XXI. Neste caso específico, além da escravidão, há crimes de roubo e racismo (por que negros são condenados ao analfabetismo? ), formação de quadrilha e muitos outros relacionados à desídia das autoridades.

A escravidão, porém, não é uma sombra ilegal do passado. A escravidão é um atentado à dignidade humana que, no Brasil, recebe o aval do Estado, referendando-se, legalizando-se em pleno século XXI.

Em atentado à Constituição e aos direitos humanos fundamentais, a reforma anticapitalista de direitos trabalhistas permitiu o chamado “trabalho intermitente” (quando o indivíduo é convocado a trabalhar ao sabor da vontade do empregador) e a vinculação de mulheres grávidas e lactantes a condições de trabalho nocivas, insalubres, degradantes.

Concomitantemente, uma portaria do Ministério do Trabalho – depois suspensa – traria toda sorte de dificuldades para que o Poder Público investigasse a exploração do trabalho escravo.

Em ação conjunta, o “novo” Código Comercial exige que os empregadores sejam avisados com três dias de antecedência sobre visitas e inspeções que avaliem a exploração de trabalho escravo em suas dependências. Quer dizer, a raposa tem três dias para limpar a cena do crime.

A existência de apenas um desses fatos seria escabrosa, diante da gravidade cometida contra os direitos humanos e a dignidade primária. O conjunto, por seu lado, revela que não se trata de atuação isolada de grupos de interesse, mas sim de Terrorismo de Estado contra o principal bem da República, que é a vida humana.

Por fim, sob o Terrorismo de Estado, equivale a dizer que nosso antirrepublicanismo viola o Direito Ocidental milenar, condenando mortalmente a vida humana – também o principal bem jurídico. Como se sabe, o bem semovente não tem vida com vontade própria.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Marcos Del Roio

Professor. Livre-Docente do Departamento de Ciências Políticas e Econômicas da UNESP/Marília.

Vinício Carrilho Martinez

Pós-Doutor em Ciência Política e em Direito. Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da UFSCar. Professor Associado II da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Departamento de Educação- Ded/CECH. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade/PPGCTS/UFSCar Head of BRaS Research Group – Constitucional Studies and BRaS Academic Committee Member. Advogado (OAB/108390).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos