microempresa e empresa de pequeno porte

01/03/2018 às 00:29
Leia nesta página:

Considera-se microempresa ou empresas de pequeno porte, no caso da microempresa tem a receita bruta igual ou inferior a 360.000,00 e no caso da empresa de pequeno porte tem a receita bruta superior a 360.000,00.

Sobre o tratamento de abertura e fechamento da ME''s e EPP's é um tratamento diferenciado pois nestes casos o empresário ou a sociedade empresária enquadrada no SIMPLES não precisa comprovar a regularidade tributária, previdenciária ou trabalhista, principais ou acessórias, NORMA esta que traduz a intenção do legislador para diminuir a informalidade.

Sobre as obrigações trabalhistas, as microempresas e as empresas de pequeno porte são dispensadas :

1 – Da afixação de quadro de trabalhos em suas dependências;

2 – Da anotação das férias dos empregados nos respectivos livros ou fichas de registro;

3 – De empregar e matricular seus aprendizes nos cursos dos serviços nacionais de aprendizagem;

4 – Da posse do livro intitulado 'Inspeção do trabalho';

5- De comunicar ao Ministério do trabalho e emprego a concessão de férias coletivas.

As empresas optantes pelo simples nacional, tem vantagem tributária ou seja menor pagamento de tributos, a vantagem é maior para as empresas comerciais ou industriais. As microempresas e as empresas de pequeno porte não são obrigadas a realizar reuniões e assembleias em qualquer das situações previstas na legislação civil, as quais serão substituídas por deliberação representativa do primeiro número inteiro superior a metade do capital social.

As microempresas não declara imposto da empresa, e não precisa de um contator próprio.

Art. 47. Nas contratações públicas da União, dos Estados e dos Municípios, poderá ser concedido tratamento diferenciado e simplificado para as microempresas e empresas de pequeno porte objetivando a promoção do desenvolvimento econômico e social no âmbito municipal e regional, a ampliação da eficiência das políticas públicas e o incentivo à inovação tecnológica, desde que previsto e regulamentado na legislação do respectivo ente.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos