Capa da publicação Termos de uso: a quem pertence a propriedade intelectual daquilo que você produz na internet?
Artigo Destaque dos editores

Termos de uso: a quem pertence a propriedade intelectual daquilo que você produz na internet?

13/12/2018 às 14:00
Leia nesta página:

Este artigo visa incitar a reflexão sobre os titulares da propriedade intelectual do que é produzido nas diferentes plataformas da internet.

Termos de Uso, ou Termos de Serviço, nomenclatura que o WordPress.com optou usar, são os contratos que regem as relações entre diversos tipos de serviços disponíveis na internet, sejam eles gratuitos ou onerosos, e seus usuários. Em geral, são os Termos de Uso que disciplinam a titularidade da Propriedade Intelectual do conteúdo produzido nas diferentes plataformas da web. A privacidade dos dados dos usuários costuma ser disciplinada por outros contratos específicos desses serviços, e que cuidam especificamente da privacidade dos dados dos particulares (utilização de cookies nos navegadores, etc.).

E no Brasil, muitas questões importantíssimas da internet, tais como a neutralidade da rede, privacidade, retenção de dados dos usuários, e a tão importante liberdade de expressão, bem como suas consequências no exercício dessa liberdade, com a respectiva Responsabilidade Civil em casos de danos a terceiros, são disciplinadas pelo famoso Marco Civil da Internet, diploma legal elogiado mundo afora.

Ocorre que, como advogado especialista em Propriedade Intelectual, meu maior interesse se concentra na titularidade do que é produzido nessas plataformas online. E seria um contrassenso, quiçá até mesmo uma irresponsabilidade, publicar conteúdo aqui, sem antes analisar os Termos de Serviço que regem esta plataforma, o wordpress.com. E estudar Termos de Serviço é algo trabalhoso, e que demanda dedicaçãotempo, e energia, pra não dizer a alma. Mas jamais poderia deixar de fazê-lo. Por isso que escolhi este tema como primeira publicação de verdade do meu site (a inaugural foi mais um teste).

O ideal seria, inclusive, que cada pessoa produtora de conteúdo na internet, seja ela um “youtuber”, “blogueiro”, ou até mesmo quem faz “textão” no facebook (por favor, não!), tivesse ao menos noção, de quem será o titular da Propriedade Intelectual daquilo que produz, em cada um desses serviços que mencionei como exemplos (YouTubeWordPress; e Facebook, respectivamente), e em todos os demais que utiliza. A análise dos Termos de Uso desses serviços deve ser feita de forma individualizada, por mais que, via de regra, seja a Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98) a norma que rege a propriedade sobre o conteúdo autoral produzido no Brasil.

Portanto, como se trata de uma questão muito mais complexa do que parece, pretendo me ater neste texto aos Termos de Serviço apenas do WordPress.com. Acredite: já é trabalhoso o bastante. E se você quiser ter uma visão simplificada de como se comportam os principais serviços da internet nos seus termos de uso, dê uma olhada no site “Terms of Service; Didn’t Read“, colaborador inclusive da importante e respeitada Electronic Frontier Foundation – https://www.eff.org/pt-br, organização que visa assegurar e promover os direitos de usuários da internet.

Antes de mais nada, uma distinção importante deve ser feita entre os serviços WordPress.com e WordPress.org. O primeiro, é uma plataforma de publicação de conteúdo onde o usuário pode ter seu blog ou site gratuito, pois o WordPress.com é um serviço “Freemium“, que permite o incremento de recursos mediante pagamento, mas onde o básico é gratuito, desde que se satisfaça com algumas limitações, e com o formato de domínio imposto fornecido: xxxxx.wordpress.com. Já o WordPress.org é um software que permite muito mais controle sobre a forma como o conteúdo será publicado, sem qualquer tipo de restrição sobre a linguagem utilizada (HTML, Java, etc.). É fortemente recomendado para usuários avançados. Leia mais aqui sobre a diferença entre eles.

No que tange aos Termos de Serviço do WordPress.com, trata-se de um texto relativamente simples, com um resumo, cabeçalho e 22 (vinte e duas) cláusulas. Como o WordPress.com pertence à empresa Automattic, e diferentemente do WordPress.org, que segue a tradição do software livre, o termo deixa claro que fora dos EUA, a relação dos aderentes será com a filial irlandesa da Automattic: Aut O’Mattic Ltd. – nome de empresa mais irlandês, impossível.

É curioso notar que os Termos de Serviço do WordPress.com basicamente se preocupa com a Propriedade Intelectual própria, e com eventuais violações, danos ou utilização indevida da Propriedade Intelectual de terceiros (cláusulas 6; 8; 9; e 19).

A única cláusula que realmente trata da Propriedade Intelectual dos colaboradores é a segunda, examinada a seguir. E o princípio geral que rege a Propriedade Intelectual dos produtores de conteúdo no WordPress.com, pode ser definido na seguinte passagem do resumo de seu TOS:

“Nosso serviço foi desenvolvido para oferecer o máximo de controle e propriedade sobre seu site e encorajar você a se expressar livremente.”

“2. A responsabilidade dos colaboradores.”

Esta é a única cláusula que rege a Propriedade Intelectual dos colaboradores do WordPress.com. Nela, a preocupação da Automattic é muito maior com eventuais danos ou utilização indevida, que os colaboradores possam vir a causar ao conteúdo de terceiros. Mas existe também uma tal “licença global não exclusiva a título gratuito” que cada colaborador concede à empresa, cuja finalidade deve ser apenas para “o propósito de exibir, distribuir e promover seu blog.”.

O ponto mais importante dos Termos de Serviço do WordPress.com para o interesse de seus colaboradores, é o trecho a seguir, onde se exige a citação do Autor em caso de utilização de passagens de conteúdo disponíveis através da plataforma:

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

“Você também concede permissão a outros membros do WordPress.com para compartilhar seu Conteúdo em outros sites no WordPress.com e adicionar outros Conteúdos a ele (por exemplo, para reblogar seu Conteúdo), contanto que usem somente parte da sua publicação e deem a você os créditos como autor original, com um link para o seu site (a função Reblogar no WordPress.com faz isso automaticamente!).”

Esse trecho está em consonância com a Lei de Direitos Autorais (9.610/98) brasileira, que em seu artigo 46, inciso III, dispõe que:

“III – a citação em livros, jornais, revistas ou qualquer outro meio de comunicação, de passagens de qualquer obra, para fins de estudo, crítica ou polêmica, na medida justificada para o fim a atingir, indicando-se o nome do autor e a origem da obra;”

Assim, pode-se presumir com total segurança que o conteúdo integral de qualquer publicação no WordPress.com é protegido por Lei, e jamais pode ser copiado em sua íntegra. Portanto, meu caro(a), esqueça de vez o ctrl c + ctrl v. Será bem menos arriscado você criar o seu próprio conteúdo, ou citar a fonte do texto se quiser utilizar alguns trechos.

Em suma, podemos concluir que a preocupação maior dos Termos de Serviço do WordPress.com é com a Propriedade Intelectual da própria Automattic, sob a forma de suas marcas e identidade visual, etc.; e também com eventuais danos ou usos indevidos da Propriedade Intelectual de terceiros na plataforma. Mas é importante fazer o reconhecimento e o elogio de que o Termo analisado está em acordo com a legislação brasileira que disciplina os direitos autorais no Brasil, e se trata de algo bastante salutar na internet, tendo em vista que existem muitos termos de uso que contém diversas cláusulas nulas, em desacordo inclusive com o Código de Defesa do Consumidor e outros diplomas legais.

Um exemplo muito patente da necessidade do Direito na vida humana, é demonstrada de forma brilhante na magistral obra de Daniel Defoe, ao retratar o convívio entre sexta-feira e Robinson Crusoé, onde se constata a necessidade de regras até mesmo na dinâmica entre duas pessoas numa remota ilha deserta. Ocorre que no âmbito da internet, a quantidade dessas “relações” se exponencia, pois cada um dos diversos serviços que utilizamos é regido por um contrato, termo de uso ou serviço próprio, que deveríamos ler e compreender. Portanto, querido(a) leitor(a), fica a dica de estudo se for parar em uma ilha dessas…

#DiaMundialdaPropriedadeIntelectual #PropriedadeIntelectual #DireitosAutorais #Lei9610 #PI

Assuntos relacionados
Sobre o autor
João Raja

Advogado especialista em Propriedade Intelectual, focado na prestação de serviços jurídicos na área Cível do Direito, tais como demandas em Propriedade Intelectual, acesso à Saúde, Consumidor, e afins.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

RAJA, João. Termos de uso: a quem pertence a propriedade intelectual daquilo que você produz na internet?. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 23, n. 5643, 13 dez. 2018. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/65932. Acesso em: 16 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos