Como consultar seu CNIS ONLINE

Aprenda como consultar seu CNIS da forma mais rápida e simples possível, sem sair de casa.

14/05/2018 às 18:17

Resumo:


  • O Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) é um banco de dados do Governo Federal que reúne informações trabalhistas e previdenciárias dos cidadãos brasileiros.

  • Existem diversas formas de consultar o CNIS, incluindo visitas a agências do INSS, agências bancárias vinculadas ao Governo, como Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, e através do portal MEU INSS na internet.

  • Usuários podem enfrentar problemas como a indisponibilidade do site do INSS em horários de pico, sendo recomendável tentar o acesso em horários de menor movimento para realizar consultas ou procedimentos.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

Você já sabe a importância de consultar seu Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS? Aprenda com nosso guia completo como consultar seu extrato completo do INSS.

O Governo brasileiro buscou uma forma de organizar todas as informações dos trabalhadores do país no que diz respeito às áreas trabalhistas e previdenciárias.

Com isso, no ano de 1989 criou o CNIS. O cadastro nacional de informações sociais é um relatório que contem as principais informações do trabalhador e fica em um banco de dados do Governo federal.

Pois bem, por ser um documento muito importante, o cidadão precisa saber todas as formas de consultar sua CNIS.

FORMAS DE CONSULTA

  • Agência do INSS

A forma mais antiga e ainda bastante utilizada nas cidades interioranas do país é ir pessoalmente a um dos postos de atendimento do INSS.

Ao chegar na INSS você irá informar o número do seu NIS e pedir para que servidor retire seu extrato CNIS. Também entregue a ele um documento de identificação com foto para facilitar a consulta. 

Essa atividade pode ser realizada tanto pelo próprio trabalhador, quanto por seu advogado.

E o bom de ir pessoalmente a um dos postos de atendimento para verificar se você possui dois números de NIS. Já que isso é comum isso ocorrer.

  • Agência bancária

Um meio bem comum e prático para consultar o seu CNIS é ir em uma das agências bancárias vinculadas ao Governo.

Como é o caso do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Dessa forma, existem outras opções dentro dessa, como por exemplo; você pode ir pessoalmente em uma agência, pode tirar o CNIS pelo caixa eletrônico ou fazer isso pelo site oficial do banco.

Escolha o melhor modo de consulta da sua agência bancária.

  • MEU INSS

A última opção de consulta do CNIS é pela internet através do site meu INSS.

Esse site reúne os principais serviços disponibilizados pelo Instituto Nacional e o extrato previdenciário CNIS não poderia ficar de fora.

Para realizar sua consulta é só procurar "Meu INSS" no google e realizar o seu cadastro.

O cadastro é feito em alguns minutos, basta preencher todos os dados e esperar um código de confirmação. Recebido o código, ligue para a central pelo número 135 e confirme os mesmos.

Feito isso, procure dentre as opções que ficam elencadas no lado esquerdo “Extrato Previdenciário (CNIS)”.

Coloque os dados necessários para a consulta e ao final imprima a folha, basta apertar “CTRL-P”.

Caso tenha ficado qualquer dúvida sobre o assunto, você pode ver o guia completo aqui.

FALTA DE INFORMAÇÃO

Infelizmente, como qualquer outro serviço do governo, o segurado da Previdência Social encontra diversos problemas ao tentar consultar seus benefícios na internet.

Para piorar, a Previdência Social ainda coloca pouca ou nenhuma ajuda sobre o tema, sobrando para o trabalhador que tem que se virar sózinho para conseguir realizar simples procedimentos no site.

O principal problema encontrado pelo segurado do INSS é na hora de visitar o website é de o mesmo não estar acessível naquele horário. Isso geralmente ocorre pela falta de capacidade do servidor e a grande quantidade de pessoas naquele momento.

A única solução é simplesmente tentrar entrar em outro horário com menos acesso, de preferência depois do horário de movimento, como no final da noite.

Para tirar suas dúvidas, é só mandar sua pergunta pelos comentários abaixo.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos