Aprenda como agendar sua aposentadoria junto à Previdência Social de forma rápida e simples com nosso guia completo e atualizado.

O trabalhador agora pode realizar o agendamento da sua aposentadoria totalmente online sem precisar sair de casa para poder marcar sua consulta com a Previdência Social.

O segurado pode realizar o agendamento para sua perícia, auxílio-doença, aposentadoria por tempo de contribuição, aposentadoria por idade e muitos outros.

Infelizmente muitos encontram dificuldades, visto que não há quase nenhum guia no site oficial do INSS para ajuda o trabalhador a fazer sua consulta de forma online.

COMO REALIZAR SEU AGENDAMENTO

Para realizar o procedimento é bastante simples, você primeiro precisa reunir todos os seus documentos para poder gerar sua senha. Primeiro tenha em mãos:

  • RG

  • CPF

  • Comprovantes de contribuição e benefício já recebidos

  • Qualquer documento essencial

Depois o segurado deve procurar no Google "Agendamento INSS" e clicar no primeiro link da Previdência Social.

Você será redirecionado para o site do INSS aonde você realizará o procedimento e aparecerá uma imagem igual à de baixo:

Agora você deve clicar em "Selecione ou digite o serviço desejado" e depois clicar em código verificador e repetir as palavras que se encontra na caixa. Caso não consiga identificar, aperte no botão de atualizar no lado direito em cima ou esculte no botão de áudio.

Pronto, agora basta ir diretamente ao posto de atendimento da Previdência Social selecionado no horário marcado com todos os seus documentos em mãos.

É importante que nesta etapa se tome muito cuidado com os documentos. Leve sempre eles atualizados e com cópia autenticada no caso do RG e CPF, evitando que seja preciso ir novamente na Previdência Social ou pior ainda, tenha seu benefício indeferido.

DIFICULDADES NA HORA DE AGENDAR

Infelizmente ainda se encontra alguns problemas na hora de realizar o procedimento. Alguns são bastantes comuns, como não se conseguir entrar no site.

A Previdência ainda peca bastante na hora de ajudar o servidor, apesar de constantemente investir em novas tecnologias, esquece a grande maioria dos segurados são pessoas humildes que normalmente não tem acesso a tecnologias, gerando enorme dificuldades, principalmente para a terceira idade.

Isso geralmente se dá porque o site está lotado e encontra-se indisponível no momento. Basta tentar realizar o agendamento em outro horário de menos acesso, como mais tarde do dia, quando há menos trabalhadores no site.

Se o problema persistir, você deve tentar entrar em um outro computador. Nunca tente do celular, visto que é mais comum encontrar problemas neste momento.

Caso ainda assim você não consiga encontrar a solução para seu problema, você pode realizar o agendamento pelo telefone.

Basta ligar 135 e falar com uma atendente. Se tudo ainda der errado, vá pessoalmente ao posto e resolva pessoalmente com a atendente do INSS.



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Livraria