Abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes: um estudo bibliográfico sobre a Lei 13.431/2017

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

3 CONCLUSÃO

É necessário que haja, por parte da sociedade, da família e do Estado uma preocupação constante com as vítimas de abuso e exploração sexual, sendo que é preciso oferecer assistência social por parte de profissionais e ajuda da família a superar o ocorrido.

Como forma de combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, é necessário que haja uma mobilização da sociedade, sendo feitas denúncias e prevenindo os abusos tanto nas escolas quanto na família para que se possa chegar aos agressores.

O abandono familiar, a desigualdade social e econômica, miséria e principalmente a vulnerabilidade das vítimas faz que os casos de abuso e exploração aumentem. Com isso, vemos que o Brasil é um país que vive uma triste realidade atualmente, já que existe uma desigualdade tremenda em relação a esses casos tornando crianças e adolescentes cada vez mais reféns dos abusadores.

A nova Lei 13.431, de 04 de Abril de 2017, significa um grande avanço para o combate das formas de violência contra crianças e adolescentes, trazendo uma significativa mudança nos rumos desses tipos de violência.

Enfim, é preciso que a nova Lei seja implementada e que sejam discutidas políticas públicas que ajudem na diminuição do problema. Por isso, é preciso mostrar que o problema realmente existe e é algo constante, sendo preciso despertar as pessoas para que enxerguem e possam detectar o que está acontecendo, reduzindo assim, os casos através de denúncias e mobilização da sociedade.


REFERÊNCIAS

ANDI. Tipologia do abuso sexual. Brasília: Organização Integrante da Rede ANDI Brasil. Disponível em: <http://www.direitosdacrianca.gov.br/midiateca/publicacoes/abuso-sexual>. Acesso em: 15.out.2017.

BERAHA, André. Os 10 destinos mais populares do mundo de Turismo Sexual. 6 de maio de 2017. Disponível em: <https://egidioverza.wordpress.com/2017/05/06/os-10-destinos-mais-populares-do-mundo-de-turismo-sexual/>. Acesso em: 09.set.2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal. Saraiva, 15ª edição, 2013, p. 74

______. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, DF: Senado Federal. Saraiva, 15ª edição, 2013. Artigos 83, 84, 85 e 251.

______. Plano Nacional de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes. Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONANDA), Secretaria de Direitos Humanos, Maio/2013.

CORDEIRO, Flávia de Araújo. Aprendendo a prevenir: orientações para o combate ao abuso sexual contra crianças e adolescentes. Brasília: Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude, 2006.

DIAS, Arlene. Entendendo as diferenças entre pedofilia, abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. [S/A]. Disponível em: <http://www.oabpa.org.br/index.php/2-uncategorised/207-entendendo-as-diferencas-entre-pedofilia-abuso-e-exploracao-sexual-de-criancas-e-adolescentes>. Acesso em: 25.set.2017.

INFORMANDO O CIDADÃO: ter relação sexual com menor de idade é crime?. In: Jusbrasil, 2016. Disponível em: < https://ssadvcriminal.jusbrasil.com.br/artigos/344985080/informando-o-cidadao-ter-relacao-sexual-com-menor-de-idade-e-crime>. Acesso em: 30.set.2017. 39

MELLO, Leonardo Cavalcante de Araújo. Exploração sexual comercial de crianças e adolescentes: o estado da arte nas produções acadêmicas em Psicologia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes; Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Março/2010.

QUEIROZ, Katia. Abuso Sexual: conversando com esta realidade. [S/A]. Disponível em: <http://www.cedeca.org.br/conteudo/noticia/arquivo/384BB619-A577-6B44-55158CB799D9AB10.pdf>. Acesso em: 10.set.2017.

SOUZA, André de. Levantamento mostra que mais de 3 mil sites vendem turismo sexual no Brasil. In: O Globo. Brasília/DF, 28 de junho de 2016. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/brasil/levantamento-mostra-que-mais-de-3-mil-sites-vendem-turismo-sexual-no-brasil-16581696>. Acesso em: 10.out.

Assuntos relacionados
Sobre as autoras
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos