Capa da publicação Aviso prévio proporcional: uma longa história
Artigo Destaque dos editores

Aviso prévio proporcional

Exibindo página 4 de 4
13/04/2019 às 11:00
Leia nesta página:

CONCLUSÃO

O presente estudo teve por objetivo verificar o cabimento do aviso prévio proporcional na extinção do contrato de trabalho por iniciativa do empregado. Essa proporcionalidade, embora prevista na Constituição Federal de 1998, só foi devidamente regulamentada em 2011, com a publicação da Lei 12.506.

O instituto do aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, assegurado no art. 7º, inciso XXI da Carta Magna, é garantido aos trabalhadores urbanos e rurais, dentre outros direitos que visem à melhoria de suas condições sociais. Tal dispositivo constitucional, todavia, configurava norma de eficácia limitada, pois pendia de lei que o regulamentasse.

Com a edição da Lei 12.506/11, regulamentou-se a aplicação da proporcionalidade ao instituto, de modo que aos empregados com até um ano de serviço na mesma empresa serão concedidos 30 dias de aviso prévio e a esses trinta dias serão somados mais três dias por ano de serviço, até o máximo de 60 dias, perfazendo um total de 90 dias.

Por ser uma lei extremamente simples, muitas dúvidas surgiram a respeito da aplicação dessa proporcionalidade. Dentre esses questionamentos, destaca-se se seria cabível ou não a aplicação da regra da proporcionalidade na rescisão contratual por iniciativa do empregado, ou seja, no pedido de demissão. Vale destacar que, em se tratando de hipótese em que o empregado decide rescindir o pacto laboral em virtude de justa causa cometida pelo empregador (rescisão indireta), a aplicação da proporcionalidade é indiscutível, uma vez que tem direito o obreiro a todas as verbas resilitórias como se houvesse sido dispensado imotivadamente.

O caráter de reciprocidade do aviso prévio nas rescisões contratuais trabalhistas, nos moldes do artigo 487 da CLT, deu azo a todo esse debate, já que, pela literalidade desse dispositivo, o aviso prévio (e sua proporcionalidade) é devido a ambas as partes do pacto laboral.

Todavia, limitar-se à aplicação bilateral desse instituto seria tolher de maneira irrefutável o direito do empregado de rescindir o contrato de trabalho.

O entendimento jurisprudencial e doutrinário acerca do tema é no sentido de ser inaplicável a regra da proporcionalidade do aviso prévio na extinção do pacto laboral por iniciativa do empregado. Fundamenta esse entendimento o fato de o aviso prévio proporcional ao tempo de serviço estar elencado na Constituição Federal como direito fundamental do empregado, sendo, desse modo, direito do empregado e não do empregador. Outro aspecto a ser considerado é o fato de se o obreiro decide pôr fim ao contrato de trabalho, não seria justo fazer om que este se prolongue e que o trabalhador se mantenha preso a um local no qual não deseja mais prestar serviço.

Nesse sentido, o Ministério do Trabalho e Emprego editou Norma Técnica de número 184 que, dentre outros esclarecimentos relativos ao aviso prévio proporcional ao tempo de serviço, firmou o entendimento do órgão pelo não cabimento da proporcionalidade do aviso prévio em benefício do empregador.

Diante disso, e levando-se em conta todo o escopo protetivo do Direito do Trabalho e sua função primordial de equilibrar a relação empregatícia, na qual o empregado é a figura hipossuficiente, deve-se entender que o instituto do aviso prévio proporcional é cabível somente em benefício do empregado e, em caso de pedido de demissão, deve o empregado conceder o pré-aviso limitado ao período mínimo de trinta dias.


BIBLIOGRAFIA

BOMFIM, Vólia. Direito do Trabalho. 8ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013.

BRASIL. Código Civil de 1916. Disponível em <jusbrasil.com.br>. Acesso em 05 out. 2013.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Atualizada até a Emenda Constitucional nº 72. Disponível em <www.planalto.gov.br>. Acesso em 13 jul. 2013.

BRASIL. Decreto – Lei 5.452,  de 1º de maio de 1943. Aprova a  Consolidação das Leis do Trabalho. Disponível em <www.planalto.gov.br>. Acesso em 13 jul. 2013.

BRASIL. Decreto nº 16.107/23,  de 30 de julho de 1923. Aprova o regulamento de locação dos serviços domésticos. Disponível em <legis.senado.gov.br>. Acesso em 05 out. 2013.

BRASIL. Lei 12.506,  de 11 de outubro de 2011.  Dispõe sobre o aviso prévio e dá outras providências. Disponível em <planalto.gov.br>. Acesso em 17 ago. 2013.

CARRION, Valentim. Comentários à Consolidação das Leis do Trabalho. 37 ed. São Paulo:  Saraiva, 2012.

CARVALHO. Augusto Cesar Leite de. Direito do Trabalho. [recurso eletrônico]. Curso e Discurso. Aracaju: Evocati, 2011.

DELGADO, Maurício Godinho. Curso de Direito do Trabalho. 12 ed. São Paulo: LTR, 2013.

FIGUEIREDO, Antônio Borges de. Aviso Prévio Proporcional: Considerações. Disponível em <www.lex.com.br/doutrina>. Acesso em 17 ago. 2013.

GARCIA, Gustavo Filipe Barbosa. Curso de Direito do Trabalho. 7ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2013.

MASCARO, Sonia. As mudanças trazidas com a nova lei do aviso prévio. Disponível em <www.soniamascaro.com.br>. Acesso em 01 set. 2013.

MINISTÉRIO DO TRABALHO. Nota técnica nº 184 de 2012/CGRT/SRT/TEM. Disponível em <portalmte.gov.br>. Acesso em 17 ago. 2013.

NASCIMENTO, Amauri Mascaro. Iniciação ao Direito do Trabalho. 37 ed. São Paulo:  LTR, 2012.

PRETTI, Gleibe. O Novo Aviso Prévio: de acordo com a Lei 12.506/2011. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

SALES, Cleber Martins; MARANHÂO, Ney Stany Morais. A proporcionalidade do aviso prévio (lei 12.506/2011) e sua não aplicação a favor da classe patronal. Jus Navigandi. Disponível em http://jus.com.br/artigos/21817. Acesso em 23 jul. 2013.

VENOSA, Sílvio. Direito Civil. Parte Geral.  7º ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

COSTA, Adriana Antunes. Aviso prévio proporcional. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 24, n. 5764, 13 abr. 2019. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/70628. Acesso em: 27 abr. 2024.

Mais informações

Monografia apresentada à Universidade Candido Mendes – AVM Faculdade Integrada, como requisito parcial para a conclusão do curso de Pós-Graduação “Lato Sensu” em Direito e Processo do Trabalho.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos