Artigo Destaque dos editores

Terceirização do cargo de confiança

Exibindo página 3 de 3
Leia nesta página:

5. Conclusão

Nas relações empresariais, a terceirização de atividades mostra importante estratégia de otimização de custos e maximização dos resultados. É uma forma encontrada para que a empresa se dedique às suas atividades primordiais, diretamente ligadas aos seus objetivos, deixando atividades secundárias nas mãos de outras empresas especializadas nestes serviços.

Ao longo dos anos a dinâmica empresarial apresentou novos moldes à terceirização, passando a transferir cada vez mais atividades para empresas especializadas. Essa “evolução” fez com que as relações de empregos fossem fortemente judicializadas, conforme relatório da Justiça do Trabalho em 2017, entre os 20 temas mais recorrentes na Justiça Trabalhista (Relatório Geral da Justiça do Trabalho 2017, disponível em http://www.tst.jus.br/documents/18640430/24596628/RGJT+2017/d16792a3-0679-b37c-be21-bc01e9d6396e, acesso em 17/05/2019).

A terceirização também esteve em discussão no STF, dando-se nova interpretação à Súmula 331, para considerar lícita a terceirização da atividade-fim. Embora a terceirização da atividade-fim seja considerada válida, conforme demonstrado no decorrer do artigo, a decisão do STF não afasta a existência de vínculo direto com o tomador, quando presentes os requisitos da relação de emprego entre o tomador e o empregado, notadamente com relação à verificação de pessoalidade e subordinação do empregado diretamente com o tomador.

Ainda ficou demonstrado que a relação entre empregador e o empregado em exercício de cargo de confiança tem presente a existência de pessoalidade e subordinação jurídica deste e seu empregador, visto a natureza do cargo de confiança exige a presença de uma “fidúcia diferenciada”, de um efetivo encargo de gestão, uma confiança diferenciada do empregador em relação ao empregado.

Dessa forma, o trabalho realizado por um empregado em cargo de confiança tem uma natureza diferenciada dentro da estrutura empresarial, em que o empregador, por vezes, designará poderes inerentes à sua direção empresarial, razão pela qual seu empregado estará vinculado pela pessoalidade e subordinação diretas. Isso implica incompatibilidade com a natureza da terceirização, que impossibilita a pessoalidade e subordinação diretas com o tomador de serviços.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARROS, Alice Monteiro de. Curso de Direito do Trabalho. São Paulo, Ltr, 2005

BOUCINHAS FILHO, Jorge Cavalcanti. O alto executivo e a proteção do Direito do Trabalho. Revista do Advogado. São Paulo, AASP, ano 33. n. 121, p. 121-136, nov. 2013.

CATHARINO, José Martins. Compêndio de Direito do Trabalho, 3. ed. São Paulo, Saraiva, 1982.

_____. Compêndio universitário de Direito do Trabalho. São Paulo, Jurídica e Universitária, 1972

CARELLI, Rodrigo de Lacerda. Terceirização e Direitos Trabalhistas no Brasil. A perda da razão social do trabalho: terceirização e precarização. Organizadoras Graça Druck, Tânia Franco. São Paulo, Boitempo, 2007.

_____. A terceirização no século XXI. Revista TST, Brasília, vol. 79, nº 4, out/dez 2013

DELGADO, Mauricio Godinho. Curso de Direito do Tranbalho. 4. ed. São Paulo, Ltr, 2004

FERRAZ FILHO, José Francisco Cunha (Autor). Constituição Federal interpretada. São Paulo, Manole, 2017

MARTINS, Sérgio Pinto. Direito do Trabalho, 32. ed. São Paulo, Saraiva, 2016.

_____. Terceirização no Direito do Trabalho, 15. ed. São Paulo, Saraiva, 2018.

PEREIRA, Ricardo José Macêdo Britto. Terceirização, a CLT e a Constituição. Disponível em: http://trabalho-constituicaocidadania.blogspot.com/2013/. Acesso em 02 de fevereiro de 2019

PORTO, Lorena Vasconcelos. A Terceirização na Reforma Trabalhista e a Violação às Normas de Internacionais de Proteção do Trabalho. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região: Belo Horizonte, v. 63, n. 96, jul/dez. 2017

____. A subordinação no contrato de trabalho: uma releitura necessária. São Paulo, Ltr, 2009)

RUSSOMANO, Mozart Victor. Comentários à CLT. 16. ed. São Paulo, Forense, 1994

SAMPAIO, Aluysio Mendonça. Contrato Individual do trabalho e sua vigência. São Paulo. Revista dos Tribunais, 1980.

TEBALDI, ELIEGI. A duração do trabalho dos altos empregados e a inconstitucionalidade do artigo 62, inciso II, da Consolidação das Leis do Trabalho. Tese de Doutorado (Direito do Trabalho) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

TST. Relatório de Movimentação Processual do TST 2017. Disponível em www.tst.jus.br, acesso em 28 de fevereiro de 2019

VADE MECUM, 25. ed. São Paulo, Saraiva, 2018.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Laurício Antonio Cioccari

Possui graduação em Direito e mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo. Ao longo de 20 anos na Educação Superior Particular, exerceu funções como Chefe de Gabinete do Reitor, Secretario-geral, Procurador Institucional, coordenador de curso de pós-graduação, de extensão e docente. Atua como profissional da área do direito nos seguintes temas: legislação educacional, normas internas educacionais, administração educacional, direito do trabalho, direito empresarial, direito de familia. Produz material didático na área de Direito do Trabalho, Legislação e Regulação da Educação. Atualmente é Advogado associado no escritorio SLC Advogados e militante nas áreas Cível, Trabalhista, Consumidor, Empresarial e Educacional.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

CIOCCARI, Laurício Antonio ; ALMEIDA, Thiago Souza. Terceirização do cargo de confiança. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 24, n. 5860, 18 jul. 2019. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/74850. Acesso em: 25 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos