Capa da publicação Meus contratos estão sendo afetados pela pandemia do coronavírus (covid-19). O que eu faço?

Meus contratos estão sendo afetados pela pandemia do coronavírus (covid-19). O que eu faço?

05/04/2020 às 13:04
Leia nesta página:

Este artigo objetiva auxiliar os empresários e os colegas advogados empresariais a refletir e se possível encontrar saídas para os problemas que estão sendo enfrentados em razão da pandemia do coronavírus (covid-19).

Sabendo que existem várias preocupações neste momento e que pode faltar pessoal para verificar todos os contratos da empresa, a primeira recomendação é imediatamente levantar quais contratos são importantes para a empresa e verificar eles - verificar se há previsão acerca da ocorrência de caso fortuito ou de força maior e/ou da ocorrência de fatos supervenientes, imprevisíveis ou previsíveis mas cujo efeito não se pode impedir ou evitar e quais medidas o Contrato prevê que devem ser tomadas

A segunda medida a se tomar é verificar se o contrato estabelece penalidade específica para descumprimento de obrigação que esteja ocorrendo.

Feito isso e sendo possível, negocie com com a outra(s) parte(s) novas condições que possam ser seguidas pelas partes neste momento, prevendo a necessidade de pactuação de novas condições caso a situação seja alterada/novos efeitos decorram da pandemia (em razão de novas medidas governamentais ou de outras situações supervenientes). 

Caso não seja possível negociar com a(s) outra(s) parte(s), adote as medidas cabíveis internamente e informe a(s) outra(s) parte(s) de todas as ações e medidas que estão sendo tomadas e dos efeitos que estão sendo sentidos na empresa e que estão afetando a contratação pactuada com ela(s). 

Ressalto que a situação, a meu ver, justifica sim e invocação de institutos aceitos no nosso ordenamento jurídico, quais sejam, os da teoria da imprevisão e do caso fortuito ou de força maior que, previstos ou não no(s) contrato(s), poderão ser invocados em processos judiciais (ou arbitrais) e possivelmente serão aplicados pelos julgadores (é o que a jurisprudência pátria existente neste sentido me leva a crer 1 2). Destaco que a previsão aqui feita aplica-se aos procedimentos em que será aplicada a legislação nacional, com a aplicação do Código Civil (Lei nº 10.406/2002 3), que tem no artigo 393 o instituto do caso do fortuito ou de força maior e nos artigos 478 a 480 a teoria da imprevisão; logo, caso não haja aplicação do Código Civil e/ou haja aplicação de legislação alienígena (estrangeira), não será possível presumir que haverá aplicação dos institutos aqui mencionados.

Todavia, não é possível precisar como serão as sentenças - já que muitas vezes ambas as partes estarão sendo afetadas pela pandemia - e elas considerarão as situações específicas de cada contratação. Por este motivo, a melhor solução neste momento é adotar providências extrajudiciais e amigáveis que permitam, quando possível, mitigar os efeitos da situação de crise vivida (ou iminente).

Ressalto, inclusive, que o Ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, fez afirmação neste mesmo sentido em videoconferência realizada com investidores, quando afirmou que: "Não há juiz que vá despejar por falta de pagamento. Não há contratos que serão abruptamente rompidos. As pessoas vão ter que se acostumar com a negociação" (fonte: https://g1.globo.com/politica/noticia/2020/03/31/fux-defende-busca-pela-mediacao-em-processos-judiciais-em-meio-a-crise-do-coronavirus.ghtml).

Face a todo o aqui exposto, reforço a recomendação de analisar imediatamente os contratos que sejam importantes e/ou imprescindíveis para a continuidade do seu negócio e me coloco à disposição para auxiliar no esclarecimento de dúvidas ou para auxiliar no que for necessário.


Notas

(1)  TJ-RJ - APL: 00064248420118190061 RIO DE JANEIRO TERESOPOLIS 1 VARA CÍVEL, Relator: DENISE NICOLL SIMÕES, Data de Julgamento: 19/11/2015, VIGÉSIMA SEXTA CÂMARA CÍVEL CONSUMIDOR, Data de Publicação: 24/11/2015.

(2)  STJ - AREsp: 1088064 MA 2017/0088243-5, Relator: Ministro RICARDO VILLAS BÔAS CUEVA, Data de Publicação: DJ 06/06/2017.

(3) http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm

Assuntos relacionados
Sobre o autor
André Fagundes Tavares

Sou advogado, formado na Uerj, moro em Florianópolis e sócio da Lobo & Vaz Advogados Associados - responsável pelas áreas de Direito Empresarial/Societário e Licitações. Sou membro das Comissões de Sociedade de Advogados, de Assistência Social e de Licitações e Contratos Administrativos da Seccional da OAB/SC e da de Direito Empresarial da subseção de São José da OAB/SC. Tenho experiência em diversas áreas do Direito, com destaque para as áreas administrativa, cível e empresarial/societária e dou aulas de Direito Administrativo, Sustentabilidade, Acessibilidade, Ética e Legislações Específicas para concursos públicos. Atuo como voluntário na 'Avos', no 'Projeto Resgate' e no 'E aí, bora conectar?', e ajudo ações do 'Círculos de Hospitalidade', do 'Voluntários Floripa' e do 'Somar Floripa'.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos