Qual a importância do Lacre de Garantia

16/02/2022 às 18:15
Leia nesta página:

Muitos consumidores não sabem como proceder diante do lacre de garantia que está fixado no

seu equipamento ou aparelho que acabara de comprar, ou que tenha voltado da assistência

técnica. Bom! Em primeiro lugar, não rompa, não viole, não destrua o lacre de garantia, que na

sua maioria vem descrito Se houver rompimento, perde a garantia essa é uma das frases mais

utilizadas. Esse lacre de garantia como o próprio nome diz é a garantia do seu equipamento. Esse

lacre é muito usado por assistências técnicas em notebooks, celulares, vídeo games e

outros eletrônicos.

Uma vez que esses aparelhos são levados para o conserto, eles retornam devidamente consertados e

com um lacre de garantia fixado na peça que foi consertada, isso evita na maioria das vezes,

trocas indevidas.

Não faça nada, se estiver em dúvida

Diante dos mais diversos casos, como saber se a garantia do seu aparelho eletrônico depende

do não rompimento do lacre?

Embora seja bem antigo, o lacre de garantia é atualmente o método mais usado na maioria das

empresas que fazem assistência técnica, se não fosse ele, qualquer pessoa poderia mexer

no notebook ou qualquer outro aparelho, manipular o equipamento, trocando peças por exemplo e

depois recorrer a garantia. E quando o equipamento é novo, esse lacre de garantia dá segurança

ao comprador, ou seja, aquele aparelho que está adquirindo veio devidamente intacto do fabricante

e que ninguém mexeu antes que chegassem em nossas mãos.

Portanto, sempre que encontrar uma etiqueta lacre no notebook ou qualquer outro

aparelho, evite mexer ou abrir e se esses aparelhos derem algum tipo de problema, leve na

assistência técnica autorizada.

Garantir que o lacre não seja violado é mais uma das condições de uso do produto, todas elas

devem ser respeitadas para que o usuário tenha direito à cobertura da garantia. Se qualquer um

dos termos for desrespeitado e com isso a garantia tenha finalizado, então o lacre não terá mais valor.

Mas, se eu precisar abrir o aparelho?

Se no certificado estiver escrito que a integridade do lacre de garantia precisa ser respeitada,

mas mesmo assim seu aparelho precisa ser aberto, procure entrar em contato com a empresa

que lhe vendeu ou mesmo o fabricante. Caso queira fazer um upgrade ou acrescentar algum

componente (no caso de computadores) entre em contato com o fabricante também, pois vai

precisar realizar uma nova condição para que a garantia não se perca depois disso.

Alguns fabricantes, quando contatados por conta do lacre de garantia, enviam uma carta que

discrimina o motivo e o serviço que será feito. Se o usuário precisar fazer uso da garantia depois

desse procedimento, esta carta deve ser apresentada junto à máquina com o selo violado.

Desde que a máquina não apresente defeitos por conta da manutenção sem sucesso, a garantia

segue normalmente.

Cuidados na hora da compra

Quando for comprar produtos que ainda estão dentro da garantia, sejam eles novos ou usados,

verifique se aquele produto ainda possui o lacre inviolado. Além de segurança contra possíveis

problemas que o aparelho possa ter, o comprador ainda tem a certeza de que nada foi alterado

no interior do aparelho.

Fique atento também para selos em locais que não tem muita visibilidade ou alterações na integridade

do lacre, caso esteja na dúvida, contate algum técnico de confiança. Agora se for você que está

vendendo um aparelho ainda na garantia e com o lacre inviolado, use isso a seu favor.

Mas se a máquina já passou por alguma manutenção, deixe isso bem claro para o comprador e evite

aborrecimentos futuros.

Atenção, cuidado!

* Evite violar o lacre de segurança e se houver necessidade do rompimento, procure soluções alternativas.

* Procure saber se no certificado que acompanha o produto, vem descrito a existência do lacre e se ao

rompe-lo vai finalizar a garantia.

* Entre em contato com um representante do produto da sua região e procure saber qual o procedimento

mais adequado a se tomar.

* Se o produto encontra-se em suas condições ideais de uso e apresentou problemas dentro do prazo

de garantia, não perca tempo, faça valer seus direitos.

Sobre a autora
Marina Rufino

Olá, sou Marina Rufino, sou gerente geral da empresa Labelgrafi, sou especialista em soluções para garantia de produtos e em gestão de ativos fixos em prefeituras e outros orgãos públicos.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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