Artigos de Ensino Jurídico
Educação jurídica sem pesquisa: consequências
A falta de pesquisa científica compromete a formação dos bacharéis e reduz sua qualificação profissional. Como as faculdades podem integrar ensino, pesquisa e extensão para reverter esse quadro?
O bacharel em Direito, o Estado e a sociedade:
Introdução A despeito de constituírem o Estado e o Direito uma díade aparentemente indissociável, nota-se que seus estudiosos, tradicionalmente (e mesmo por questões metodológicas) costumam tratar de ambos como se fossem objetos independentes. O objetivo deste trabalho é, pois, demonstrar…
Por uma ação educadora saudável
A educação inclinada tão-só à reprodução de um modelo qualquer carrega, no seu próprio eixo, o gérmen do embrutecimento. Como tal delimita, gerando o empobrecimento da operatividade e da ação dialógica. É preciso, pois, "retomar-se a estimulação plena do exercício…
O ensino do Direito, a formação do jurista e as escolas superiores
O atual problema do ensino jurídicoO direito é um fenômeno social, uma estratégia sócio-adaptativa, de enorme complexidade, sobre o qual, sem embargo, todo mundo tem alguma idéia intuitiva. Sabemos que falar de direito significa falar de normas, o que é…
Análise da relação professor/aluno e cidadão atendido, desenvolvida no núcleo de prática jurídica
Resumo: O núcleo de prática jurídica, obrigatório em toda universidade e faculdade de Direito, após a Portaria de nº 1.886/1994 do Ministério da Educação e do Desporto, visa, em regra, ao atendimento à comunidade carente prestado pelos alunos, sendo coordenado…
Mestres e doutores, para quê?
Em 2003, manifestei minha preocupação com a proliferação desmedida dos cursos de Direito no Brasil (Darwin, Smith e o Direito, Correio Braziliense, de 23/05/2003 - http://www.allemar.prof.ufu.br/Darwinsmith2.htm). Coincidência ou não, em fevereiro de 2004, o MEC anunciou a suspensão das homologações…
Reflexões sobre o ensino jurídico:
1. A Humanização da Ação Pedagógica Paulo Freire, em sua obra Pedagogia do Oprimido, trata da questão da "vocação" e da "desumanização". "Vocação" humanitária individual no sentido do "eu" que busca respostas a seus problemas, visando alcançar a cidadania, a…
Ensino (de(o)) Direito!?
Pego o compêndio – inspiração sublime p’ra adormecer inquietações tamanhas violei à noite o domicílio – ó crime – onde dormia uma nação de aranhas. Castro Alves Sumário: 1. Nosso castelo; 2. Uma forma de pensar; 3. Uma forma de…
Uma reflexão sobre o ensino jurídico, sua eficiência e o exame da OAB
Sumário:Introdução * Os cursos jurídicos e a avaliação do MEC * Os exames da OAB e os baixos índices de aprovação * Uma reflexão necessária: o que fazer para sair do impasse? Introdução Tem alcançado grande destaque na mídia, e…
Novas tendências da extensão universitária em Direito.
Sumário: 1. Considerações iniciais; 2. O tripé da Universidade e a Extensão; 3. Extensão e Pesquisa em Direito; 4. Extensão e Democracia na Universidade; 5. Método tradicional de extensão: Assistência jurídica; 6. Método inovador de extensão: Assessoria jurídica; 7. Considerações…
A transformação do ensino jurídico no Brasil:
Concepções iniciais sobre a evolução do ensino jurídicoOs primeiros vestígios da humanidade em torno do desenvolvimento de habilidades intelectuais são encontrados já na antiguidade clássica. É na Acadêmica de Platão [1] que se encontram as primeiras manifestações em torno do…
As deficiências do ensino jurídico e a necessidade de (re)construção coletiva dos projetos pedagógicos
Resumo: O presente artigo busca destacar as atuais deficiências do ensino jurídico, diante dos reduzidos índices de aprovação dos bacharéis nos exames de suficiência e nos concursos públicos, e a necessidade de (re)elaboração coletiva dos projetos pedagógicos dos Cursos jurídicos.…
Mais zetética, menos dogmática.
Resumo: Perceber a importância da hermenêutica jurídica na formação acadêmica dos estudantes de Direito é o objetivo deste artigo; visto que esses graduandos são, atualmente, extremamente dogmáticos (e quase nada zetéticos) e pragmáticos. Portanto há a necessidade de se aprofundar…
O ensino jurídico brasileiro e propostas para a melhoria da qualidade do ensino
INTRODUÇÃO:Atualmente o ensino jurídico é muito discutido em razão da proliferação dos cursos de Direito no Brasil e da preocupação do MEC e da OAB, nos processos de criação e reconhecimento destes cursos. Inicialmente, este artigo se reportará às décadas…
Pesquisa jurídica universitária:
Sumário: 1 A busca; 2 As idéias: olhares iniciais; 3 Técnicas para a aproximação; 4 A flechada do amor: identidade entre autor e tema; 5 Um roteiro; 6 Execução: conjugação entre o desejo e a realização dele; 7 Em caso…
O repensar da Deontologia Jurídica
No momento em que se discute a proliferação indiscriminada e a mercantilização do ensino jurídico com o surgimento de "verdadeiras faculdades caça-níqueis, enganosas para a população", nos dizeres do Ministro de Educação Tarso Genro, torna-se imperioso o repensar da deontologia…
O conhecimento do Direito
A maior parte dos profissionais que lidam com o Direito não sabe o motivo da existência de tantas disciplinas estudando a sua própria matéria de trabalho, não sabe distinguir quais dessas disciplinas constituem ciência ou dizer dos critérios que servem para qualificá-las.
O crescimento da oferta de cursos jurídicos
Nos últimos anos foi visível e expressivo, ao menos nas grandes cidades, o aumento da oferta de cursos de Direito em nível de graduação e pós-graduação, fato que nos impulsiona a uma reflexão e uma relevante indagação: É bom ou…