Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/44274
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Imunidade tributária:a proteção aos templos de qualquer culto

Imunidade tributária:a proteção aos templos de qualquer culto

Publicado em . Elaborado em .

Sugestão popular ao Senado Federal pretende acabar com a imunidade tributária dos templos de qualquer culto, prevista no art. 150, VI, “b” da Constituição Federal.

Sugestão popular ao Senado Federal pretende acabar com a imunidade tributária dos templos de qualquer culto, prevista no art. 150, VI, “b” da Constituição Federal, e deve ser analisada pelos parlamentares. Destarte, deve-se esclarecer alguns pontos.

            Em primeiro lugar, imunidades tributárias são, segundo a doutrina e o próprio Supremo Tribunal Federal, cláusula pétreas. Com a evolução do constitucionalismo ao longo dos séculos, entendeu-se que alguns valores, caros ao Estado e à sociedade, deveriam permanecer sob esse manto protetor especial. Portanto, teoricamente falando seria inadequado ao Senado sequer tentar desconstruir o mandamento constitucional – art. 60, §4º.

            Entretanto, pode-se começar a questionar com maior profundidade a razão de ser das imunidades tributárias. Será que a finalidade teleológica da norma estaria sendo, de fato, cumprida – in casu, a proteção à “liberdade religiosa” –, ou funcionaria como espécie de máscara legal, uma verdadeira isenção de conotação política, permitida equivocadamente pelo legislador constituinte originário?

            As imunidades tributárias, com exceção da recíproca – diretamente atrelada à forma federativa de Estado, art. 60, §4º, I – e da destinada às instituições educacionais ou de assistência social sem fins lucrativos – corolários do direito à educação, da dignidade da pessoa humana e da efetivação do mínimo existencial, verdadeiros direitos fundamentais, art. 60, §4º, IV –, encontram fundamento duvidoso no texto constitucional.

            Não se enxerga mais qualquer relação entre o fim ao qual a norma se destina, e o seu resultado prático: livros não são mais baratos; a liberdade religiosa não foi protegida (pelo contrário, a intolerância estampa os jornais); a proteção ao pluralismo político se travestiu em incentivo para a proliferação desarrazoada de entidades de patrimônio moralmente questionável, sem o adequado controle.

            É hora de refletir a extensão do assunto, a fim de verificar quais seriam os contornos pertinentes e condizentes com a principiologia da Constituição. 


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.