Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/66170
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Como consultar seu CNIS ONLINE

Aprenda como consultar seu CNIS da forma mais rápida e simples possível, sem sair de casa.

Como consultar seu CNIS ONLINE. Aprenda como consultar seu CNIS da forma mais rápida e simples possível, sem sair de casa.

Publicado em . Elaborado em .

Você já sabe a importância de consultar seu Cadastro Nacional de Informações Sociais - CNIS? Aprenda com nosso guia completo como consultar seu extrato completo do INSS.

O Governo brasileiro buscou uma forma de organizar todas as informações dos trabalhadores do país no que diz respeito às áreas trabalhistas e previdenciárias.

Com isso, no ano de 1989 criou o CNIS. O cadastro nacional de informações sociais é um relatório que contem as principais informações do trabalhador e fica em um banco de dados do Governo federal.

Pois bem, por ser um documento muito importante, o cidadão precisa saber todas as formas de consultar sua CNIS.

FORMAS DE CONSULTA

  • Agência do INSS

A forma mais antiga e ainda bastante utilizada nas cidades interioranas do país é ir pessoalmente a um dos postos de atendimento do INSS.

Ao chegar na INSS você irá informar o número do seu NIS e pedir para que servidor retire seu extrato CNIS. Também entregue a ele um documento de identificação com foto para facilitar a consulta. 

Essa atividade pode ser realizada tanto pelo próprio trabalhador, quanto por seu advogado.

E o bom de ir pessoalmente a um dos postos de atendimento para verificar se você possui dois números de NIS. Já que isso é comum isso ocorrer.

  • Agência bancária

Um meio bem comum e prático para consultar o seu CNIS é ir em uma das agências bancárias vinculadas ao Governo.

Como é o caso do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.

Dessa forma, existem outras opções dentro dessa, como por exemplo; você pode ir pessoalmente em uma agência, pode tirar o CNIS pelo caixa eletrônico ou fazer isso pelo site oficial do banco.

Escolha o melhor modo de consulta da sua agência bancária.

  • MEU INSS

A última opção de consulta do CNIS é pela internet através do site meu INSS.

Esse site reúne os principais serviços disponibilizados pelo Instituto Nacional e o extrato previdenciário CNIS não poderia ficar de fora.

Para realizar sua consulta é só procurar "Meu INSS" no google e realizar o seu cadastro.

O cadastro é feito em alguns minutos, basta preencher todos os dados e esperar um código de confirmação. Recebido o código, ligue para a central pelo número 135 e confirme os mesmos.

Feito isso, procure dentre as opções que ficam elencadas no lado esquerdo “Extrato Previdenciário (CNIS)”.

Coloque os dados necessários para a consulta e ao final imprima a folha, basta apertar “CTRL-P”.

Caso tenha ficado qualquer dúvida sobre o assunto, você pode ver o guia completo aqui.

FALTA DE INFORMAÇÃO

Infelizmente, como qualquer outro serviço do governo, o segurado da Previdência Social encontra diversos problemas ao tentar consultar seus benefícios na internet.

Para piorar, a Previdência Social ainda coloca pouca ou nenhuma ajuda sobre o tema, sobrando para o trabalhador que tem que se virar sózinho para conseguir realizar simples procedimentos no site.

O principal problema encontrado pelo segurado do INSS é na hora de visitar o website é de o mesmo não estar acessível naquele horário. Isso geralmente ocorre pela falta de capacidade do servidor e a grande quantidade de pessoas naquele momento.

A única solução é simplesmente tentrar entrar em outro horário com menos acesso, de preferência depois do horário de movimento, como no final da noite.

Para tirar suas dúvidas, é só mandar sua pergunta pelos comentários abaixo.



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.