Regulamentada pensão especial concedida à atleta Laís Souza

01/04/2015 às 10:33
Leia nesta página:

No início de 2015 foi publicada lei concedendo pensão especial, mensal e vitalícia, no valor do teto do INSS à atleta Lais da Silva Souza. Porém, a lei carecia de ato administrativo para regulamentar o recebimento do benefício.

No início de 2015 foi publicada a LEI Nº 13.087, DE 12 DE JANEIRO DE 2015, concedendo uma pensão especial, mensal e vitalícia, no valor do limite máximo do salário de benefício do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) à atleta Lais da Silva Souza, vítima de acidente ocorrido em 27 de janeiro de 2014, na cidade norte-americana de Salt Lake City.

Caberá ao Instituto Nacional do Seguro Social - INSS administrar o requerimento, o pagamento e demais medidas necessárias à operacionalização da pensão especial.

O benefício terá o valor do "teto do INSS", que é de R$ 4.663,75 atualmente, e será atualizado pelos mesmos índices e critérios estabelecidos para os benefícios do RGPS.

Hoje (1) foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria Interministerial MPS/ME/MP Nº 124, de 31 de março de 2015, que regulamenta a Lei 13.087 e dispõe sobre os procedimentos necessários à concessão e manutenção da pensão especial, pelo INSS.

De acordo com o ato normativo, o benefício não estará sujeito a consignações derivadas de empréstimos, financiamentos e operações de arrendamento mercantil, não terá direito ao 13º salário, nem poderá ser transmitida a herdeiros da beneficiária.

No entanto, a pensão especial poderá ser acumulada com benefícios de qualquer regime previdenciário e terá efeitos financeiros a partir de 13/01/2015, data da publicação da Lei 13.087.

Os recursos financeiros para o pagamento da pensão correrão à conta do programa orçamentário Indenizações e Pensões Especiais de Responsabilidade da União e constará de programação orçamentária específica do Ministério da Previdência Social.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Gustavo Beirão

Advogado, servidor do INSS (Analista), professor de cursos preparatórios e de pós-graduação, especialista em Direito Previdenciário, membro da Comissão de Seguridade Social da OAB-DF e do Instituto Brasiliense de Direito Previdenciário (IBDPrev).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos