Tudo de Crimes contra a organização do trabalho
Imputação objetiva no Direito Penal Ambiental (inclusive no meio ambiente do trabalho)
A teoria da imputação objetiva, inclusive no que tange à realização dos riscos proibidos, pode se aplicar ao Direito Penal Ambiental e às situações de danosidade ligadas ao meio ambiente do trabalho.
Considerações sobre a disciplina do crime de redução a condição análoga à de escravo no Código Penal brasileiro
Resumo: O estudo pretende apresentar uma pequena análise, a partir de uma visão constitucionalista, do delito de redução a condição análoga à de escravo, conforme disposição do atual Código Penal brasileiro. Palavras-chave: Direito Penal; Liberdade Pessoal; Redução a condição análoga…
Algumas reflexões sobre o art. 140 do Código Penal e a alínea "e" do art. 483 da CLT
Ao iniciar este artigo, peço a devida vênia aos leitores para (re)lembrar dois fatos que são truísmos - ao menos para o autor destas linhas -, os quais, infelizmente, não são dados a devida importância nos dias atuais: 1º.)o empregado…
Do crime de redução a condição análoga à de escravo, na redação da Lei nº 10.803/2003
Os fatos exigiam medidas no sentido de recrudescer os dispositivos de repressão e aperfeiçoar os mecanismos de prevenção. A Lei nº 10.803/2003 ateve-se apenas à primeira providência; mas, de todo modo, ao menos nisso avançou.
O trabalho escravo e o novo art. 149 do Código Penal
Conforme reportagem de 14 de dezembro de 2003 elaborado por Ulisses Campbell do jornal Correio Braziliense, o Ministério do Trabalho libertou nos últimos anos 29.587 trabalhadores do regime de escravidão em seis estados. Desse total, 11,8 mil voltaram à senzala…
Deixar de registrar empregado não é crime
1. Introdução: não configura delito a singela conduta de o empregador deixar de registrar o empregadoDeixar o empregador de proceder à anotação do registro de empregado na Carteira Profissional de Trabalho, nos termos dos arts. 41 e segs. da Consolidação…