Publicações de Isabela
PL 1904/24: proteção à vida ou violação aos direitos humanos?
O Brasil proíbe o aborto, mesmo em casos de estupro. O PL da Gravidez Infantil visa aumentar ainda mais as punições às vítimas, agravando a revitimização das mulheres.
Filhos do cárcere: a realidade do sistema penitenciário feminino e suas consequências
A EVOLUÇÃO HISTÓRICA DAS PENITENCIÁRIAS Segundo Oliveira (2016), na medida em que as sociedades humanas foram evoluindo no decorrer do tempo, a violência foi, paulatinamente, deixando de ser entendida como uma expressão do instinto primitivo humano, e sendo analisada como...
Violência institucional, aborto legal e silêncio das vítimas
É entendido que o direito à vida deve ser redirecionado àquela criança que foi abusada e tirada o direito de crescer conforme o ciclo natural da vida. Na prática judiciária, no entanto, as vítimas de estupro são negligenciadas ao exigir o Aborto Legal.
O papel dos noticiários na criminalização das condutas
Que histórias de crimes não são divulgadas? As notícias enfatizam desproporcionalmente certos tipos de crime ou certos tipos de infratores?
Séculos de infância: a História dos direitos das crianças no contexto dos direitos humanos
O presente trabalho tem como objetivo possibilitar a evolução em relação ao desenvolvimento desta categoria específica de direitos humanos: o direito das crianças e dos adolescentes, bem como à evolução dos desafios enfrentados pelas crianças.
Reforma Trabalhista e intensificação do teto de vidro nas relações de trabalho das mulheres
A vulnerabilidade na qual estão submetidas as brasileiras na história do país e a nova legislação colocam em risco o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5 e os direitos fundamentais inerentes a todo ser humano.
O conceito de Direito interpretado pela Filosofia Jurídica
Para comentarmos sobre o surgimento do conceito de Direito dentro da filosofia jurídica, é necessário discorrer sobre Direito e a moral e sobre alguns acontecimentos importantes da história da filosofia.
Higiene menstrual como direito humano das mulheres
Examina-se o impacto negativo gerado pela pobreza menstrual, com reflexos para o bem-estar das meninas, principalmente as mais vulneráveis, suas interações sociais e desenvolvimento.