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A educação como promotora dos direitos humanos na atividade policial militar

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Agenda 06/04/2015 às 16:50

Referências

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VIANNA, André Luiz R.; ALVES, Alexandre A. Integração as normas de direitos humanos na área da segurança pública. Brasília: SENASP/MJ, 2009. p. 8. Módulo 1.

VIANNA, André Luiz R.; ALVES, Alexandre A. Integração as normas de direitos humanos na área da segurança pública. Brasília: SENASP/MJ, 2009. p. 86. Módulo 2.


Notas

2 BRIGADA MILITAR. História da brigada. Disponível em: <https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/museubm/index.html>. Acesso em: 13 jun. 2010.

3 Ibidem.

4 BRIGADA MILITAR. História da brigada. Disponível em: <https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/museubm/index.html>. Acesso em: 13 jun. 2010.

5 Ibidem.

6 BALESTRERI, Ricardo B. Conexão e cidadania. Treze reflexões sobre polícia e direitos humanos. Disponível em: < https://senaspead.ip.tv/modulos/educacional/material_apoio/dh1.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2010.

7 ALMEIDA, Guilherme Assis de. Direitos humanos e não-violência. São Paulo: Atlas S.A., 2001. p.72.

8 BALESTRERI, Ricardo B. Conexão e cidadania. Treze reflexões sobre polícia e direitos humanos. Disponível em: < https://senaspead.ip.tv/modulos/educacional/material_apoio/dh1.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2010.

9 SANGARI, Ben. Violência, educação, cidadania. Mapa da violência 2010: anatomia dos homicídios no Brasil. São Paulo: Instituto Sangari, 2010. p.5.

10 BALESTRERI, Ricardo Brisola. Cidadania e direitos humanos: um sentido para educação. Passo Fundo: CAPEC, 1999, p. 45.

11 BRUTSCHER, Volmir José. Paulo Freire direitos humanos, história e liberdade. In:_____. (Org.) Sentido Filosófico dos Direitos Humanos. Passo Fundo: IFIBE, 2006. p. 113.

12 BRUTSCHER, op. cit., p. 114.

13 BALESTRERI, Ricardo Brisola. Direitos Humanos: coisa de polícia. Passo Fundo: CAPEC, 1999. p. 31.

14 BALESTRERI, op. cit., p. 31.

15 MARCONATTO, Cristiano Cuozzo. A segurança pública no contexto do estado democrático de direito: Uma abordagem jurídica da atuação da força policial e da possibilidade de restrição da liberdade individual. In.: (Org.). GORCZEVSKI, Clovis. Direitos Humanos: a primeira geração em debate. Porto Alegre: UFRGS, 2008. p.167.

16 BRUTSCHER, Volmir José. Paulo Freire direitos humanos, história e liberdade. In:____. (Org.) Sentido filosófico dos direitos humanos. Passo Fundo: IFIBE, 2006. p. 123-124.

17 VIANNA, André Luiz R.; ALVES, Alexandre A. Integração as normas de direitos humanos na área da segurança pública. Brasília: SENASP/MJ, 2009. p. 8. Módulo 1.

18 VIANNA, André Luiz R.; ALVES, Alexandre A. Integração as normas de direitos humanos na área da segurança pública. Brasília: SENASP/MJ, 2009. p. 86. Módulo 2.

19 VIANNA, André Luiz R.; ALVES, Alexandre A. op. cit., p. 87. Módulo 2.

20 Ibidem.

21 NANZHAO, Zhou. Interações entre educação e cultura, na óptica do desenvolvimento econômico e humano:uma perspectiva asiática. In:­­­­­­­_____MULLER, Maria Alves. (Org.). Educação um tesouro a descobrir. São Paulo: Corteza, 2006. p. 104.

22 BALESTRERI, Ricardo Brisola. Cidadania e direitos humanos: um sentido para educação. Passo Fundo: CAPEC, 1999. p. 56.

23 BRASIL. Decreto-federal nº 6.061 de 25 de junho de 2009. Aprova a estrutura regimental e o quadro demonstrativo dos cargos em comissão e das funções gratificadas do Ministério da Justiça, e dá outras providências. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6061.htm>. Acesso em: 04 jun. 2010.

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27 BALESTRERI, Ricardo Brisola. Cidadania e direitos humanos: um sentido para educação. Passo Fundo: CAPEC, 1999. p. 45.

28 SECRETÁRIA DE SEGURANÇA PÚBLICA. Matriz Curricular Nacional. 2009. Formato pdf. p. 12. Disponível em: < https://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJE9CFF814ITEMID414D534CB317480A9995C6D049ED9190PTBRNN.htm>. Acesso em: 07 jun. 2010.

29 SECRETÁRIA DE SEGURANÇA PÚBLICA. Matriz Curricular Nacional. 2009. Formato pdf. p. 14. Disponível em: < https://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJE9CFF814ITEMID414D534CB317480A9995C6D049ED9190PTBRNN.htm>. Acesso em: 07 jun. 2010.

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34 MARCONATTO, Cristiano Cuozzo. A segurança pública no contexto do estado democrático de direito: Uma abordagem jurídica da atuação da força policial e da possibilidade de restrição da liberdade individual. In.: (Org.). GORCZEVSKI, Clovis. Direitos Humanos: a primeira geração em debate. Porto Alegre: UFRGS, 2008. p.168.

35 NANZHAO, Zhou. Interações entre educação e cultura, na óptica do desenvolvimento econômico e humano:uma perspectiva asiática. In:­­­­­­­_____MULLER, Maria Alves. (Org.). Educação um tesouro a descobrir. São Paulo: Corteza, 2006. p. 106.

36 BUARQUE, Cristovam. O que é educacionismo. São Paulo: Brasiliense, 2008. p. 11.

37 BUARQUE, op. cit., p. 25.

38 BUARQUE, op. cit., p. 23.

39 BUARQUE, op. cit., p. 54.

40 BUARQUE, op. cit., p. 53.

41 BUARQUE, op. cit., p. 54.

42 BUARQUE, op. cit., 28.

43 BALESTRERI, Ricardo Brisola. Direitos Humanos: coisa de polícia. Passo Fundo: CAPEC, 1999. p. 35.

44 BUARQUE, Cristovam. O que é educacionismo. São Paulo: Brasiliense, 2008. p. 37-38.

45 BALESTRERI, Ricardo Brisola. Direitos Humanos: coisa de polícia. Passo Fundo: CAPEC, 1999. p. 47.

46 BALESTRERI, op. cit., p. 31.

47 BALESTRERI, op. cit., p. 48.

48 Ibidem.

49 NANZHAO, Zhou. Interações entre educação e cultura, na óptica do desenvolvimento econômico e humano:uma perspectiva asiática. In:­­­­­­­_____MULLER, Maria Alves. (Org.). Educação um tesouro a descobrir. São Paulo: Corteza, 2006. p. 267.

50 BALESTRERI, Ricardo Brisola. Direitos Humanos: coisa de polícia. Passo Fundo: CAPEC, 1999. p. 48-49.

51 NANZHAO, op. cit., p. 51.

52 BALESTRERI, op. cit., p. 51.

53 BALESTRERI, op. cit., p. 19.

54 Ibidem.

55 NANZHAO, Zhou. Interações entre educação e cultura, na óptica do desenvolvimento econômico e humano:uma perspectiva asiática. In:­­­­­­­_____MULLER, Maria Alves. (Org.). Educação um tesouro a descobrir. São Paulo: Corteza, 2006. p. 16.

56 MALHOTRA, Rajeev. Olhares sobre indicadores de direitos humanos. (Org.) RODRIGUES, Maria Elena; PRADAL, Fernanda Ferreira. Implementando os direitos humanos: a necessidade de indicadores. Núcleo de direitos humanos da Fase. Rio de Janeiro, 2009. p. 15.

57 MALHOTRA, op. cit., p.11.

58 NANZHAO, Zhou. Interações entre educação e cultura, na óptica do desenvolvimento econômico e humano:uma perspectiva asiática. In:­­­­­­­_____MULLER, Maria Alves. (Org.). Educação um tesouro a descobrir. São Paulo: Corteza, 2006. p. 51

59 BALESTRERI, Ricardo Brisola. Direitos humanos: coisa de polícia. Passo Fundo: CAPEC, 1999, p. 31.

60 MALHOTRA, Rajeev. Olhares sobre indicadores de direitos humanos. (Org.) RODRIGUES, Maria Elena; PRADAL, Fernanda Ferreira. Implementando os direitos humanos: a necessidade de indicadores. Núcleo de direitos humanos da Fase. Rio de Janeiro, 2009. p.13.

61 SANGARI, Ben. Violência, educação, cidadania. Mapa da Violência 2010: anatomia dos homicídios no Brasil. São Paulo: Instituto Sangari, 2010. p.5.

62 BRUTSCHER, Volmir José. Paulo Freire direitos humanos, história e liberdade. In:_____. (Org.) Sentido filosófico dos direitos humanos. Passo Fundo: IFIBE, 2006. p. 115.

63 BRUTSCHER, op. cit., p. 121.

Sobre a autora
Michele da Silva Vargas

Bacharel em Direito na UNISC. Bacharel em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Sul.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

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Artigo elaborado a partir da monografia de conclusão de curso apresentada no primeiro semestre de 2010.

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