Peacebuilding
Peacebuilding ou construção da paz foi desenvolvimento/aprimorado por Johan Galtung e é uma forma de recomposição da pacificação de forma estrutural na sociedade e no indivíduo.
Aqui encaixa-se perfeitamente o conceito de Cultura de Paz vs. Cultura de Guerra ou Violência e suas estruturas.
Em regra, a peacebuilding é duradoura e busca transformar a cultura de forma estrutural atingindo as causas ou motivações mais profundas da sociedade.
A peacebuilding, em meu sentir, tem duas grandes atuações: enfraquecer as causas e motivações do conflito e fortalecer elementos de união entre os envolvidos.
Mas, a peacebuilding atinge praticamente todos os elementos da sociedade, até mesmo as ajudas humanitárias pós confronto, por exemplo.
Sempre envolverá toda a sociedade nacional e internacional.
Peacebuilding vem após o peacemaking e o peacekeeping. É uma fase de transformação estrutural das raízes do conflito em toda a sociedade.
Como base, a peacebuilding tem como premissa a reconstrução da paz por meio de ações humanitárias, democráticas e econômicas e atuam em três fases: acordo, resolução e transformação.
Mediante a peacebuilding, podemos compreender a sustentabilidade do desenvolvimento com base na paz. Assim, é importante a identificação das causas dos conflitos, aprimorar e fomentar o fortalecimento da disseminação de uma Cultura de Paz eficiente e transformadora, em especial, nos pontos de maior conflituosidade.
Assim, a comunicação social havida entre os agentes internacionais e a sociedade civil é de fundamental importante. Esse apoio mútuo que viabilizará ou não o sucesso da construção da paz em níveis profundamente estruturais. Os trabalhos são duradouros e envolvem toda a sociedade, inclusive a educação, segurança, política, mídia, religião, dentre muitos outros fatores que envolvem a sociedade, em especial, os direitos humanos.
Bibliografia
Carvalho Neto, M. B. (2013). "We Are All Methodological Behaviorists". Behavior and Philosophy, Cambridge.
Fisa, Vicenç, 2011, Cultura de paz y Gestión de Conflicto, Ed. Icaria - UNESCO.
Hilsdorf, Carlos (2004). Atitudes Vencedoras 3° edição Ed. Senac São Paulo.
Maslow, Abraham H. (1970) Motivation and personality. 2ª ed. New York: Harper and Row. USA
Schultz, Duane P; Schultz, Sydney Ellen. (2016) História da Psicologia Moderna. 10ª ed. São Paulo: Cengage Learning
Travain, Luiz Antonio Loureiro (2017) Escolas Clássicas de Negociação aplicáveis à Conciliação e Mediação in https://jus.com.br/artigos/64467/escolas-classicas-de-negociacao-aplicaveis-a-conciliacao-e-mediacao consultado em 08/11/2018
-
Travain, Luiz Antonio Loureiro (2018) Direito Comparado: Princípios da Conciliação e Mediação na América Latina - Breve análise. (Parte 01) in https://jus.com.br/artigos/64471/direito-comparado-principios-da-conciliacao-e-mediacao-na-america-latina-breve-analise-parte-01 consultado em 08/11/2018
Travain, Luiz Antonio Loureiro (2018) (Análise do) Programa do Século XXI pela Paz e Justiça, in https://jus.com.br/artigos/67909/programa-do-seculo-xxi-pela-paz-e-justica consultado em 08/11/2018
Travain, Luiz Antonio Loureiro (2018) Design de sistemas de disputas (dispute system design), in https://jus.com.br/artigos/66615/design-de-sistemas-de-disputas-dispute-system-design consultado em 08/11/2018
Travain, Luiz Antonio Loureiro (2018) Direito Comparado: Rede Judiciária Europeia - A mediação na União Europeia (Parte 2) in https://jus.com.br/artigos/64831/direito-comparado-rede-judiciaria-europeia-a-mediacao-na-uniao-europeia-parte-2 consultado em 08/11/2018
Zimbardo, Philip G. & Gerrig, Richard J. (2005). A psicologia e a vida.
Sites:
https://peacemaker.un.org/sites/peacemaker.un.org/files/GuidanceEffectiveMediation_UNDPA2012_pt_Jun2015correction_0.pdf
https://nacoesunidas.org/numero-crescente-de-conflitos-mostra-que-prevencao-e-mais-necessaria-do-que-nunca-diz-guterres/ , consultado em 16/09/2019.
https://www.un.org/peacebuilding/ , consultado em 16/09/2019)
https://peacekeeping.un.org/en , consultado em 16/09/2019
https://peacemaker.un.org/mediation-networks , consultado em 16/09/2019
-
Diretrizes das Nações Unidas para uma Mediação Eficaz, ONU , disponível em https://peacemaker.un.org/sites/peacemaker.un.org/files/GuidanceEffectiveMediation_UNDPA2012_pt_Jun2015correction_0.pdf