Artigo Destaque dos editores

Usufruto judicial.

Pagamento ao exeqüente com usufruto de bem móvel ou imóvel

Exibindo página 3 de 4
20/06/2008 às 00:00
Leia nesta página:

4. EFEITOS

Segundo a disposição do art. 717 do CPC, decretado o usufruto, perde o executado o gozo do bem até o pagamento da dívida e de seus acessórios. Assim, o executado perderia o direto aos frutos do bem (gozar = fruir), mas o usufruto judicial pode implicar também perda do direito ao uso do bem pelo executado.

De sumo proveito para o esclarecimento dos conceitos básicos acerca dessa questão são as seguintes lições de Caio Mário da Silva Pereira (análise de direito material) e de Pontes de Miranda (análise em comentário à norma do art. 717, do CPC):

"O direito de usar – jus utendi - consiste na faculdade de colocar a coisa a serviço do titular, sem modificação de sua substância. O dono a emprega em seu próprio benefício, ou no do terceiro. Serve-se da coisa. Mas é claro que também pode usa-la, guardando-a ou mantendo-a inerte. O direito de gozar – jus fruendi – realiza-se essencialmente com a percepção dos frutos, sejam os que da coisa naturalmente advêm, como ainda os frutos civis" [96]

"A fruição pode ser admitida sem uso; e o uso, sem a fruição. Donde ser falsa a regra fructus sine usu esse non potest. Em diferentes lugares, as leis romanas a desmentem. Quem usa retira da coisa utilidades que não são os frutos; quem frui pode não usar. O usufruto compreende a fruição e o uso; mas é a destinação da coisa, não só econômica, que determina modo e quantidade ao fruir e ao usar." [97]

O usufruto judicial é, portanto, daquelas hipóteses em que o nu-proprietário, no caso o executado, como já afirmamos, deve perder não só o direito de fruição (gozo), mas também o direito de uso, para assim possibilitar, ou mesmo maximizar, os rendimentos do bem.

Assim o entendimento manifestado de maneira bastante esclarecedora por Maria Antonieta Zanardo Donato:

"Analisando-se as disposições concernentes ao usufruto de imóvel, parece-nos que a fruição direta estaria vedada ao credor, eis que a lei coloca-o sempre em posição de credor desses frutos ou rendimentos, e não na posição de produtor dos mesmos.

Entretanto, entendemos ser possível ao credor, a favor de se instituiu o usufruto de imóvel, a possibilidade de vir a utilizar ou servir-se do bem diretamente, a fim de auferir os rendimentos ou os seus frutos.

Nosso posicionamento se dá por duas razões: se o credor é nomeado administrador da coisa, deverá procurar mantê-la como está e não alterá-la, sob pena de, em caso de culpa ou dolo, responder pessoalmente pelos prejuízos causados ao devedor.

A segunda razão reside no fato de vislumbrarmos que o direito de gozo conferido ao usufrutuário só poderá ser exercido se lhe for transferida a posse do imóvel, pois, do contrário, estar-se-ia em face da simples adjudicação de rendimentos em favor do credor, refugindo totalmente ao que parece ser a ratio legis.

[...]

O direito de gozo outorgado ao credor em razão do usufruto de imóvel compreenderá a sua posse, a sua administração – se assim determinado pelo juízo – podendo competir-lhe ainda o uso da coisa. A admissão do direito ao uso da coisa pelo credor será destinada unicamente á produção dos frutos ou rendimentos, consubstanciando-se porquanto num jus utendi específico á promoção dos rendimentos da coisa. Seria, em verdade, possibilitar-se a fruição da coisa, ainda que para tanto fosse necessário outorgar o seu uso ao credor." [98]

Diante disso, nos parece equivocado o entendimento segundo o qual o bem deve estar produzindo renda para que haja a instituição do usufruto judicial [99], pois o imóvel pode muito bem estar desocupado, e caso esteja ocupado pelo executado, outra será a razão para a possível negativa do usufruto.

Nessa linha de pensamento, o juiz deve agir com acurada cautela ao analisar os pressupostos do art. 716, do CPC, pois caso a perda desses direitos reais possa causar ao devedor gravosidade em valor maior do que o devido, deve ser afastado esse meio de pagamento em execução (exemplo do devedor que reside no imóvel) – a jurisprudência do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo é permeada de precedentes nesse sentido [100].

Nada impede, portanto, que o próprio credor utilize o bem em abatimento da dívida, desde que já instituído o usufruto judicial.

4.2. Ineficácia dos atos de disposição do domínio e subsistência dos efeitos da penhora sobre o bem

O bem permanece sob os efeitos da penhora até a extinção da dívida, isto é, até o término do seu pagamento.

Ovídio Batista da Silva sustenta que a alienação não seria considerada ineficaz por fraude à execução, pois o usufruto judicial, por força da seqüela, seguiria o bem [101].

Araken de Assis, entretanto, a nosso ver com razão, discorda dessa posição sob o fundamento principal de que, considerada a característica pro solvendo do usufruto judicial, esse mecanismo pode se revelar inapto para solver a obrigação, caso em que ao exeqüente resta o direito de levar o bem à hasta pública.

Por conseguinte, não haveria como se conceber alienação eficaz do bem na pendência do usufruto, devendo persistir esse efeito da penhora sobre o imóvel até a quitação da dívida [102].


5. CONCLUSÃO

As conclusões acerca dos tópicos especificamente estudados sobre o pagamento ao exeqüente com usufruto de móvel ou imóvel já foram oportunamente expressadas no corpo do trabalho. Cumpre-nos nesse tópico tecer conclusão geral acerca do instituto estudado, além de apresentarmos nossa proposta de lege ferenda para seu aperfeiçoamento.

Verificamos que o art. 716 é norma que confere ao juiz o exercício da atividade judicante por excelência, ou seja, a ponderação de princípios postos em colisão.

No sistema atualmente consagrado na legislação, ou seja, com a desnecessidade de concordância do executado para instituição do usufruto, resta às partes em contraditório e ao juiz em seu livre convencimento motivado, estabelecerem ou não a presença dos requisitos do art. 716 do CPC, não havendo rigidez quanto ao momento ou outros requisitos (salvo a necessidade de requerimento do exeqüente), sendo que o art. 716 a todo questionamento atrai, como um verdadeiro "buraco negro".

De lege ferenda, entendemos que deve ser dispensada a exigência do requerimento do exeqüente, tanto para o caso de bem móvel quanto de bem imóvel, pois já há a possibilidade de este apresentar impugnação justificada, sempre tendo como norte a ponderação do art. 716, do CPC. Além disso, deve ser o termo "sentença", do art. 719, caput, substituído por "decisão", bem como deve ser prevista expressamente no art. 722, §1º, a necessidade de averbação do usufruto de bens móveis sujeitos a registro (ex: automóveis e embarcações).

A conclusão que se extrai do estudo empreendido é a de que o usufruto judicial é instituto que embora muito pouco prestigiado, se mostra de inafastável proveito em situações práticas específicas das mais diversas. Por tal motivo, o instituto merece melhor atenção da doutrina e dos operadores do direito.

Diante disso, a "popularização" do instituto depende de desenvolvimento maior da doutrina a seu respeito e da divulgação de suas vantagens em situações concretas, mas sem regredir em fixar limites preestabelecidos abstratamente, pois a lei assim não cuidou do instituto e não cabe aos operadores do direito assim proceder.

De mais a mais, é evidente que o instituto depende de maior maturação doutrinária, até para facilitar a digestão das alterações legislativas, a ensejar frutos na atividade jurisdicional e, por conseguinte, na sociedade.


BIBLIOGRAFIA

ABELHA, Marcelo. Manual de execução civil. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

ALEXY, Robert. Direitos fundamentais, ponderação e racionalidade. Trad. Luiz Afonso Heck. Revista de direito privado. São Paulo: RT, v. 24: 334-344, out-dez de 2005.

ASSIS, Araken de. Manual do Processo de Execução. 11ª ed., São Paulo: RT, 2007.

BEDAQUE, José Roberto dos Santos. Tutela Cautelar e Tutela Antecipada: Tutelas Sumárias e de Urgência. 4ª ed., São Paulo: Malheiros, 2006.

________. Os elementos objetivos da demanda à luz do contraditório. In: TUCCI, José Rogério Cruz e; BEDAQUE, José Roberto dos Santos (coords.). Causa de pedir e pedido no processo civil (questões polêmicas). São Paulo: RT, p. 13-50, 2002.

BUENO, Cássio Scarpinella. A nova etapa da reforma do Código de Processo Civil - vol. 3: comentários sistemáticos à Lei n. 11.382/06. São Paulo: Saraiva, 2007.

CALMON DE PASSOS, J. J., A formação do convencimento do magistrado e a garantia constitucional da fundamentação das decisões. Livro de estudos jurídicos. Rio de Janeiro: Instituto de Estudos Jurídicos, n. 3, p. 01-17, 1991.

CAPPELLETTI, Mauro; Bryant Garth. Acesso à justiça. Trad. Ellen Grace Northfleet. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 1998.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

CARNEIRO, Athos Gusmão. A "nova" execução dos títulos extrajudiciais. Mudou muito? Revista de Processo. São Paulo: RT, v. 143: 115-129, jan. de 2007.

CHIOVENDA, Giuseppe. Instituições de Direito Processual Civil. Trad. brasileira. São Paulo: Saraiva, 1942, vol. 1.

COSTA, Eduardo José da Fonseca. Noções jurídico processuais de eficácia, efetividade e eficiência. Revista de Processo. São Paulo: RT, v. 121: 275-301, mar. de 2005.

CUNHA, Leonardo José Carneiro da. Princípio da proporcionalidade na execução civil. In: BRUSCHI, Gilberto Gomes (coord.). Execução civil e cumprimento da sentença. São Paulo: Método, p. 295-328, 2006.

DINAMARCO, Cândido Rangel. Fundamentos do processo civil moderno. 2ª ed., São Paulo: Malheiros, 1987.

________. A instrumentalidade do processo. 11ª ed., São Paulo: Malheiros, 2003.

________. A nova era do processo civil. 1ª ed., São Paulo: Malheiros, 2004.

DONATO, Maria Antonieta Zanardo. Anotações sobre o usufruto de imóveis no Código de Processo Civil. Revista de Processo. São Paulo: RT, v. 76: 180-191, out-dez de 1994.

FUX, Luiz. Curso de direito processual civil. Rio de Janeiro: Forense, 2001.

GAJARDONI, Fernando da Fonseca. Reflexões sobre o novo regime de expropriação de bens introduzido pela Lei 11.382/2006. In: BRUSCHI, Gilberto Gomes; SHIMURA, Sérgio Seiji (coords.). Execução civil e cumprimento da sentença vol. 2. São Paulo: Método, p. 183-198, 2007.

GOMES, Orlando. Contratos. 25ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

GRECO, Leonardo. O processo de execução. Rio de Janeiro: Renovar, 2000, vol. II.

LOPES, João Batista. Efetividade da tutela jurisdicional à luz da constitucionalização do processo civil. Revista de Processo. São Paulo: RT, v. 116: 29-39, jul.-ago. de 2004.

MACHADO, Antônio Cláudio da Costa. Código de processo civil interpretado. 4ª ed., São Paulo: Manole, 2004.

MARINONI, Luiz Guilherme. O direito à adequada tutela jurisdicional. Revista dos Tribunais. São Paulo: RT, v. 663: 243-247, jan. de 1991.

MAXIMILIANO, Carlos. Hermenêutica e aplicação do direito. 19ª ed., Rio de Janeiro: Forense, 2003.

MIRANDA, Francisco Cavalcanti Pontes de. Comentários ao Código de Processo Civil. 2ª ed. (atualização legislativa de Sérgio Bermudes), Rio de Janeiro: Forense, 2002, tomo X (arts. 612-735).

MOREIRA, José Carlos Barbosa. Aspectos do "usufruto de imóvel ou de empresa" no processo de execução. Revista de Processo. São Paulo: RT, v. 26: 08-20, abr-jun de 1982.

________. Por um processo socialmente efetivo. In: Temas de direito processual (oitava série). São Paulo: Saraiva, p. 15-27, 2004.

________. O novo processo civil brasileiro. 19ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 1997.

NERY JÚNIOR, Nelson. Princípios do processo civil na Constituição Federal. 7ª ed. São Paulo: RT, 2002.

NEVES, Celso. Comentários ao Código de Processo Civil. 1ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 1974, vol. VII.

NUNES, Luiz Antônio Rizzato. O princípio constitucional da dignidade da pessoa humana. São Paulo: Saraiva, 2002.

PEREIRA, Caio Mário da Silva. Instituições de direito civil. 9ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 1992, vol. IV.

ROCCO, Ugo. Trattato di diritto processuale civile. 2ª ed. Torino: Unione Topográfico Editrice Torinese.

ROCHA, José de Moura. Sistemática do novo processo de execução. São Paulo: RT, 1978.

SHIMURA, Sérgio Seiji. O princípio da menor gravosidade ao executado. In: BRUSCHI, Gilberto Gomes; SHIMURA, Sérgio Seiji (coords.). Execução civil e cumprimento da sentença vol. 2. São Paulo: Método, p. 529-548, 2007.

SILVA, Luís Virgílio Afonso da. O proporcional e o razoável. Revista dos Tribunais. São Paulo: RT, v. 798, p. 23-50.

________. Interpretação constitucional e sincretismo metodológico. In: SILVA, Virgílio Afonso da (org.). Interpretação constitucional. São Paulo: Método, 2005.

SILVA, Nelson Finotti. Usufruto de empresa subsiste no novo processo de execução (Lei 11.382/2006)?. In: BRUSCHI, Gilberto Gomes; SHIMURA, Sérgio Seiji (coords.). Execução civil e cumprimento da sentença vol. 2. São Paulo: Método, p. 443-449.

SILVA, Ovídio A. Baptista da. Comentários ao Código de Processo Civil. São Paulo: RT, 2000, v. 1.

________. Curso de processo civil. Porto Alegre: Fabris, 1987.

THEODORO JÚNIOR, Humberto. Processo de execução e cumprimento da sentença. 24ª ed., São Paulo: Leud, 2007.

WAMBIER, Teresa Arruda Alvim. Os agravos no CPC brasileiro. 3ª ed. São Paulo: RT, 2000.

________. Nulidades do processo e da sentença. 4ª ed. São Paulo: RT, 1997.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
César Cipriano de Fazio

advogado, mestrando e especialista em direito processual civil pela PUC-SP, professor assistente de direito processual civil na graduação em direito da PUC-SP.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

FAZIO, César Cipriano. Usufruto judicial.: Pagamento ao exeqüente com usufruto de bem móvel ou imóvel. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 13, n. 1815, 20 jun. 2008. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/11410. Acesso em: 23 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos