Artigo Destaque dos editores

A controvérsia de Valladolid: debate acerca da guerra justa, escravização dos índios e a questão do nascimento dos direitos humanos

Exibindo página 2 de 2
13/09/2010 às 14:29
Leia nesta página:

3 CONCLUSÃO

Decorridos quase cinco séculos da realização do debate de Valladolid é interessante constatar a sua contemporaneidade e universalidade, o que pode ser atribuído à influência que as idéias de Sepúlveda e Las Casas exerceram nos séculos seguintes, mas também à complexidade e riqueza dos temas ali tratados. Conforme Gomes

[...] os argumentos de Sepúlveda sobre o domínio que os homens superiores devem exercer sobre os inferiores inspirou o desenvolvimento de teorias colonialistas que, justificadas na superioridade de um povo sobre outro, perduraram por séculos. A sociedade colonial concebida por Sepúlveda, na qual os "homúnculos americanos" deveriam se submeter permanentemente aos espanhóis, homens superiores em sabedoria, prudência e virtude, serviu de exemplo para os modelos colonialistas europeus na América Latina e na África, vigentes até poucas décadas atrás. (GOMES, 2006, p. 107-108)

Se num primeiro momento o debate gira em torno da questão da justiça da guerra movida contra os índios, e traz como conseqüência imediata a formulação de teorias colonialistas exploratórias, uma leitura mais atenta revela contornos muito mais profundos, pois os argumentos de Las Casas em favor do nativo americano trouxe uma novidade para o tempo e para o debate: a defesa dos direitos individuais de todo e qualquer ser humano.

Para o dominicano, os homens são livres em virtude de sua natureza racional e também do princípio cristão segundo o qual todos os homens são iguais. Logo, partindo desses pressupostos, é forçoso concluir que toda pessoa humana é sujeito de direito, independentemente de religião, cultura, etnia, sexo, organização político-social ou qualquer outro fator.

Percebe-se que a pauta de discussões de Valladolid é válida ainda em pleno século XXI, pois as guerras e disputas por motivação religiosa, ou por diferenças étnicas e culturais continuam a ocorrer em todo o mundo, a despeito das modernas declarações dos direitos humanos.


REFERÊNCIAS

ARISTÓTELES. A Política. Tradução Nestor Silveira Chaves. Bauru: Edipro, 1995.

BRUGNERA, Nedilson Lauro. A escravidão em Aristóteles. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1998

GOMES, Renata Andrade. "Com que direito?": análise do debate entre Las Casas e Sepúlveda – Valladolid, 1550 e 1551. 2006. 116f. Dissertação ( Mestrado em Direito) – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte.

GUTIÉRREZ, Jorge Luiz Rodriguez. A Controvérsia de Valladolid: aplicação aos índios americanos da categoria aristotélica de escravos por natureza. 1990. 162 f. Dissertação ( Mestrado em Filosofia) – Universidade Estadual de Campinas.

HANKE, Lewis. El prejuicio racial en el Nuevo Mundo: Aristoteles y los indios de hispanoamerica. Traducción Marina Orellana. Santiago de Chile: Editorial Universitaria, 1958.

HÖFFNER, Joseph. Colonização e evangelho: ética da colonização espanhola no século de ouro. Rio de Janeiro: Editora Presença, 1977.

JOSAPHAT, Carlos, OP. Las Casas: todos os direitos para todos. São Paulo: Loyola, 2000.

CASAS, Bartolomeu de.Las Apologia. In: LOSADA, Angel.(trad). Apologia: de Juan Ginés de Sepúlveda contra Fray Bartolomé de Las Casas y de Las Casas contra Juan Ginés de Sepúlveda. Madrid: Editora Nacional, 1975.

CASAS, Bartolomeu de Las. Brevíssima relação da destruição das Índias: o paraíso destruído. Tradução de Heraldo Barbuy. Porto Alegre: L&PM, 1984.

CASAS, Bartolomeu de Las. Único modo de atrair todos os povos à verdadeira religião. Tradução Noelia Gigli; Hélio Lucas. São Paulo: Paulus, 2005.

LOSADA, Angel. (trad.). Apologia: de Juan Ginés de Sepúlveda contra Fray Bartolomé de Las Casas y de Fray Bartolomé de Las Casas contra Juan Ginés de Sepúlveda. Madrid: Editora Nacional, 1975.

SEPÚLVEDA, Juan Ginés de. Apologia. In: LOSADA, Angel.(trad). Apologia: de Juan Ginés de Sepúlveda contra o Fray Bartolomé de Las Casas y de Fray Bartolomé de Las Casas contra Juan Ginés de Sepúlveda. Madrid: Editora Nacional, 1975.

SEPÚLVEDA, Juan Ginés de. Epistolario. Traducción Angel Losada. Madrid: Ediciones Cultura Hispanica del Centro Iberoamericano de Cooperación. 1979.

SEPÚLVEDA, Juan Gines de. Tratado sobre las justas causas de la guerra contra los indios. México: Fondo de Cultura Economica, 1941.

TIERNEY, Brian. The idea of natural rights. Grand Rapids/Cambridge: William B. Eerdmans publishing Company, 1997.

TOSI, Giuseppe. Aristóteles e a escravidão natural. Boletim do CPA, Campinas, n. 15, p.71-100, jan./jun.2003.

TOSI, Giuseppe. "Verdadeiros donos" ou "servos naturais"?: a teoria da escravidão natural no debate sobre o Novo Mundo (1510-1573). Tradução não publicada de Antonio Artur Barros Mendes; Julliana Paollineli.1998. 371 f. Tese – Universita degli studi di Padova.


Notas

  1. Sepúlveda iniciou sua exposição com a leitura de um amplo resumo da obra Demócrates Segundo ou das Justas Causas da Guerra contra os índios, cuja publicação também foi proibida em toda a Europa, a que chamou de Apologia.
  2. Sugere-se a leitura do Livro I da Política.
Assuntos relacionados
Sobre a autora
Renata Andrade Gomes

Professora Universitária. Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MINAS. Professora Orientadora do IEC - Instituto de Educação Continuada da PUC MINAS

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

GOMES, Renata Andrade. A controvérsia de Valladolid: debate acerca da guerra justa, escravização dos índios e a questão do nascimento dos direitos humanos. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 15, n. 2630, 13 set. 2010. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/17394. Acesso em: 28 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos