Artigo Destaque dos editores

Tutela da omissão legislativa inconstitucional.

Mandado de injunção e ação direta de inconstitucionalidade por omissão

Exibindo página 3 de 4
30/11/2010 às 10:55
Leia nesta página:

VI-AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO

6.1.Conceito

A Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADI por omissão) também foi uma inovação da Constituição Federal de 1988, inspirada no art. 283 da Constituição portuguesa.

Nesse caso, diversamente do que ocorre no mandado de injunção, há um controle abstrato da omissão, com o escopo de defender a ordem fundamental contra omissões incompatíveis com o comando constitucional. Essa ação não se presta a defesa de interesses individuais ou relações subjetivas, mas a proteção da ordem jurídica. Tem-se, portanto, um processo objetivo que busca tornar efetiva norma constitucional de eficácia limitada.

O art. 103, parágrafo segundo, da Constituição Federal estabelece que, declarada a inconstitucionalidade por omissão de medida para tornar efetiva norma constitucional, será dada ciência ao poder competente para a adoção das providências necessárias e, em se tratando de órgão administrativo, para fazê-lo em 30 (trinta) dias.

6.2.Objeto

O objeto da ADI por omissão é a mera inconstitucionalidade da mora dos órgãos competentes para concretizar a norma constitucional. Por conseguinte, não só a atividade legislativa, mas a tipicamente administrativa que possa, de alguma forma, interferir na efetividade da norma constitucional, também poderá ser objeto da ação em tela.

Nesse sentido, LUIS ROBERTO BARROSO esclarece que a omissão é de cunho normativo, que é bem mais ampla que a omissão de cunho legislativo, englobando, assim, "atos gerais, abstratos e obrigatórios de outros Poderes e não apenas daqueles ao qual cabe, precipuamente, a criação do direito positivo". Portanto, para este doutrinador, são impugnáveis, no controle abstrato da omissão, a inércia legislativa de atos normativos primários e secundários de qualquer Poder que obstem a concretização de norma constitucional.

6.3.Legitimidade Ativa

Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, os legitimados para a propositura da ADI por omissão são aqueles previstos no rol do art. 103 da Constituição Federal: Presidente da República, a Mesa do Senado Federal, a Mesa da Câmara dos Deputados, a Mesa de Assembléia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Governador de Estado ou do Distrito Federal, o Procurador-Geral da República, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, partido político com representação no Congresso Nacional, confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional.

No tocante aos legitimados, o Supremo Tribunal Federal prescreve que a Mesa de Assembléia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Governador de Estado ou do Distrito Federal, a confederação sindical ou a entidade de classe de âmbito nacional devem demonstrar pertinência temática, ou seja, devem comprovar a existência de interesse na propositura da ação em relação à finalidade institucional.

6.4 Procedimento

Verificada a existência de omissão inconstitucional, um dos legitimados no art. 103 da Constituição Federal poderá ajuizar a ADI por omissão. Ajuizada a ação, deverá o Ministro Relator pedir informações às autoridades eventualmente responsáveis pela omissão reclamada. Após as informações, deverá ser ouvido o Procurador-Geral da República, devendo os autos, em seguida, serem conclusos ao Relator que, após análise, pedirá dia para julgamento e distribuirá o relatório.

Nessa ação, ao contrário do que ocorre na ação direta de inconstitucionalidade, não é necessária a manifestação do Advogado Geral da União, porquanto não exista ato ou texto impugnado a ser defendido.

O Supremo Tribunal Federal também entende não ser cabível a cautelar em sede de ADI por omissão, pois, no mérito, a decisão que declara a inconstitucionalidade por omissão apenas autoriza o Tribunal a cientificar o órgão omisso para que adote as providências necessárias à concretização da norma constitucional.

6.5.Efeitos da decisão

A decisão proferida na ADI por omissão tem caráter mandamental, constituindo em mora o poder competente que deveria elaborar a norma e não o fez. O art. 103, parágrafo segundo, da Constituição Federal estabeleceu que o Poder competente deverá ser cientificado para adotar as providências necessárias e, em se tratando de órgão administrativo, para fazê-lo em trinta dias.

O Supremo Tribunal Federal entende que o fato de o Constituinte ter estabelecido prazo em relação ao órgão administrativo não obsta que se fixe prazo para o Poder Legislativo (ADI por omissão 3.682). Portanto, em diversos julgados, verifica-se a fixação de prazo razoável para que o Poder Legislativo supra a omissão inconstitucional.


VII-DISTINÇÃO ENTRE O MANDADO DE INJUNÇÃO E A AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO

Acerca da ação direta de inconstitucionalidade por omissão e do mandado de injunção, leciona IVO DANTAS [50]:

"são dois institutos distintos, com procedimentos e efeitos próprios, embora a causa de pedir esteja sempre ligada a uma omissão que decorre do não cumprimento de determinação constitucional, ou seja, a obrigação de que determinada matéria fosse objeto de regulamentação pela via da legislação complementar ou ordinária".

JORGE HAGE [51], ao tratar da matéria, assevera que a ação direta de inconstitucionalidade por omissão tem por objeto o vício omissivo em si, constituindo forma de controle abstrato, concentrado e objetivo da ordem jurídica.

A ação direta de inconstitucionalidade por omissão é instrumento destinado a obter a produção de normas regulamentadoras. Reprime-se, assim, as omissões inconstitucionais, promovendo-se a defesa objetiva da integridade do sistema normativo.

Através dessa ação, portanto, pretende-se suprir as lacunas inconstitucionais do ordenamento jurídico, objetiva-se preencher, geral e abstratamente. Essas lacunas a fim de que a Constituição Federal alcance sua máxima efetividade [52].

O mandado de injunção, por outro lado, volta-se à tutela do direito subjetivo concreto do titular prejudicado, em seu exercício, pela ausência de norma regulamentadora, tendo como desígnio, portanto, a viabilização da fruição do direito ou garantia no caso concreto. [53]

Destarte, enquanto a ação direta de inconstitucionalidade por omissão pode ser utilizada em qualquer hipótese em que se verifica a desobediência ao dever constitucional de regulamentação, o mandado de injunção só poderá ser ajuizado quando da inércia constitucional decorrer a impossibilidade de exercício de direito ou liberdade constitucional ou de prerrogativas inerentes à cidadania, à soberania, e à nacionalidade.

É possível, com base na lição de IVO DANTAS [54], destacar cinco pontos essenciais que distinguem as duas ações constitucionais em análise, a baser:

1.Os legitimados para proporem a ação direta de inconstitucionalidade por omissão estão previstos expressa e taxativamente no art. 103 da Constituição Federal (Presidente da República, a Mesa do Senado Federal, a Mesa da Câmara dos Deputados, a Mesa de Assembléia Legislativa ou da Câmara Legislativa do Distrito Federal, o Governador de Estado ou do Distrito Federal, o Procurador-Geral da República, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, partido político com representação no Congresso Nacional, confederação sindical ou entidade de classe de âmbito nacional). O mandado de injunção, por sua vez, poderá ser impetrado por qualquer pessoa que esteja impossibilitada de exercer direitos e liberdades constitucionalmente assegurados, ou, ainda, prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania em decorrência da ausência de norma regulamentadora infraconstitucional.

2.Enquanto a competência para processar e julgar a ação direta de inconstitucionalidade por omissão é privativa do Supremo Tribunal Federal, o mandado de injunção deverá ser ajuizado perante o órgão do Poder Judiciário competente em razão do Poder, da entidade, órgão, ou autoridade responsável pela omissão, não sendo, dessa forma, exclusiva a competência da Suprema Corte.

3.No tocante aos efeitos, na ação direta de inconstitucionalidade por omissão, cabe ao Supremo Tribunal Federal dar ciência da omissão inconstitucional ao Poder competente para que adote as providências cabíveis e, em se tratando de órgão administrativo, para tomá-las no prazo de trinta dias, ao passo que, no mandado de injunção, o Poder Judiciário deveria suprir a lacuna normativa no caso concreto, viabilizando o exercício dos direitos, liberdades ou prerrogativas constitucionais. [55]

4.Ainda no contexto da produção de efeitos, a ação direta de inconstitucionalidade por omissão apresenta efeitos erga omnes, enquanto o mandado de injunção deve ter efeitos inter partes. [56]

5.Na ação direta de inconstitucionalidade por omissão, a decisão é meramente declaratória, ao passo que, no mandado de injunção, ela deveria ser satisfativa, porque caberia ao Poder Judiciário suprir a omissão legislativa no caso concreto, a fim de possibilitar a fruição de direito, liberdade ou prerrogativa constitucional.

Acerca da distinção das ações constitucionais em tela, JOSÉ AFONSO DA SILVA [57] também as considera inconfundíveis e ressalta que enquanto a ação direta de inconstitucionalidade por omissão visa a obter uma decisão que estimule a produção das normas imprescindíveis para integrar a eficácia da Constituição Federal, o mandado de injunção propõe-se a concretizar o direito em favor do impetrante, quando inexistir norma regulamentadora do dispositivo constitucional que lhe outorga o referido direito.


VIII-CONCLUSÃO

De início, é preciso esclarecer que não consideramos apropriada a equiparação dos efeitos deste do mandado de injunção aos da ação de inconstitucionalidade por omissão.Não nos parece razoável admitir que o constituinte originário tenha criado dois instrumentos com finalidade e alcance idênticos.

Dessa forma, entendemos que o mandado de injunção apresenta o escopo de concretizar direitos e garantias constitucionais consagrados em normas de eficácia limitada quando obstados em razão da omissão legislativa inconstitucional do Poder Público. A ação direta de inconstitucionalidade por omissão, por sua vez, visa a obter a edição de normas regulamentadoras pelo órgão competente.

Quanto aos efeitos do mandado de injunção, entendemos que, preenchidos os requisitos da ação, o órgão jurisdicional deve conceder a injunção estabelecendo os preceitos a serem observados no caso concreto a fim de viabilizar o exercício dos direitos e das liberdades constitucionais inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania, obstado pela omissão legislativa inconstitucional.

Assim, a nosso ver, por meio do instrumento em tela, o impetrante deve obter a imediata fruição do seu direito ou garantia constitucional, competindo ao juízo o delineamento das condições necessárias para tanto. Consideramos que essa atividade regulamentadora deve ser desenvolvida subsidiariamente pelo órgão jurisdicional e deverá oferecer a solução no caso concreto.

Não há que se falar, nesse caso, em sobreposição do Poder Judiciário em relação aos demais Poderes. A aplicação e efetivação das normas constitucionais é dever do Estado, não sendo lícito a nenhum dos Poderes se omitir em relação ao cumprimento dessa obrigação. Portanto, quando verificada a omissão legislativa, o Poder Judiciário, autorizado pelo art. 5º da Constituição Federal, poderá exercer o controle sobre a inércia inconstitucional dos demais Poderes.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Dessa forma, por meio dessa ação constitucional, a realização do controle dessa inatividade nada mais é do que a aplicação do sistema dos freios e contrapesos. Não existe, na hipótese, usurpação de funções, principalmente, porque a atividade do órgão julgador será sempre subsidiária e provisória, haja vista este estar autorizado a agir apenas enquanto perdurar a omissão do Poder competente.

Esta solução não transfere inapropriadamente o julgamento do mandado de injunção ao juízo de primeiro grau, cabendo ao órgão competente para apreciar a ação possibilitar diretamente o exercício do direito reclamado, fixando, de pronto, os parâmetros que o nortearão no caso concreto.

Destarte, a nosso ver, o constituinte, ao criar o mandado de injunção, pretendeu que o juiz, ao conceder a injunção, regulamentasse, para o caso concreto, a norma constitucional de eficácia limitada, sanando, no caso concreto, a omissão inconstitucional, ao passo que, por meio da ADI por omissão, o constituinte busca estimular a atividade normativa com o escopo de preencher as lacunas inconstitucionais do ordenamento jurídico brasileiro.


REFERÊNCIAS

9.1 Livros

AGRA, Walber de Moura. Manual de Direito Constitucional. 1ª ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003.

BARBOSA, Ruy. Commentários à Constituição Federal Brasileira (colligidos e ordenados por Homero Pires) vol. II, São Paulo: Sraiva & Cia, 1993, p. 488 apud SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 2ª ed. rev. atual. Porto Alegre: Livraria o Advogado, 2001.

BARROSO, Luís Roberto. O Direito Constitucional e a Efetividade de suas normas, 2001.

BASTOS, Celso Ribeiro & BRITO, Carlos Ayres de. Interpretação e aplicabilidade das normas constitucionais. São Paulo: Saraiva, 1982.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. Direito Constitucional, 6ª ed. revista. Coimbra: Livraria Almedina, 1993.

CAPPELLETI, Mauro. Juízes irresponsáveis?. Tradução e revisão: Carlos Álvaro de Oliveira. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 1989.

________________. Juízes Legisladores? Tradução e revisão: Carlos Álvaro de Oliveira. Porto Alegre: Sérgio Antônio Fabris Editor, 1989.(reimpressão em 1999).

CARRAZA, Roque Antônio. Curso de Direito Constitucional Tributário. São Paulo: Malheiros, 1993.

CUNHA JUNIOR, Dirley da. Controle Judicial da Omissão do Poder Público: em busca de uma dogmática constitucional transformadora à luz do direito fundamental à efetivação da constituição. São Paulo: Editora Saraiva, 2004

DANTAS, Ivo. Mandado de Injunção (Guia teórico e prático). 1ª ed. Rio de Janeiro: Aide. Ed, 1989.

___________. O valor da Constituição (Do controle de constitucionalidade como garantia da supralegalidade constitucional).Rio de janeiro: Renovar, 1966.

DINIZ, Maria Helena. Compêndio de introdução à ciência do direito. 11ª ed. atual. São Paulo: Saraiva, 1999.

FERRAZ JUNIOR, Tércio Sampaio. Introdução ao estudo do direito: ténica, decisão, dominação. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 2001.

FERREIRA FILHO, Manoel Gonçalves. Curso de Direito Constitucional. São Paulo, 1995.

FIGUEIREDO, Marcelo. O mandado de injunção e a inconstitucionalidade por omissão. 1ª ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1991.

GRECO FILHO, Vicente. Tutela constitucionais das liberdades. São Paulo: Saraiva, 1989.

HAGE, Jorge. Omissão Inconstitucional e Direito Subjetivo. Brasília: Brasília Jurídica, 1999.

MACHADO, Carlos Augusto Alcântara.Mandado de Injunção: um instrumento d efetividade da constituição. São Paulo: Atlas, 1999.

MEIRELLES, Hely Lopes. Mandado de Segurança, Ação Popular, Ação Civil Pública, Mandado de Injunção, "Habeas Data", Ação Direta de Inconstitucionalidade, Ação Declaratória de Constitucionalidade, Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental, O Controle Incidental de Normas no Direito Brasileiro. 26ª.Edição Ed. Atual.por Arnoldo Wald e Gilmar Ferreira Mendes – 2ª Tiragem.São Paulo: Malheiros Editores, 2004.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. Eficácia das Normas Constitucionais sobre Justiça Social, tese apresentada à IX Conferência Nacional da OAB, 1982, Florianópolis, in Revista de Direito Público.

MORAIS, Alexandre de. Direito Constitucional. 15ª ed. atual. com as reformas previdenciárias (EC n. 41/03) e Tributária (EC n. 42/03) São Paulo: Editora Atlas, 2004.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional. 20ª ed. rev. atual. São Paulo: Malheiros Editores, 2001.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 2ª ed. rev. atual. Porto Alegre: Livraria o Advogado, 2001.

PFEIFFER Roberto Augusto Castellanos. Mandado de Injunção. São Paulo: Editora Atlas, 1999.

PIOVESAN, Flávia. Proteção judicial contra omissões legislativas – Ação direta de inconstitucionalidade e mandado de injunção. 2ª ed. rev. Atual. e amp. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2003.

Teixeira, J.H.Meirelles.Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Forense, 1991.

TEMER, Michel. Elementos de direto constitucional. 18ª ed. rev. e amp. São Paulo: Malheiros, 2002.

9.2 Artigos

BARROSO, Luís Roberto. Mandado de Injunção: o que foi sem nunca ter sido. Uma proposta de reformulação, Revista de Direito de 1998 – 1º semestre – Procuradoria-Geral da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1998, 189-198.

9.3 Meio Eletrônico

BARROSO, Luís Roberto. Dez anos da Constituição de 1988 (Foi bom pra você também?) Disponível em WWW2.uerj.br/~direito/publicações/publicações/diversos/barroso

PAULO, Ricardo de Moura. Mandado de Injunção. Disponível em: WWW.sadireito.com.br/index.asp?Ir=area.asp&area=5&texto=4764

Sítio eletrônico: stf.jus.br

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Marina dos Anjos Pontual

Procuradora federal. Pós graduada em Direito Processual. Bacharel em Direito pela UFPE. Pós graduanda em Direito do Trabalho

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

PONTUAL, Marina Anjos. Tutela da omissão legislativa inconstitucional.: Mandado de injunção e ação direta de inconstitucionalidade por omissão. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 15, n. 2708, 30 nov. 2010. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/17971. Acesso em: 29 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos