Tribunal do júri.

Aspectos históricos

07/04/2014 às 17:22
Leia nesta página:

Aborda-se a origem do Tribunal do Júri

Para Filó (1999) a origem remonta às leis mosaicas, em que pese quererem atribuir ao Tribunal dos Heliastas ou dos Dikastas na Grécia antiga, corrente esta, a helenista.

Greco Filho menciona que “no correr da história e nos diversos países, apresentou ele grandes variações” entre elas cita o “escabinado (tribunal misto, em que o juiz togado também vota), de origem germânica ou franca” (1997, p. 412).

No escabinado “a responsabilidade do réu é examinada e decidida, em conjunto, pelos juízes leigos e juízes profissionais [...]” enquanto que no júri “só o elemento popular decide sobre a existência e autoria do crime”. (MARQUES, 1997, p. 33).

Marques citando Carnelutti, Pereira e Souza e Teixeira de Freitas fez constar:

Não só no júri e no Tribunal de escabinos, mas também no assessorado, existe a colegialidade heterogênea. O assessor participa do julgamento, ou com voto deliberativo, e então o assessorado se confunde com o escabinado, ou com voto apenas consultivo, quando então suas funções se avizinham das do perito. Este último integra o assessorado propriamente dito, tal como o consagrava a legislação portuguesa, em que o juiz leigo se aconselhava com um jurista (o assessor) que, com seus “conhecimentos de jurisprudência”, o instruía no exercício das funções. Esta instituição tem, hoje, na justiça penal, interesse meramente histórico. (1997, p. 29).

Morais; Lopes (1994) fazem referência aos aspectos históricos, assim como Aranha (1994) em relação à origem das provas, que segundo relato de vários doutrinadores e por questão lógica conclui-se que o fim da ordália está intimamente ligada ao nascimento do júri.

Para apuração da verdade, e por influência da religião na antiguidade, utilizavam-se da ordália.

Oliveira (2005) cita Tourinho Filho (1992) nominando o sistema de ordálico.

Vários eram os métodos utilizados para se chegar à verdade através de meios penosos aplicados aos acusados.

Havia ainda, o juramento que ainda é adotado em alguns países, caso em que se invoca a divindade que é a testemunha da verdade e em caso de mentira o que prestou o juramento será considerado culpado e por último o duelo, onde o litigante que pedisse algo injusto, Deus não permitiria que saísse vencedor.

Entre os meios adotados pela ordália, havia a prova de fogo, onde o acusado era obrigado a tocar a língua em um ferro quente ou caminhar descalço sobre ele; a prova das bebidas amargas onde a mulher acusada de adultério tinha que beber o líquido sem alterar a naturalidade e se assim não mantivesse era considerada culpada; na prova das serpentes o acusado era atirado ao meio delas e se mordido por uma delas culpado era considerado, além de outras.

Oliveira novamente citando Tourinho Filho (1992, p. 216) explicou que existia “a prova da água fria: jogado o indiciado à água, se submergisse, era inocente, se viesse à tona seria culpado”.

Havia a prova “do ferro em brasa”, onde “o pretenso culpado, com os pés descalços, teria que passar por uma chapa de ferro em brasa” e caso “nada acontecesse, seria inocente; se se queimasse, sua culpa seria manifesta”.

Tourinho Filho (2010) manifesta que a doutrina majoritária entende que com o fim da ordália pelo Concílio de Latrão, onde o Papa Inocêncio III passou a proibir que os clérigos participassem dos julgamentos surge através da substituição da ordália pelo júri, onde homens bons se reuniam para a realização do julgamento daquele acusado de cometer o delito.

Para Nucci (2008) os julgamentos eram feitos pelos juízes de Deus e após a abolição pelo Concílio de Latrão, surge então o Tribunal do Júri que tem origem no ano de 1215 na Inglaterra. Era o júri, composto por doze pessoas existindo ainda o chamado grande júri composto por vinte e quatro pessoas.

Concluindo, as ordálias eram “tipo de prova judiciária usado para determinar a culpa ou a inocência do acusado por meio da participação de elementos da natureza”, sendo que o “resultado é interpretado como um juízo divino, também é conhecido como juízo de Deus (judicium Dei, em latim)”. (http://jus.com.br – júri – pequenas observações históricas - Fernando Antônio Calmon Reis – acesso em agosto de 2013).

Mesmo entendimento manifestou Frederico Marques, (2009, p. 185), citando Toulemon, (1928, p. 154) expressou:

Nascido na Inglaterra, depois do Concílio de Latrão aboliu as Ordálias e os Juízos de deus, ele guarda até hoje a sua origem mística, muito embora, ao ser criado, retratasse o espírito prático e clarividente dos anglo-saxões.

“Com a revolução francesa, foi transplantado para o continente, passando da França para os demais países europeus” com exceção de “Holanda e Dinamarca, que não adotaram”. (MARQUES, 2009, p. 186).

Para Soares em sua obra O Advogado e o Processo Constitucional (2004, p. 25) “na era dos juízos de Deus e das ordálias, a participação dos advogados foi quase que totalmente suprimida”.

Ao desligar-se da religião a justiça ganha status de legalidade, pois conduzida por órgãos públicos, momento em que a confissão passou a ser chamada de "rainha das provas", fase que era admitida a confissão mediante tortura. (MORAIS; LOPES, 1994).

Sobre a origem do Júri, Távora; Alencar, (2010, p. 745) emitem interessante ensinamento, onde se engloba desde a época de Jesus Cristo até a Revolução Francesa.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Para eles “a origem do Tribunal do Júri é visualizada tanto na Grécia como em Roma, havendo quem veja fundamento divino para a legitimidade desse órgão”.

Com essa “inspiração, o julgamento de Jesus cristo, malgrado desprovido das garantias mínimas de defesa, é lembrado como um processo com características que se assemelham ao júri”.

Concluiu que “a maior parte da doutrina indica raiz do tribunal do júri a magna Carta da Inglaterra, de 1250, bem como seu antecedente mais recente, a Revolução Francesa de 1789”.

REFERÊNCIAS

ACQUAVIVA, Marcus Cláudio, Dicionário acadêmico de direito, São Paulo: Editora Jurídica Brasileira, 1999.

ARANHA, Adalberto Jose Q. T de Camargo. Da prova no processo penal. 3 ed. São Paulo: Saraiva, 1994.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Código penal comentado. 2. ed. atual. São Paulo: Saraiva, 2004.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal. 17. ed. atual. São Paulo: Saraiva, 2012.

CALMON REIS, Fernando Antônio. júri – pequenas observações históricas - http://jus.com.br, 2013.

CAPEZ, Fernando. Curso de direito penal: parte geral. De acordo com as leis n. 10.741/2003. 8. ed. ver. e atual. São Paulo: Saraiva, 2005.

_____ . _____ Curso de processo penal, São Paulo: Saraiva, 2008.

_____ . _____ Curso de processo penal, 18. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

CAMPOS, Walfredo Cunha. O novo júri brasileiro, São Paulo, Primeira Impressão, 2008.

CARNELUTTI, Francesco. As misérias do processo penal. Campinas: Brookseller, 2002.

FEITOZA, Denilson. Direito processual penal. Impetus, 2009.

FILÓ, José Luiz. A Defesa na prática: o tribunal do júri. Campinas: Bookseller, 1999.

FILÓ, José Luiz. A defesa no novo júri, São Paulo, Fleming, 2011.

GRECO FILHO, Vicente, 1943. Manual de processo penal / Vicente Greco Filho. - 4. ed., ampl.e atual. - São Paulo : Saraiva, 1997.

JUNIOR, Ângelo Ansanelli. O tribunal do júri e a soberania dos veredictos, Lumen Juirs, Rio de Janeiro, 2005.

MARQUES, José Frederico. Elementos de direito processual penal. Campinas: Booksseller, V. III, 1998.

MORAIS, Paulo Heber de e LOPES, João Batista. Da prova penal. Campinas – SP: Copola, 1994.

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de Processo Penal e Execução Penal. 3 Ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.
NUCCI, Guilherme de Souza. Tribunal do Júri. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2008. 

NUCCI, Guilherme de Souza. Manual de direito penal: parte geral. 6 ed. atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2009.

_____ . _____ Código de processo penal comentado. 11. ed. ver., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos tribunais, 2012.

OLIVEIRA, Eugênio Pacelli de. Curso de processo penal: 5 ed. rev. e atual. Ampl. Belo Horizonte: Del Rey, 2005.

_____ . _____ 17 ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 2013.

OLIVEIRA, Eugênio Pacelli de, Comentários ao código de processo penal e sua jurisprudência / Douglas Fischer.
Imprenta: São Paulo, Atlas, 2013.

REIS, Alexandre Cebrian Araújo. Direito processual penal esquematizado. São Paulo: Saraiva, 2012.

SOARES, Carlos Henrique. O advogado e o processo constitucional, Belo Horizonte: Decálogo, 2004.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Santos Fiorini Netto

Advogado Criminalista, especialista em ciências penais e processo penal, professor de direito penal (Unifenas - Campo Belo - MG), escritor das obras "Prescrição penal simplificada", "Direito penal parte geral V. I" e "Direito penal parte geral V. II", "Manual de Provas - Processo Penal", "Homicídio culposo no trânsito", "Tráfico de drogas - Aspectos relevantes", "Noções Básicas de Criminologia" e "Tribunal do Júri, de suas origens ao veredicto". Atua na área criminal, defesa criminal em geral - Tóxicos - crimes fiscais - Tribunal do Júri (homicídio doloso), revisão criminal, homicídios no trânsito, etc.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos