Artigo Destaque dos editores

Da (im)possibilidade da usucapião de bem público

Exibindo página 2 de 2
24/09/2014 às 13:40
Leia nesta página:

5. O GIRO LINGUÍSTICO NA INTERPRETAÇÃO CONSTITUCIONAL – PLANO DE EFICÁCIA DAS NORMAS

Apesar de todos os pontos destacados que fundamentem a usucapião do bem público, partimos em busca do real sentido da interpretação constitucional, a qual, a nosso sentir, veda a possibilidade objeto do trabalho.

Esta ideia é relida por Heidegger e o método da redução eidética deve reduzir tudo aquilo da coisa que não seja a sua essência, logo, a partir da retirada do que dispensável, conheceríamos a coisa em si.

Seguindo o nosso giro hermenêutico paramos em Hans-Georg Gadamer, filósofo de fundamental importância para a interpretação constitucional.

Gadamer aprofundou os trabalhos de Heidegger e contrapôs o argumento da mera redução eidética do campo subjetivo para o campo sincrético. É que para Martin Heidegger a interpretação seria ato subjetivo sendo então impossível retirar dela elementos como o preconceito.

A linguagem seria então o indício da finitude de nosso conhecimento, assim a única maneira de superar o texto subjetivo da interpretação, contaminada pelos preconceitos do leitor, seria a construção de um horizonte que unisse ambos: autor e leitor em um só ponto.

Diz o Gadamer que: “a estreita presença que unia na sua origem a hermenêutica filológica com a jurídica apoiava-se no reconhecimento da aplicação com o momento integrante de toda a compreensão. Tanto para a hermenêutica jurídica quanto para a teleológica, é constitutiva a tensão que existe entre o texto proposto – da lei ou do anúncio – e o sentido que alcança sua aplicação ao instante concreto da interpretação, no juízo ou na pregação. Uma lei não quer ser entendida historicamente. A interpretação deve concretizá-la em sua validez jurídica”.( p. 474.1960)

Podemos ainda citar Bernardo Gonçalves Fernandes que ao construir a sua teoria da decisão a partir das obras de Lenio Streck diz: “o direito e as decisões judiciais não podem ser entendidas como um conjunto assistemático e esparso que não guarda interconexões com a comunidade de princípios (Dworkin) e a tradição (Gadamer) no qual estão inseridos. Se os capítulos de um romance estão escritos por vários autores devem guardar uma conexão interna de tal modo que cada autor continue a historia de seu antecessor de forma coerente (impedindo que o romance vire um conjunto de contos desconexos), afinal é um romance em cadeia) o mesmo deve acontecer com as decisões judiciais, que nada mais são do que a continuidade de uma história institucional. Ou seja, decisões judiciais não podem e não devem ser dadas (arbitrariamente) ad hoc.”(249, 2012)

Diante deste contexto hermenêutico e da interpretação dispensada ao conjunto sistemático de bens públicos, usucapião aliados à dignidade da pessoa humana, princípios da administração pública, direito à moradia, entendemos como inaplicável a usucapião dos bens públicos e isto por mais de um motivo:

A) O plano das normas constitucionais acentua-se acima do plano da legislação ordinária, o que não permite o seu choque ou colidência; assim, jamais a constituição está em choque com a lei, ao contrário, caso esta não seja pertinente ao texto maior estará relegada ao ostracismo, ao exílio da inconstitucionalidade. Assim, jamais a lei do Minha Casa, Minha Vida poderá dispor sobre vedação constitucional;

B) O juízo de interpretação constitucional deve ser adequado pelo intérprete, de modo que una, em um só plano, o antigo texto escrito aos atuais anseios de uma sociedade plúrima, justa e digna sem que comungue a construção de uma lei maior paralela, método este de mutação constitucional que desalinhe ao conteúdo programático do texto; mas, também não se pode perder de vista o desserviço da fossilização constitucional;

C) Assim, ainda que se entenda pela obsolescência da vedação constitucional, sua alteração somente será feita por meio de emenda constitucional, pois aquele plano superior merece a alteração por norma de mesmo quilate, porém, nada impede que no plano inferior, seja regulamentado um modo – legal, impessoal, moral, público e eficiente-, da utilização do bem dominical e sua disposição à sociedade.


NOTAS FINAIS

A título de finalização do presente trabalho e um posicionamento crítico acerca do exposto, entendemos, mesmo assim, pela impossibilidade da usucapião do bem público; isto porque nos filiamos ao pensamento de supremacia constitucional e onde esta peremptoriamente determinou, não caberá a contradição ou a liquefação por leis hierarquicamente inferiores.

Entendemos que a construção da usucapião do bem público deve ter uma base sólida e fundamentada em normas e princípios. O texto constitucional escapa do alcance hermenêutico que o faça se contradizer, devendo então ser dado ao caso uma intepretação fechada.

Ainda que saibamos das mazelas que assolam à má gestão da coisa pública, das mazelas e idiossincrasias que corroem o poder público brasileiro, não podemos justificar nisto o caminho para a anarquia, para a ausência do estado.

São nossas considerações.


REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar, 2000. 278p.

____________________.. Vida a Crédito. Traduzido por Alexandre Werneck. Rio de Janeiro: Zahar, 2010.

BRASIL. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em:05 de maio de 2014.

BRASIL CÓDIGO CIVIL. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htmAcesso em:05 de maio de 2014.

BRASIL LEI 11.977/09. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11977.htmAcesso em:05 de maio de 2014.

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. 26ª edição. São Paulo : Atlas, 2013.

FARIAS, Cristiano Chaves de; ROSENVALD, Nelson. Direitos Reais. Rio de Janeiro: Lúmen Júris, 2006.

FERNADES, Bernardo Gonçalves. Curso de Direito Constitucional. Lúmen Júris Editora. Rio de Janeiro. 2012.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução Flávio Paulo Meurer. 2.ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

GALUPPO, Marcelo coord. O Brasil que queremos: reflexões sobre o Estado Democrático de Direito. – Belo Horizonte :Ed. Puc Minas, 2006. 736p.

LORENZETTI, Ricardo Luis. Fundamentos do Direito Privado. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1998.

PERLINGIERI, Pietro. Perfis do Direito Civil. 3 ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2007

ROPPO, Enzo. O Contrato. Traduzido por Ana Coimbra e M. Januário C. Gomes. Coimbra: Almedina, 1988.

TIMM, Luciano Benetti. O Novo Direito Contratual Brasileiro. Rio de Janeiro: Forense,2008.

Silva, José Afonso da. Aplicabilidade das normas constitucionais - : São Paulo, Malheiros, 2002. 277 p.


Notas

[1] Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

III - a dignidade da pessoa humana

[2] Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes: XXII - é garantido o direito de propriedade;

XXIII - a propriedade atenderá a sua função social;

[3][3] Art. 170. A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:

II - propriedade privada;

III - função social da propriedade;

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Art. 183. Aquele que possuir como sua área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural. § 1º - O título de domínio e a concessão de uso serão conferidos ao homem ou à mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil.

§ 2º - Esse direito não será reconhecido ao mesmo possuidor mais de uma vez.

§ 3º - Os imóveis públicos não serão adquiridos por usucapião.

[4] Art. 191. Aquele que, não sendo proprietário de imóvel rural ou urbano, possua como seu, por cinco anos ininterruptos, sem oposição, área de terra, em zona rural, não superior a cinqüenta hectares, tornando-a produtiva por seu trabalho ou de sua família, tendo nela sua moradia, adquirir-lhe-á a propriedade.

Parágrafo único. Os imóveis públicos não serão adquiridos por usucapião.

[5] Art. 98. São públicos os bens do domínio nacional pertencentes às pessoas jurídicas de direito público interno; todos os outros são particulares, seja qual for a pessoa a que pertencerem.

[6]

Art. 99. São bens públicos:

I - os de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praças;

II - os de uso especial, tais como edifícios ou terrenos destinados a serviço ou estabelecimento da administração federal, estadual, territorial ou municipal, inclusive os de suas autarquias;

III - os dominicais, que constituem o patrimônio das pessoas jurídicas de direito público, como objeto de direito pessoal, ou real, de cada uma dessas entidades.

Parágrafo único. Não dispondo a lei em contrário, consideram-se dominicais os bens pertencentes às pessoas jurídicas de direito público a que se tenha dado estrutura de direito privado.

[7] Art. 101. Os bens públicos dominicais podem ser alienados, observadas as exigências da lei.

Art. 102. Os bens públicos não estão sujeitos a usucapião.

[8] Art. 1.240. Aquele que possuir, como sua, área urbana de até duzentos e cinqüenta metros quadrados, por cinco anos ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural.

[9]Dominicais e Demais Bens Públicos - Usucapião

    Desde a vigência do Código Civil, os bens dominicais, como os demais bens públicos, não podem ser adquiridos por usucapião.

[10] Nosso marco teórico está centrado nas obras de Zygmunt Bauman, Modernidade Líquida e Vida a Crédito. Citamos: As realidades cadavéricas, rígidas, restritas, sólidas e impassíveis deveriam ser, teriam de ser, seria) fundidas em nome de realidades ainda mais sólidas, imunes ao acaso, a mudança não planekada, não intencionais e não controladas, invulneráveis aos caprichos do destino. As realidades sólidas que ainda existem precisam ser derretidas, exatamente porque não são sólidas o bastante, não tão sólidas quantos as realidades que a razão e as habilidades humanas podem projetar e atualizar se forem seriamente aplicadas. (2010, p.133)

[11] Obra Anjos de Rafael

[12] as normas constitucionais de princípio são classificadas como normas constitucionais de eficácia limitada, pois dependem de outras normas para produzir os efeitos desejados pelo legislador originário. (Silva, J.A., 2002) 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Raphael Boechat Alves Machado

Advogado Pleno - João Bosco Leopoldino Advocacia e Consultoria. Professor de Direito na Famig: direito Administrativo e Ambiental; <br>Membro da Comissão da OAB/MG de Direito Tributário.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

BOECHAT, Raphael Alves Machado. Da (im)possibilidade da usucapião de bem público. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 19, n. 4102, 24 set. 2014. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/30295. Acesso em: 24 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos