Artigo Destaque dos editores

Os valores por trás do Secret.

A defesa das garantias constitucionais contra o Estado arbitrário

27/08/2014 às 14:16
Leia nesta página:

O Direito reflete a sociedade, porém a Sociedade da Informação é dinâmica e sobe de elevador enquanto o Direito de escada. Analisar essas novas fronteiras de forma açodada subverterá garantias constitucionais.

Em 19/08/14 foi proferida decisão liminar na Ação Civil Pública proposta pelo Ministério Público Estadual do Espirito Santo (íntegra da inicial)  na qual o juízo da 5ª Vara Cível de Vitória determinou a retirada do aplicativo Secret da Apple Store, da Google Play e da loja do Windows Phone da Microsoft, retirando a versão client chamada Cryptic (íntegra da decisão).

Na decisão judicial além da retirada do aplicativo das lojas o juízo determina que estas remotamente excluam dos telefones de seus usuários os arquivos do aplicativo já baixado.

O fundamento jurídico dado pela promotoria é de que o aplicativo permitia o anonimato e este é vedado constitucionalmente, de modo que a plataforma estava sendo usada para prática de atos criminosos e cyberbullying.

O promotor ressaltou essas partes da publicidade do aplicativo  “permite que o usuário conte segredos dele ou de amigos anonimamente por meio do aplicativo para contatos do Facebook”, sendo que os próprios desenvolvedores do mesmo afirmam que “é impossível identificar quem contou o segredo, já que não há nenhum dado ou foto do usuário” e garantem que “não há risco de o segredo vazar no Facebook”, sendo que “o máximo de informação divulgada é que a mensagem foi publicada por um amigo ou por um amigo de um amigo no app”, o que foi reproduzido na decisão.

Ora, o pedido e a decisão estão firmados em publicidade e não realmente em (im)possibilidades técnicas do aplicativo em identificar ou não os usuários.

Observando os termos de uso fica claro que há coleta de dados dos usuários, o que possibilita a vinculação das postagens aos usuários. Não há, simplesmente anonimato integral, mas sim apenas a não divulgação de quem quer que tenha postado no mural do Secret.

No próprio parecer técnico que embasa o pedido há a indicação de que as postagens estão vinculadas ao telefone e perfil do Facebook ou email, informados no cadastro.

Em relação ao anonimato, e sua vedação ao que serve de fundamento da ação, o mesmo não há pois existe retenção de dados e que podem ser obtidos pelos canais judiciais usuais. E de mais a mais, a vedação ao anonimato só é válida quando a manifestação da expressão ofende direito alheio. Nesse ponto começamos a descortinar os valores que devem ser defendidos por trás do Secret.

A decisão foi temerária pois cerceia a liberdade de empreendimento por não conseguir lidar com a tecnologia e suas interações e possibilidades. As declarações do promotor de que “estamos vivendo um tempo confuso, um tempo de alta tecnologia” e que “temos que nos adaptar também” não é autorizador de ferir princípios constitucionais sob o desejo de se evitar que um aplicativo seja utilizado para fins criminosos.

Nessa linha de raciocínio deveriam ser fechadas as fábricas de armas e facas, visto que ambas as ferramentas podem ser utilizadas para fins criminosos. Ainda, se é para proteger a imagem, então devem ser proibidos os acessos no Brasil ao Facebook, Youtube e outros, pois postagens ali podem ofender a dignidade, honra e intimidade de terceiros e, caso se utilizem de um perfil falso, também seriam “anônimos”.

Endemonizar uma tecnologia ou um core business por não se saber lidar com a dinâmica do mesmo é deter o avanço tecnológico e ofender premissas de liberdades constitucionais com base em uma suposta ocorrência de irregularidades. Trata-se do melhor estilo Minority Report, o famoso filme de 2002 estrelado por Tom Cruise, para se “antecipar” aos crimes.

Tecnicamente o aplicativo permite o rastreamento e associação a quem postar, então o “anonimato” propagado é apenas em relação ao layout  e dinâmica operacional para o usuário e não que administrativamente não haja a retenção desses dados individualizadores dos utilizadores do mesmo.

Bom, já que o anonimato é relativo, então quais os valores por trás do aplicativo?

Em relação ao ponto de que a Constituição Federal veda o anonimato essa interpretação não pode ser literal, mas sim sistemática com os demais princípios constitucionais e infraconstitucionas. A Lei Maior prevê que o anonimato é vedado na liberdade de expressão (art. 5º, IV CF/88) pois também garante o direito de resposta e indenização em caso de dano (art. 5º, V) ou seja, essa vedação ao anonimato só é exigível na hipótese de que essa manifestação da liberdade de expressão ofenda ou envolva terceiros.

A dinâmica do aplicativo é para a publicação de segredos próprios. Como se vê da esmagadora maioria das postagens elas se referem a manifestações feitas que se fossem individualizadas publicamente gerariam constrangimento a quem publicou. Quando alguém posta dizendo que dorme sem tomar banho; que tem desejo por pessoas do mesmo sexo, mas não se assume; que não gosta do trabalho, mas trabalha por dinheiro; são manifestações que apenas se referem à órbita pessoal de quem está se manifestando, não havendo qualquer tipo de ilegalidade ou vedação constitucional a essas manifestações. Vedar essas manifestações é vedar a livre manifestação do pensamento garantida também pela Constituição.

Graças a esse anonimato operacional o Secret é utilizado em locais totalitários e conflagrados para exposição de ideias sem haver retaliações imediatas. A defesa da liberdade de expressão é uma premissa fundamental nas sociedades democráticas, livres e reguladas pelo Estado Democrático de Direito.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

De outra mão também se cria uma limitação ao exercício de atividade econômica, sem fundamento legal, que é vedada no art. 170, parágrafo único da CF/88. O impedimento ao exercício da exploração econômica do aplicativo pela decisão ofende essa garantia constitucional.

É importante ter em mente que o mundo está cada vez mais globalizado. Vivemos já a era pós digital, pois a tecnologia já faz parte do nosso cotidiano, como cita Walter Longo, então a alegação de que vivemos tempos confusos por parte do promotor gera instabilidade jurídica e descrédito do Brasil em um cenário mundial.

A sociedade democrática garante ao homem a sua liberdade e garantias, pois “dar ao homem direitos é colocar o Direito a serviço de sua liberdade. As prerrogativas humanas tornam-se, portanto, direitos do homem quando elas têm um estatuto jurídico.”[1]

A alegação na ação judicial é de que há conflito de garantias e que a dignidade da pessoa humana teria primazia sobre a manifestação do pensamento. Ora, voltando ao ponto, vemos que o aplicativo não tem como finalidade a prática de cyberbullying, difamação, calúnia, etc., mas sim à propagação de pensamentos próprios do usuário. Quaisquer desvios de conduta ou finalidade podem e devem ser coibidos e punidos exemplarmente. Una-se a isso o fato de que qualquer postagem marcada como imprópria é retirada em cerca de quatro horas da sinalização.

Não se pode com a bandeira de impedimento de que se cometam eventuais desvios se ofender a direitos individuais garantidos pela Constituição e cercear a atividade econômica sem fundamento legal em uma verdadeira atividade de pré cognição de ocorrência de lesões.

Nessa linha também a determinação de remoção remota dos aplicativos dos celulares dos usuários é uma típica decisão de Estado de Exceção, pois não permite que os atingidos pela decisão se defendam, violando a garantia da não privação a seus bens sem o devido processo legal e garantia desse mesmo e da ampla defesa, art. 5º, LIV e LV da CF/88.

Em resumo, a defesa da permanência do Secret não é pelo aplicativo em si, analogicamente aos movimentos contra o aumento das passagens de ônibus ocorridos em junho/2013 “não é pelos R$0,20”, mas sim pelos valores e garantias constitucionais envolvidos por trás dessa decisão e que são ofendidos por ela e caso essa seja mantida será um perigoso paradigma. Vejamos quais as ofensas:

  1. Liberdade de expressão: art. 5º, IV CF/88;
  2. Garantia ao direito de propriedade (no tocante à remoção remota): art. 5º, XXII CF/88;
  3. Vedação à privação de bens sem devido processo legal: art. 5º, LIV CF/88;
  4. Garantia ao devido processo legal e ampla defesa: art. 5º, LV CF/88;
  5. Livre exercício de atividade econômica: art. 170, parágrafo único CF/88

E ainda ao fato de que a vedação ao anonimato deve ser interpretada de modo sistemático com os demais princípios e normas constitucionais, onde esse só será vedado quando ofender direito alheio. E tecnicamente o Secret mantém registros de quem postou o quê para fins de atendimento a ordens judiciais eventuais.

Criminalizar um aplicativo é uma atividade isolacionista e equivocada.

Philip K. Dick, autor do conto Minority Report de 1956, nunca esteve tão atual. Apenas com a diferença de que ele previa o uso desse procedimento para o longínquo ano de 2054.


Notas

[1] ISRAEL, Jean-Jaques. Direito das liberdades fundamentais. Barueri, São Paulo: Manole, 2005, p.12.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Marcio Luís Marques

Sócio do Marques & Tito Advocacia Estratégica; MBA em Direito Eletrônico pela EPD – Escola Paulista de Direito; Docente Universitário pela FGV-RJ; Membro do IBDE – Instituto Brasileiro de Direito Eletrônico; Membro da Comissão de Direito Eletrônico e Crimes de Alta Tecnologia OAB/SP; Professor do MBA em Direito Digital do IPOG-GO; Primeiro-secretário da CIAMTEC – Câmara Internacional de Arbitragem e Mediação em Tecnologia e E-commerce; Palestrante; Articulista; Advogado atuante há mais de 10 anos na advocacia empresarial.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MARQUES, Marcio Luís. Os valores por trás do Secret.: A defesa das garantias constitucionais contra o Estado arbitrário. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 19, n. 4074, 27 ago. 2014. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/31381. Acesso em: 19 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos