Guarda compartilhada: a vida dos filhos continua!

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

[1] MONTEIRO, Washington de Barros. Curso de Direito Civil. Saraiva.

[2] MONTEIRO, Washington de Barros. Ob. Cit.

[3]  Enunciado 337 , da IV Jornada de Direito Civil: “O fato de o pai ou a mãe constituírem nova união não repercute no direito de terem os filhos do leito anterior em sua companhia, salvo quando houver comprometimento da sadia formação e do integral desenvolvimento da personalidade destes.”

[4] PEREIRA, Tânia da Silva. Direito da criança e do adolescente: Uma proposta interdisciplinar. 2 ed. 2008, Editora Renovar.

[5] FILHO, Waldyr Grisard. Guarda compartilhada: Um novo modelo de responsabilidade parental. SP. 2005. RT.

[6] REsp. 1.159.242/SP, Rel. Min. Nancy Andrighi.

[7] MONTEIRO, Washington de Barros. Ob. cit.

[8] Vide enunciado nº 334 da IV Jornada de Direito Civil do Conselho da Justiça Federal: “334 - A guarda de fato pode ser reputada como consolidada diante da estabilidade da convivência familiar entre a criança ou o adolescente e o terceiro guardião, desde que seja atendido o princípio do melhor interesse.”

Direito da criança e do adolescente. Pedido de guarda formulado pela avó. Consentimento dos pais. Melhor interesse da criança. Sob a tônica da prevalência dos interesses da pessoa em condição peculiar de desenvolvimento deve-se observar a existência da excepcionalidade a autorizar o deferimento da guarda para atender situação peculiar, fora dos casos de tutela e adoção, na previsão do art. 33, § 2º, do ECA. A avó busca resguardar situação fática já existente, por exercer a posse de fato da criança desde o nascimento, com o consentimento dos próprios pais, no intuito de preservar o bem estar da criança, o que se coaduna com o disposto no art. 33, § 1º, do ECA. Dar-se preferência a alguém pertencente ao grupo familiar – na hipótese a avó – para que seja preservada a identidade da criança bem como seu vínculo com os pais biológicos, significa resguardar ainda mais o interesse do menor, que poderá ser acompanhado de perto pelos genitores e ter a continuidade do afeto e a proximidade da avó materna, sua guardiã desde tenra idade, que sempre lhe destinou todos os cuidados, atenção, carinhos e provê sua assistência moral, educacional e material. O deferimento da guarda não é definitivo, tampouco faz cessar o poder familiar, o que permite aos pais, futuramente, quando alcançarem estabilidade financeira, reverter a situação se assim entenderem, na conformidade do art. 35 do ECA. Se as partes concordam com a procedência do pedido de guarda, não será o Poder Judiciário que deixará a marca da beligerância nessa relação pacífica, quando deve apenas assegurar que o melhor interesse da criança seja o resultado da prestação jurisdicional. Se restou amplamente demonstrado que os interesses da criança estarão melhor preservados com o exercício da guarda pela avó, a procedência do pedido de guarda é medida que se impõe. Recurso especial provido. (grifei)

(REsp 993.458/MA, Rel. Ministra NANCY ANDRIGHI, TERCEIRA TURMA, julgado em 07/10/2008, DJe 23/10/2008)”. (grifei)

CIVIL. FAMÍLIA. GUARDA JUDICIAL. PREVALECE O INTERESSE DA MENOR. Nas decisões sobre a guarda de menores, deve ser preservado o interesse da criança, e sua manutenção em ambiente capaz de assegurar seu bem estar, físico e moral, sob a guarda dos pais ou de terceiros. (REsp 686.709/PI, Rel. Ministro HUMBERTO GOMES DE BARROS, TERCEIRA TURMA, julgado em 28/06/2006, DJ 12/03/2007, p. 220).

[9] “...Na guarda dos menores, com idade superior a doze anos, deve prevalecer a vontade dos mesmos na escolha de ficar com este ou aquele genitor, cujos interesses devem ser respeitados, porque são os que estão em jogo e não o capricho dos pais. Com relação ao regime de visita estipulado na sentença, vedada atividades extracurriculares ou exporte de línguas estrangeiras nas quartas-feiras, dia da visita do autor...” (TJSP, Ap. 453.503-4/0-00, 8ª Câm. de Direito Privado, Rel. Des. Ribeiro da Silva).

[10] ZULLIANI, Ênio Santarelli, Guarda de filhos e a nova perspectiva de impor sanções por violações ao direito de ter o filho em sua companhia ou de visita-lo, como estabelecido. In: Revista Científica Virtual da Escola Superior de Advocacia da OAB-SP, verão 2010, ano II, n.3, p. 16/21.

[11] “Indenização. Dano Moral. Ação ajuizada por filha contra o respectivo genitor. Alegação de nunca haver recebido amor e carinho desse pai, que tão somente reconhecera essa paternidade em Juízo. Inadmissibilidade. Indicativos de que a recorrente é pessoa satisfatoriamente integrada aos convívios familiar, profissional e social. Hipótese em que só se pode imputar descumprimento de deveres relativos à paternidade posteriormente ao respectivo reconhecimento. Recurso não provido”. (TJSP Ap. Cív. 428.280-4, 5ª Câm. de Dir. Priv., Rel. Des. Encinas Manfre); “Dano moral. Investigação de paternidade. Menor. Abalo emocional, ante a ausência do suposto pai a primeiro encontro por ele marcado. Inocorrência. Concorrência de outros fatos, como a morte do avô materno na ocasião. Recurso não provido”. (TJSP, Ap. Cív. 339.922-4, 5ª Câm. de Dir. Priv., Rel. Des. Silvério Ribeiro).

[12] GROENINGA, Giselle Câmara. “Guarda compartilhada – A tutela do Poder Familiar”. In: A ética da convivência familiar: Sua efetividade no quotidiano das Tribunais. (Coord. Tânia da Silva Pereira e Rodrigo da Cunha Pereira), Rio de Janeiro: Forense, 2006.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Matheus Fagundes Matos Pereira de Gouvêa

Residente na cidade de Taubaté, no Estado de São Paulo. É graduando da Universidade de Taubaté (Unitau). Estagiou no Escritório de Assistência Judiciária (EAJ) pela Universidade de Taubaté, no Cartório do Juizado Especial Cível e Criminal da Comarca de Taubaté (Tribunal de Justiça de São Paulo). Estagiou nos anos de 2014/2016 no Ministério Público do Estado de São Paulo, 1ª Promotoria de Justiça Cível da Comarca de Taubaté, Promotoria da Infância e Juventude. Atualmente é advogado inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção São Paulo, sob n 390704.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

GOUVÊA, M. F. M. P. . Direitos fundamentais: choque e colisões, como decidir?

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos