Ponderações iniciais acerca dos elementos subjetivos do crime

Apontamentos a respeito do dolo e da culpa no direito penal

12/03/2015 às 16:22
Leia nesta página:

o dolo caracteriza-se pela sua abrangência, de forma a envolver todos os elementos objetivos do capaz de influenciar no resultado, atualidade,

Ponderações iniciais acerca dos elementos subjetivos do crime

Dispõe o artigo 18 do Código Penal Brasileiro:

Art. 18 - Diz-se o crime:

Crime doloso

I - doloso, quando o agente quis o resultado ou assumiu o risco de produzi-lo;

Crime culposo

II - culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia.

Parágrafo único - Salvo os casos expressos em lei, ninguém pode ser punido por fato previsto como crime, senão quando o pratica dolosamente.

Na lição de Guilherme de Souza Nucci[1]:

“Dolo é a vontade consciente de praticar a conduta típica (visão finalista; é o denominado dolo natural). Sob a concepção causalista, é a vontade consciente de praticar a conduta típica, com a ciência de se tratar de ato ilícito (dolo normativo). A diferença entre ambos é a consciência do ilícito. Para o finalismo, o dolo prescinde dessa consciência, bastando que o agente queira realizar os elementos do tipo penal incriminador. Se atua-ou não- com consciência do ilícito, tal matéria será debatida no cenário da culpabilidade. Para o causalismo, entretanto, o dolo é sempre mau., vale dizer, quem age dolosamente, quer praticar o tipo e sabe que realizar algo ilícito. Em suma, a consciência da ilicitude, seja pelo finalismo, seja pelo causalismo, será analisada no contexto da culpabilidade”.

Assim, o dolo caracteriza-se pela sua abrangência, de forma a envolver todos os elementos objetivos do capaz de influenciar no resultado, atualidade, ou seja, presente no exato momento da prática e, a capacidade de influenciar no resultado (capacidade de ‘movimentar’ coisas no mundo naturalístico, de forma a concretizar o ato).

Mister se faz diferenciar o dolo genérico e dolo específico:

Dolo genérico: este, deve sempre estar presente nos crimes dolosos, sob pena de não haver possibilidade de condenação, pois como se sabe, não existe crime sem dolo ou culpa.

Já o dolo específico, é a particular vontade do agente, que somente alguns delitos possuem, seja expressa ou implicitamente (dotado de animus). Para o finalismo, há somente dolo, sem tal ‘divisão’, sendo somente a vontade de praticar o tipo penal.

A título de exemplificação, pode-se citar o “Animus diffamandi vel injuriandi” que consiste no elemento subjetivo do injusto, e requer a existência de dolo específico de ofender.

De forma que, não configura crime contra a honra o agente que desejava simplesmente fazer uma piada (animus jocandi), vontade de repreender (animus corrigendi) ou qualquer outro desejo que não o de propositalmente ofender.

Culpa: “É o comportamento involuntário e desatencioso, voltado a realização de determinado resultado, que termina produzindo resultado ilícito, indesejado, mas previsível de forma que poderia ter ido evitado. A culpa causa resultado danoso que somente foi atingido em face da sua manifesta imprudência, negligência ou imperícia (art. 18, II, CP).[2]

“Art. 18 - Diz-se o crime:

II - culposo, quando o agente deu causa ao resultado por imprudência, negligência ou imperícia.”

Acerca do dolo e da culpa, sucintamente, na lição de Gustavo Junqueira e Patrícia Vanzolini[3]:

- Dolo direto: Prevê e atua para alcançar o resultado. (art. 18, I. primeira parte, CP).

- Dolo Eventual: Prevê e assume o risco de produzir o resultado. (art. 18, I. segunda parte, CP).

Exemplo: Ao participar de “racha” (ilícito) assume-se o risco do resultado (típico punível) a titulo de dolo eventual (homicídio doloso).

Elementos da culpa: O agente deve praticar conduta voluntária, abstendo-se do dever de cuidado objetivo (que são regras mínimas de cautela para se evitar o resultado) para culminar em um resultado danoso involuntário, não decorrendo da vontade do autor, mas da imprudência, imperícia ou negligência do mesmo (estas são denominadas espécies de culpa). O resultado deve ser previsível, típico (expresso em lei) e interligados pelo nexo causal do comportamento do agente.

“Lembrando-se que previsibilidade é a possibilidade de prever (uma hipótese viável, enquanto previsão - algo previsto - é a efetiva visualização do resultado (uma ocorrência próxima)).” [4]

- Culpa Consciente: Na lição de Nucci: “Culpa é o crime de azar”[5]. Prevê e confia que o resultado não se produzirá. (art. 18, II. CP).

Exemplo: dirigir em alta velocidade para se cumprir um compromisso, tendo-se consciência da possibilidade de se atropelar alguém. O resultado é típico punível por homicídio culposo.

- Culpa Inconsciente: Não prevê um resultado que era previsível.

Exemplo: Colocar vaso do peitoril da janela do prédio, sem notar diante sua falta de atenção, a situação de risco de queda do vaso em transeunte.

- Preterdolo: Prevê e atua para alcançar resultado mais grave do que o pretendido. Lembrando que não se admite tentativa nos crimes preterdolosos.

Exemplo: Lesão Corporal seguida de morte (art. 129 CP) - A pretendia praticar assalto, por erro no manuseio da arma, atira e mata a vítima. Nesse caso o agente agiu com a intenção de roubar (conduta dolosa) e por imprudência (espécie de culpa como supra mencionado) acaba matando a vítima (conduta culposa), respondendo ele por ambos, desde que caracterize-se pelos menos a culpa no resultado.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Bibliografia:

Reta Final OAB, Marco Antônio Araujo Júnior, Darlan Barroso, coordenadores – 4 ed. – São Paulo: editora RT, 2014.

NUCCI, Guilherme de Souza, Esquemas e Sistemas Vol.1, 3ª ed. Ed. RT, São Paulo, 2013. Pg.138.

http://www.jusbrasil.com.br/topicos/10637924/artigo-18-do-decreto-lei-n-2848-de-07-de-dezembro-de-1940.


[1] NUCCI, Guilherme de Souza, Esquemas e Sistemas Vol.1, 3ª ed. Ed. RT, São Paulo, 2013. Pg.139

[2] NUCCI, Guilherme de Souza, Esquemas e Sistemas Vol.1, 3ª ed. Ed. RT, São Paulo, 2013. Pg.140.

[3] Reta Final OAB, Marco Antonio Araujo junior, Darlan Barroso, coordenadores – 4 ed. – São Paulo: editora RT, 2014. Pg. 385.

[4] NUCCI, Guilherme de Souza, Esquemas e Sistemas Vol.1, 3ª ed. Ed. RT, São Paulo, 2013. Pg.138.

[5] NUCCI, Guilherme de Souza, Esquemas e Sistemas Vol.1, 3ª ed. Ed. RT, São Paulo, 2013. Pg. 140.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Alan Zilenovski

Acadêmico de Direito

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Outras publicações do mesmo autor: http://jus.com.br/1164197-alan-zilenovski/publicacoes

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos