A educação como promotora dos direitos humanos na atividade policial militar

Exibindo página 3 de 3
06/04/2015 às 16:50
Leia nesta página:

Referências

ALMEIDA, Guilherme Assis de. Direitos humanos e não-violência. São Paulo: Atlas S.A., 2001.

BALESTRERI, Ricardo B. Conexão e cidadania. Treze reflexões sobre polícia e direitos humanos. Disponível em: < https://senaspead.ip.tv/modulos/educacional/material_apoio/dh1.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2010.

BALESTRERI, Ricardo Brisola. Cidadania e direitos humanos: um sentido para educação. Passo Fundo: CAPEC, 1999.

BRASIL. Decreto-federal nº 6.061 de 25 de junho de 2009. Aprova a estrutura regimental e o quadro demonstrativo dos cargos em comissão e das funções gratificadas do Ministério da Justiça, e dá outras providências. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6061.htm>. Acesso em: 04 jun. 2010.

BRIGADA MILITAR. História da brigada. Disponível em: <https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/museubm/index.html>. Acesso em: 13 jun. 2010.

BRUTSCHER, Volmir José. Paulo Freire direitos humanos, história e liberdade. In: Sentido Filosófico dos Direitos Humano. Passo Fundo: IFIBE, 2006.

BUARQUE, Cristovam. O que é educacionismo. São Paulo: Brasiliense, 2008.

MALHOTRA, Rajeev. Olhares sobre indicadores de direitos humanos. In: RODRIGUES, Maria Elena; PRADAL, Fernanda Ferreira. (Org.) Implementando os direitos humanos: a necessidade de indicadores. Núcleo de direitos humanos da Fase. Rio de Janeiro, 2009.

MARCONATTO, Cristiano Cuozzo. A segurança pública no contexto do estado democrático de direito: Uma abordagem jurídica da atuação da força policial e da possibilidade de restrição da liberdade individual. In.: GORCZEVSKI, Clovis. (Org.) Direitos Humanos: a primeira geração em debate. Porto Alegre: UFRGS, 2008.

NANZHAO, Zhou. Interações entre educação e cultura, na óptica do desenvolvimento econômico e humano: uma perspectiva asiática. MULLER, Maria Alves. (Org.). In:­­­­­­­ Educação um tesouro a descobrir. São Paulo: Corteza, 2006.

SANGARI, Ben. Violência, educação, cidadania. Mapa da violência 2010: anatomia dos homicídios no Brasil. São Paulo: Instituto Sangari, 2010.

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA. Matriz curricular nacional pela Secretária de Segurança Pública. Disponível em: < https://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJE9CFF814ITEMID414D534CB317480A9995C6D049ED9190PTBRNN.htm>. Acesso em: 07 jun. 2010.

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA. Matriz curricular nacional. 2009. Formato pdf. p. 08. Disponível em: <https://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJE9CFF814ITEMID414D534CB317480A9995C6D049ED9190PTBRNN.htm>. Acesso em: 07 jun. 2010.

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA. Matriz Curricular Nacional. 2009. Formato pdf. p. 9. Disponível em: < https://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJE9CFF814ITEMID414D534CB317480A9995C6D049ED9190PTBRNN.htm>. Acesso em: 07 jun. 2010.

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA. Matriz Curricular Nacional. 2009. Formato pdf. p. 12. Disponível em: < https://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJE9CFF814ITEMID414D534CB317480A9995C6D049ED9190PTBRNN.htm>. Acesso em: 07 jun. 2010.

SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA. Matriz Curricular Nacional. 2009. Formato pdf. p. 14. Disponível em: < https://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJE9CFF814ITEMID414D534CB317480A9995C6D049ED9190PTBRNN.htm>. Acesso em: 07 jun. 2010.

SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA. Rede de ensino a distância. Disponível em: <https://portal.mj.gov.br/data/Pages/ MJE9CFF814ITEMIDD9B26EB2E3CD49B79C0F613598BB5209PTBRIE.htm>. Acesso e: 04 jun. 2010.

SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA. Ementa do curso a distância de direitos humanos. Disponível em:< https://senaspead.ip.tv/modulos/educacional/minhaconta/meus_cursos/edu_certificado_ementa.asp?tipo=pf&cc=944>. Acesso: 04 jun. 2010.

SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA. Ementa do curso a distância de filosofia dos direitos humanos aplicados à atuação policial. Disponível em: <https://senaspead.ip.tv/modulos/educacional/minhaconta/meus_cursos/edu_certificado_ementa.asp?tipo=pf&cc=1015>. Acesso: 04 jun. 2010.

SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA. Ementa do curso a distância de integração das normas internacionais de direitos humanos na área de segurança pública. Disponível em: <https://senaspead.ip.tv/modulos/educacional/minhaconta/meus_cursos/edu_certificado_ementa.asp?tipo=pf&cc=998>. Acesso: 04 jun. 2010.

VIANNA, André Luiz R.; ALVES, Alexandre A. Integração as normas de direitos humanos na área da segurança pública. Brasília: SENASP/MJ, 2009. p. 8. Módulo 1.

VIANNA, André Luiz R.; ALVES, Alexandre A. Integração as normas de direitos humanos na área da segurança pública. Brasília: SENASP/MJ, 2009. p. 86. Módulo 2.


Notas

2 BRIGADA MILITAR. História da brigada. Disponível em: <https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/museubm/index.html>. Acesso em: 13 jun. 2010.

3 Ibidem.

4 BRIGADA MILITAR. História da brigada. Disponível em: <https://www.brigadamilitar.rs.gov.br/museubm/index.html>. Acesso em: 13 jun. 2010.

5 Ibidem.

6 BALESTRERI, Ricardo B. Conexão e cidadania. Treze reflexões sobre polícia e direitos humanos. Disponível em: < https://senaspead.ip.tv/modulos/educacional/material_apoio/dh1.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2010.

7 ALMEIDA, Guilherme Assis de. Direitos humanos e não-violência. São Paulo: Atlas S.A., 2001. p.72.

8 BALESTRERI, Ricardo B. Conexão e cidadania. Treze reflexões sobre polícia e direitos humanos. Disponível em: < https://senaspead.ip.tv/modulos/educacional/material_apoio/dh1.pdf>. Acesso em: 07 jun. 2010.

9 SANGARI, Ben. Violência, educação, cidadania. Mapa da violência 2010: anatomia dos homicídios no Brasil. São Paulo: Instituto Sangari, 2010. p.5.

10 BALESTRERI, Ricardo Brisola. Cidadania e direitos humanos: um sentido para educação. Passo Fundo: CAPEC, 1999, p. 45.

11 BRUTSCHER, Volmir José. Paulo Freire direitos humanos, história e liberdade. In:_____. (Org.) Sentido Filosófico dos Direitos Humanos. Passo Fundo: IFIBE, 2006. p. 113.

12 BRUTSCHER, op. cit., p. 114.

13 BALESTRERI, Ricardo Brisola. Direitos Humanos: coisa de polícia. Passo Fundo: CAPEC, 1999. p. 31.

14 BALESTRERI, op. cit., p. 31.

15 MARCONATTO, Cristiano Cuozzo. A segurança pública no contexto do estado democrático de direito: Uma abordagem jurídica da atuação da força policial e da possibilidade de restrição da liberdade individual. In.: (Org.). GORCZEVSKI, Clovis. Direitos Humanos: a primeira geração em debate. Porto Alegre: UFRGS, 2008. p.167.

16 BRUTSCHER, Volmir José. Paulo Freire direitos humanos, história e liberdade. In:____. (Org.) Sentido filosófico dos direitos humanos. Passo Fundo: IFIBE, 2006. p. 123-124.

17 VIANNA, André Luiz R.; ALVES, Alexandre A. Integração as normas de direitos humanos na área da segurança pública. Brasília: SENASP/MJ, 2009. p. 8. Módulo 1.

18 VIANNA, André Luiz R.; ALVES, Alexandre A. Integração as normas de direitos humanos na área da segurança pública. Brasília: SENASP/MJ, 2009. p. 86. Módulo 2.

19 VIANNA, André Luiz R.; ALVES, Alexandre A. op. cit., p. 87. Módulo 2.

20 Ibidem.

21 NANZHAO, Zhou. Interações entre educação e cultura, na óptica do desenvolvimento econômico e humano:uma perspectiva asiática. In:­­­­­­­_____MULLER, Maria Alves. (Org.). Educação um tesouro a descobrir. São Paulo: Corteza, 2006. p. 104.

22 BALESTRERI, Ricardo Brisola. Cidadania e direitos humanos: um sentido para educação. Passo Fundo: CAPEC, 1999. p. 56.

23 BRASIL. Decreto-federal nº 6.061 de 25 de junho de 2009. Aprova a estrutura regimental e o quadro demonstrativo dos cargos em comissão e das funções gratificadas do Ministério da Justiça, e dá outras providências. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2007/decreto/d6061.htm>. Acesso em: 04 jun. 2010.

24 SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA. Matriz curricular nacional pela Secretária de Segurança Pública. Disponível em: < https://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJE9CFF814ITEMID414D534CB317480A9995C6D049ED9190PTBRNN.htm>. Acesso em: 07 jun. 2010.

25 SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA. Matriz curricular nacional. 2009. Formato pdf. p. 08. Disponível em: <https://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJE9CFF814ITEMID414D534CB317480A9995C6D049ED9190PTBRNN.htm>. Acesso em: 07 jun. 2010.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

26 SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA. Matriz Curricular Nacional. 2009. Formato pdf. p. 9. Disponível em: < https://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJE9CFF814ITEMID414D534CB317480A9995C6D049ED9190PTBRNN.htm>. Acesso em: 07 jun. 2010.

27 BALESTRERI, Ricardo Brisola. Cidadania e direitos humanos: um sentido para educação. Passo Fundo: CAPEC, 1999. p. 45.

28 SECRETÁRIA DE SEGURANÇA PÚBLICA. Matriz Curricular Nacional. 2009. Formato pdf. p. 12. Disponível em: < https://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJE9CFF814ITEMID414D534CB317480A9995C6D049ED9190PTBRNN.htm>. Acesso em: 07 jun. 2010.

29 SECRETÁRIA DE SEGURANÇA PÚBLICA. Matriz Curricular Nacional. 2009. Formato pdf. p. 14. Disponível em: < https://portal.mj.gov.br/data/Pages/MJE9CFF814ITEMID414D534CB317480A9995C6D049ED9190PTBRNN.htm>. Acesso em: 07 jun. 2010.

30 SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA. Rede de ensino a distância. Disponível em: <https://portal.mj.gov.br/data/Pages/ MJE9CFF814ITEMIDD9B26EB2E3CD49B79C0F613598BB5209PTBRIE.htm>. Acesso e: 04 jun. 2010.

31 SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA. Ementa do curso a distância de direitos humanos. Disponível em:< https://senaspead.ip.tv/modulos/educacional/minhaconta/meus_cursos/edu_certificado_ementa.asp?tipo=pf&cc=944>. Acesso: 04 jun. 2010.

32 SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA. Ementa do curso a distância de filosofia dos direitos humanos aplicados à atuação policial. Disponível em: <https://senaspead.ip.tv/modulos/educacional/minhaconta/meus_cursos/edu_certificado_ementa.asp?tipo=pf&cc=1015>. Acesso: 04 jun. 2010.

33 SECRETARIA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA. Ementa do curso a distância de integração das normas internacionais de direitos humanos na área de segurança pública. Disponível em: <https://senaspead.ip.tv/modulos/educacional/minhaconta/meus_cursos/edu_certificado_ementa.asp?tipo=pf&cc=998>. Acesso: 04 jun. 2010.

34 MARCONATTO, Cristiano Cuozzo. A segurança pública no contexto do estado democrático de direito: Uma abordagem jurídica da atuação da força policial e da possibilidade de restrição da liberdade individual. In.: (Org.). GORCZEVSKI, Clovis. Direitos Humanos: a primeira geração em debate. Porto Alegre: UFRGS, 2008. p.168.

35 NANZHAO, Zhou. Interações entre educação e cultura, na óptica do desenvolvimento econômico e humano:uma perspectiva asiática. In:­­­­­­­_____MULLER, Maria Alves. (Org.). Educação um tesouro a descobrir. São Paulo: Corteza, 2006. p. 106.

36 BUARQUE, Cristovam. O que é educacionismo. São Paulo: Brasiliense, 2008. p. 11.

37 BUARQUE, op. cit., p. 25.

38 BUARQUE, op. cit., p. 23.

39 BUARQUE, op. cit., p. 54.

40 BUARQUE, op. cit., p. 53.

41 BUARQUE, op. cit., p. 54.

42 BUARQUE, op. cit., 28.

43 BALESTRERI, Ricardo Brisola. Direitos Humanos: coisa de polícia. Passo Fundo: CAPEC, 1999. p. 35.

44 BUARQUE, Cristovam. O que é educacionismo. São Paulo: Brasiliense, 2008. p. 37-38.

45 BALESTRERI, Ricardo Brisola. Direitos Humanos: coisa de polícia. Passo Fundo: CAPEC, 1999. p. 47.

46 BALESTRERI, op. cit., p. 31.

47 BALESTRERI, op. cit., p. 48.

48 Ibidem.

49 NANZHAO, Zhou. Interações entre educação e cultura, na óptica do desenvolvimento econômico e humano:uma perspectiva asiática. In:­­­­­­­_____MULLER, Maria Alves. (Org.). Educação um tesouro a descobrir. São Paulo: Corteza, 2006. p. 267.

50 BALESTRERI, Ricardo Brisola. Direitos Humanos: coisa de polícia. Passo Fundo: CAPEC, 1999. p. 48-49.

51 NANZHAO, op. cit., p. 51.

52 BALESTRERI, op. cit., p. 51.

53 BALESTRERI, op. cit., p. 19.

54 Ibidem.

55 NANZHAO, Zhou. Interações entre educação e cultura, na óptica do desenvolvimento econômico e humano:uma perspectiva asiática. In:­­­­­­­_____MULLER, Maria Alves. (Org.). Educação um tesouro a descobrir. São Paulo: Corteza, 2006. p. 16.

56 MALHOTRA, Rajeev. Olhares sobre indicadores de direitos humanos. (Org.) RODRIGUES, Maria Elena; PRADAL, Fernanda Ferreira. Implementando os direitos humanos: a necessidade de indicadores. Núcleo de direitos humanos da Fase. Rio de Janeiro, 2009. p. 15.

57 MALHOTRA, op. cit., p.11.

58 NANZHAO, Zhou. Interações entre educação e cultura, na óptica do desenvolvimento econômico e humano:uma perspectiva asiática. In:­­­­­­­_____MULLER, Maria Alves. (Org.). Educação um tesouro a descobrir. São Paulo: Corteza, 2006. p. 51

59 BALESTRERI, Ricardo Brisola. Direitos humanos: coisa de polícia. Passo Fundo: CAPEC, 1999, p. 31.

60 MALHOTRA, Rajeev. Olhares sobre indicadores de direitos humanos. (Org.) RODRIGUES, Maria Elena; PRADAL, Fernanda Ferreira. Implementando os direitos humanos: a necessidade de indicadores. Núcleo de direitos humanos da Fase. Rio de Janeiro, 2009. p.13.

61 SANGARI, Ben. Violência, educação, cidadania. Mapa da Violência 2010: anatomia dos homicídios no Brasil. São Paulo: Instituto Sangari, 2010. p.5.

62 BRUTSCHER, Volmir José. Paulo Freire direitos humanos, história e liberdade. In:_____. (Org.) Sentido filosófico dos direitos humanos. Passo Fundo: IFIBE, 2006. p. 115.

63 BRUTSCHER, op. cit., p. 121.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Michele da Silva Vargas

Bacharel em Direito na UNISC. Bacharel em Ciências Militares pela Academia de Polícia Militar do Rio Grande do Sul.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Artigo elaborado a partir da monografia de conclusão de curso apresentada no primeiro semestre de 2010.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos