A EDUCAÇÃO COMO FORMA DE TRANSFORMAÇÃO DO INDIVÍDUO
Parte de nossa vida se dá e se constroi na escola tendo como função social democratizar conhecimentos e formar cidadãos conscientes, participativos e atuantes, não sendo um mero espectador do sistema, mas interagindo nele de forma ativa, levando à tona seus anseios para uma sociedade justa influenciando os individuos de tal maneira que ele não se deixe influenciar, ou seja, deixar de ser objeto e vir a ser um sujeito, e com o tempo, este será dotado de criticidade, sendo dono uma história e uma cultura, como explica Paulo Freire:
“Herdando a experiencia adquirida, criando e recriando, integrando-se as condições de seu contexto, respodendo a seus desafios, objetivando-se a si proprio, discernindo, transcrevendo, lança-se o homem num domímio que lhe é exclusivo – o da história e da cultura. (FREIRE, p. 49, 2009)
A transformação se dará, quando o individuo se incorpora no contexto em que está vivendo, ou seja, não sendo alheio a assuntos inerentes a vida em sociedade, não se deixando conduzir as suas idéias por uma elite que visa apenas alcançar suas expectativas, portanto, frisa o presente artigo o ensino da política como uma mola mestre que rege o mundo, e em um regime democrático, prevalece a vontade da maioria, e com o movimento das massas, essas se façam dotadas de saber político, para fazer nascer o seu direito, e serem atendidas as suas vontades e não os da elite “ (...) as tarefas de seu tempo não são captadas pelo homem simples, mas ele apresentadas por uma “elite” que as interpreta e lhes entrega em forma de receita” (FREIRE, p.50), tal modelo não torna o indivíduo um ser crítico, e sim acomodado, a espera das novas regras e formas de vivencias pela elite. Com o tempo esse grupo dominador terá um poder de domínio, e as massas que são dominadas não virão a luz da verdade, pois esta, será de domínio da elite, e com o tempo, estes perderão sua história e cultura, o que era de domínio seu.
A SOCIEDADE CIVIL INFORMADA
A democracia, construída pelo povo e ainda inacabada cresceu significativamente durante aos vinte e dois anos que temos, conquista pela sociedade civil informada. Essa conquista se deu devido a informação que certo grupo detinha de política, que foi capaz de agir e mudar a sociedade e suas regras, dramaticamente mudada de um sistema autoritário onde certa elite ditava o que devia ou não a sociedade, para um Estado democrático de direito, por um governo representativo, onde quem escolhe é o povo, porém, tal conhecimento sobre a política era detida de um certo grupo de pessoas, que agiram e conquistam o direito de todos, é importante observar que não foi toda a sociedade que participou, pois muitos não sabiam o que estava acontecendo, pela falta de conhecimento.
É importante frisar que o resultado de uma sociedade informada, onde a discussão da política teve um efeito de libertação sobre o povo brasileiro, livrando-se da tirania de um ditador, para passar à soberania, onde o cidadão tem o direito de escolher as normas de acordo com sua realidade, conquistada pela mobilização da sociedade informada, não aceitando mais as imposições do Estado que possibilitou um diálogo sobre qualquer tema que for tratado, não ficando a obscuridade de comunicação com os participantes desta, como pondera FREIRE:
“As sociedades a que se nega o diálogo – comunicação – e, em seu lugar, se lhes oferefcem comunicados, resultantes de compusão ou doação, se fazem prepoderatemente mudas. O mutismo nao é propriamente inexistencia de reposta. É resposta a que falta teor marcadamente crítico. (FREIRE, p. 77, 2009)
O papel de uma sociedade civil informada não é impor sua posição e fixar nela os parâmetros a serem seguidos, mas, inovar, experimentar, persuadir e influir em decisões e métodos que venham de encontro com sua realidade, o tempo em que está vivendo, não havendo hierarquia entre si, tampouco necessidades pré-estabelecidas, mas uma discussão acerca de tal tema se condiz com tal realidade.
AÇÕES PARA A INFORMAÇÃO DA SOCIEDADE
As ONGs, movimentos sociais e institutos por via de inúmeras redes, fóruns, alianças e coalizões, atendem um pequeno números de cidadãos, criam-se atores, testam soluções inovadoras, pressionam governos e influenciam a opinião pública. Esta crescente ação da sociedade civil mostra que a capacidade dos cidadãos de agir por si mesmos torna-se mais viável através do conhecimento. A função da sociedade civil informada é a da liberdade, autonomia e diversidade. Cidadãos capazes de pensar, deliberar e tomar posição por si mesmos estão na base de um segundo fenômeno de grande significado para a construção de uma política aberta e uma democracia no quotidiano: a emergência de uma opinião pública com crescente poder de influência no debate público.
Para tanto, se esse diálogo acontecer de forma aberto e difundido, com o tempo teremos uma sociedade verdadeiramente liberta, passando de objeto para sujeito do processo, interagindo e derrubando as receitas das elites, tornando-se crítico influi diretamente no processo, tornando-se livre. A ferramenta para a grande difusão das massas seria a escola, porém, as elites que realmente influenciam no processo não querem perder o seu papel, influenciando nas massas para atingirem seus fins, portanto, a vontade deste grupo é de vital importância que supera a criação de um individuo critico onde conseqüentemente este mudaria sua realidade, pois como explica FREIRE:
“Se na imersão era puramente espectador do processo, na emersão descruza os braços e renuncia à expectação e exige a ingerencia. Já nao se satisfazer em assitir. Quer participar. A sua participacao, que implica numa tomada de consciencia apenas e nao ainda numa conscientizacao – desenvolvimento de uma tomada de consciencia – ameaça as elites detentoras de privilégios.” (FREIRE, p. 63, 2009)
POLÍTICA, DIREITO E O PAPEL DA ESCOLA COM AGENTE TRANSFORMADOR
A política e o direito são as molas mestres que regem o mundo e as relações da sociedade, são eles que precisam de uma sociedade crítica para serem realmente difundidos, porém, se existe uma sociedade leiga nestes aspectos, tais serão propriedade de um certo grupos de pessoas, que tornaram estes, ferramentas de dominação das massas. A política influi diretamente na sociedade e no ordenamento jurídico, se o cidadão não tiver a par de seus direitos e prerrogativas quanto a este aspecto, ficará este a mercer das elites, que a utilizará para dominar as massas, que se não se libertam, com o tempo estão em um estado de dominação, como vemos hoje em muitos lugares do Brasil, a sociedade dominada por certas ideologias aceitas pela massa por comodidade ou não conhecerem o processo a que se deu certo tema. Ficará de forma crítica se um ordenamento jurídico, por falta de conhecimento, for ponto de dominação, o direito se transformará antidemocrático, pois, não foi feito para a coletividade, mas sim por aspirações de certo grupo, que se beneficiará deste para atingir suas finalidades.
A finalidade da escola, sendo um instituição do Estado, que é democrático, seria a de difundir a criação de um cidadão crítico, reflexivo e transformador, para a liberdade de um todo, mas infelizmente não se tem no corpo de uma instituição de ensino, a criação do cidadão crítico, ela apenas prepara este para as matérias propedêuticas, e sim propocionar ao sujeito uma interação com a politica e consquetemente com o direito, sendo uma das bases que consolidam a formação do individuo a escola deveria propor um ambiente de discussão sobre esses temas que envolvem a transição e a formação da sopciedade, assim, teriamos um país justo e digno, garantido um pleno 3Estado democrático de direito, onde todos sabem pelomenos a base necessária para interagir, fiscalizar, propor e instigar a sociedade.
REFERÊNCIAS:
FREIRE, Paulo, Educação como prática da liberdade. 26ª Ed. Rio de Janeiro: paz e terra:2009.
MAAR, Wolfgang Leo. O que é política: primeiros passos. 16ª Ed. São Paulo: Brasiliense:1994.