Teratologia em dobro

30/05/2015 às 11:15
Leia nesta página:

Trata-se de uma análise sobre a decisão em agravo de instrumento que concedeu a antecipação da tutela, mediante a contra cautela.

EMENTA: Prestação de Serviços - Água e esgoto - Fatura em valor muito superior à media de consumo - Manutenção do serviço - Tutela cautelar - Possibilidade - Necessidade de prestação de caução - Pagamento das faturas vincendas - Obrigatoriedade - Impossibilidade de inclusão do nome dos autores em cadastro de proteção ao crédito - Agravo provido com observação. (TJ/SP – AI 2061562-54.2015.8.26.0000. Des. Rel. Vianna Cotrim 13/05/2015).

Postulava o Autor a declaratória de inexistência de débito cumulada com a ANTECIPAÇÃO DE TUTELA, para que o serviço público de fornecimento de água e esgoto não fosse cessado, bem como a não inclusão do nome do Autor em cadastro de inadimplentes.

Pois bem, o Juízo a quo negou ao pedido antecipatório, irresignado, o Requerente interpôs o AI.

Em sede recursal a decisão interlocutória foi revertida, e foi-lhe concedida a tutela requerida, mas exigiu-se caução, como medida de contracautela. Isso mesmo de contracautela!

Ora, o artigo 273 e o artigo 461, § 3º, do CPC, em nada impõe a prestação de caução ou qualquer contracautela, não podendo o magistrado timbrar, com força na sua discricionariedade, requisito não previsto em lei, ainda mais impeditivo.

E mais, a contracautela se faz necessária em ação cautelar, em razão de que os seus requisitos são notoriamente menos rígidos e robustos dos que os autorizadores da antecipação de tutela.

A decisão em referência fere a norma dos artigos 799 e 804 do CPC, ao aplica-los em tutela antecipada.

E no mérito, trata-se notadamente de uma relação consumerista, amparada assim, pelos artigos 22 e 42 da Lei 8.078/90 (norma de ordem principiológica e pública), mais uma vez, um completo absurdo! Teratologia em dobro!

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Elter Diego Sousa de Mello

Advogado e Pós Graduando em Direito Público pela Faculdade Damásio.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos