Igualdade sem dignidade: o cotidiano da mulher encarcerada

05/08/2015 às 22:30
Leia nesta página:

A aplicação equivocada do princípio da igualdade acaba por privar de dignidade a mulher brasileira encarcerada.

Sabe-se que a vida de uma mulher nunca foi e nunca será fácil, pois situações cotidianas exploram ao máximo sua flexibilidade e comunicação, e, até mesmo a natureza lhes deu encargos dos mais complexos, como a função de dar abrigo e nutrir um ser humano, porém nem sempre lhe é dado o seu devido valor e respeitada a sua dignidade. A reportagem publicada no site da revista Galileu, de autoria de Nana Queiroz, também autora do livro “Presos que Menstruam”, inspirou este texto, pois relata de forma comovente como é a vida da mulher encarcerada no Brasil.

Abandonadas da sociedade, a maioria das encarceradas não recebe visita nem dos próprios filhos. Lutam cotidianamente por higiene e dignidade, visto que, como menciona Nana, “o Estado não lembra que elas precisam de papel higiênico para duas idas ao banheiro em vez de uma, de papanicolau, de exames pré-natais e de absorventes internos”. Os estabelecimentos prisionais femininos são masmorras mediáveis malcheirosas e emboloradas, nos quais itens como xampu, condicionador, sabonete e papel, são artigos de luxo, servindo até mesmo como moeda de troca ou salário para as detentas mais pobres.

A tais descasos some-se um dos mais cruéis: o descaso com a maternidade! Inúmeras crianças nascem em banheiros sujos e malcheirosos, já que as mães encarceradas não têm o direito ir a um hospital para realizar o parto adequadamente. E quando o têm, a coisa é tão rápida que sequer seguraram o filho nos braços. Não é preciso dizer que o mais prejudicado com isso é o bebê. Além disso, amamentar não garante regalias a nenhuma presa, que às vezes tem de dormir no chão frio com seus bebês.

Com base em tais situações a autora conclui que “o sistema carcerário brasileiro trata as mulheres exatamente como trata os homens”. É de se concordar, afinal, o Estado não compreende mesmo as necessidades de cada sexo, e acaba por diluir a dignidade da mulher encarcerada, aplicando o princípio da igualdade, previsto constitucionalmente, de forma totalmente equivocada.

Vale alertar que a questão é absurdamente mais complexa do que apenas sexismo, visto que, apesar de no senso comum o valor “igualdade” ser tido como aquele princípio ideal de dar a todos (sejam homens, mulheres, crianças, negros, brancos, pobres, ricos, e demais diversidades) os mesmos direitos e oportunidades, juridicamente o conceito de igualdade é um dos mais difíceis de dar o adequado tratamento, afinal, a igualdade é tratar desigualmente os desiguais.

No caso do tratamento dado às presidiárias brasileiras se tal princípio fosse aplicado de forma correta, isto é, tratando-as na medida de suas diferenças físicas e emocionais em relação ao sexo oposto, seria preservado também o direito dessas mulheres a uma vida digna, que por sinal, também é direito assegurado constitucionalmente, além de um tratamento mais humano tanto para elas quanto para seus filhos que já nascem encarcerados.

Portanto, para transformar esse cenário é necessário ter consciência dessas injustiças cometidas para com esta minoria e entender suas necessidades para que a igualdade seja eficaz, e possa tornar-se uma realidade cada vez mais possível!

 Reportagem: http://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2015/07/descubra-como-e-vida-das-mulheres-nas-penitenciarias-brasileiras.html

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos