O amicus curiae no Novo Código de Processo Civil

20/08/2015 às 11:32
Leia nesta página:

O presente artigo traz um breve relato da figura do Amicus Curiae no Novo Código de Processo Civil.

O Novo Código de Processo Civil, que passará a entrar em vigor no ano de 2016, apresentará cinco modalidades de intervenção de terceiros, quais sejam: 1) Assistência; 2) Denunciação à Lide; 3) Chamamento ao Processo; 4) Do incidente de desconsideração a personalidade jurídica; 5) Amicus Curiae.

A figura do amicus curiae é originária do direito norte-americano, significando o “amigo da corte”, ou seja, o terceiro que comparece ao processo com a intenção de colaborar com uma das partes e, até mesmo trazer esclarecimentos ao tribunal. Sua participação no processo consubstancia-se em apoio técnico ao magistrado. Trata-se de um instituto de caráter democrático, eis que o terceiro comparece ao processo para discutir objetivamente teses jurídicas que vão afetar toda a sociedade.

Na lição de Tereza Arruda Alvim Wambier, uma das principais colaboradoras do Novo Código de Processo Civil, destaca-se:

“Trata-se de um terceiro, cuja intervenção tem o condão de gerar prestação jurisdicional mais qualificada, mas cuja posição em relação à lide não possibilita que se encarte nas formas de intervenção tradicionais, a respeito das quais o direito positivo traz previsão expressa” (Primeiros comentários ao Novo Código de Processo Civil – artigo por artigo, Ed. Revista dos Tribunais: 2015, p. 258).

Novamente acerca do tema, restou esclarecido pelo Ministro Athos Gusmão Carneiro, citando o Ministro Milton Luiz Pereira, em artigo publicado na Revista Síntese de Direito Civil e Processual Civil:

"(...) embora o amicus curiae não seja titular da relação de direito material, sua participação ganhará mais relevo quando o thema decidendum da ação 'tenha típicas razões de interesse público, ou seja, quando transcenda a motivação dos litigantes, algemando-se à sociedade como um todo, ou ao próprio Estado', exigindo assim solução 'cativa ao interesse público'. (artigo Amicus curiae - Intervenção de Terceiros. In: Revista Síntese de Direito Civil e Processual Civil, v. 20, p. 5/10)"

Apesar do ditame inédito no Novo Código de Processo Civil, foi com a Lei n. 9.868/99 (que dispõe sobre o processo e julgamento da ação direta de inconstitucionalidade e da ação declaratória de constitucionalidade perante o Supremo Tribunal Federal), através do artigo 7º, § 2º, que o ordenamento positivo formalizou, de forma escrita, a figura do amicus curiae, sob a seguinte redação:

“O relator, considerando a relevância da matéria e a representatividade dos postulantes, poderá, por despacho irrecorrível, admitir, observado o prazo fixado no parágrafo anterior, a manifestação de outros órgãos ou entidades”.

A partir da vigência do Novo Código de Processo Civil, o amicus curiae, como modalidade de intervenção de terceiros, poderá ser utilizado em todas as instâncias judiciárias, e não apenas nas instâncias superiores como tem ocorrido, além de poder ser oponível por pessoa jurídica, natural, órgão ou entidade especializada.

Quanto aos modos de intervenção do amicus curiae, o Novo Código de Processo Civil permite que seja tanto voluntário, como provocado.

O próprio juiz ou relator, de ofício, pode permitir a manifestação do amicus curiae, por entender ser necessário naquela causa, ainda que não haja um requerimento expresso, a partir da especificidade da demanda ou a repercussão geral da controvérsia. Sendo que, da decisão que acolher o amicus curiae, não se admite recurso.

A fim de ilustrar e melhor esclarecer os episódios em que se admitiu a intervenção da figura do amicus curiae, anota-se o caso da Cia Energética de Brasília, na Ação Direta de Inconstitucionalidade em que se discutia a isenção de tarifas de energia elétrica da CEB (ADIn n. 1104-9-DF, rel. Min. Gilmar Ferreira Mendes, j. 21.10.2003). Outro exemplo são os casos em que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil foi admitido como amicus curiae nas ações cuja finalidade era questionar a constitucionalidade de dispositivos da Lei 8.906/94 – Estatuto da Advocacia.

Assim, conclui-se que o amicus curiae, não é parte, assistente (simples ou litisconsorcial), oponente, chamado ou denunciado, eis que pode pedir para intervir, sendo provocado ou não para tanto, em qualquer grau de jurisdição. Pode-se dizer que opera de forma semelhante ao Ministério Público – quando atua como fiscal da lei e, em outros casos, de modo semelhante ao de um perito, levando ao processo elementos que proporcionem condições para que o magistrado decida melhor.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos