União estável e seus reflexos na partilha de bens

Leia nesta página:

A União Estável é reconhecida como entidade familiar, na qual se caracteriza pela convivência pública, contínua, duradoura, estabelecida com o objetivo de constituição de família. Aplica-se, em regra, o regime de comunhão parcial de bens (art. 1725, CC)

Atualmente, tem sido comum visualizarmos diversas formas de constituição de família, seja com o casamento ou até mesmo sem ele, como ocorre com a União Estável, que é reconhecida como entidade familiar, configurada na convivência pública, contínua, duradoura, estabelecida com o objetivo de constituição de família, conforme estabelecem o artigo 1.723 do Código Civil Brasileiro, e o artigo 226, §3º, da Constituição Federal, nossa Lei Maior. Assim, o casal que convive em regime de União Estável, assim como no casamento, tem direitos e deveres, adquire bens, contrai dívidas, tem filhos, etc.

E, quando o casal manifesta o interesse em colocar fim à união, se faz necessário, também, aplicar o direito ao caso concreto, como ocorre com as Ações Judiciais de Reconhecimento e Dissolução de União Estável, na qual se objetiva, geralmente, a partilha de bens e dívidas adquiridos, discutir e definir sobre guarda, alimentos e visitas aos filhos do casal, entre outros assuntos decorrentes da união.

Quando não houver divergências e interesses conflitantes do casal, é possível fazer a dissolução consensual extrajudicial, por meio de escritura pública lavrada em cartório, desde que o casal não tenha filhos menores. Em qualquer caso, se faz necessária a orientação de um advogado para formalizar o acordo a ser firmado pelo casal.

Contudo, a maior parte dos conflitos entre casais concentram-se na definição do período de convivência bem como na comprovação do esforço comum para a aquisição dos bens. O artigo 1.725 do Código Civil Brasileiro é claro ao estabelecer que, na União Estável, salvo contrato escrito entre os companheiros, aplica-se às relações patrimoniais, no que couber, o regime da comunhão parcial de bens, no qual comunicam-se os bens e dívidas que sobrevierem ao casal, na constância da união, observadas as exceções previstas na nossa legislação (artigos 1.659 e seguintes, do Código Civil).

Portanto, tudo o que foi adquirido durante a união, bens ou dívidas do casal, observadas as exceções legais, deverá ser partilhado na proporção de 50% (cinquenta por cento) para cada companheiro. A divisão deverá ser igualitária e proporcional. Toda e qualquer documentação referente à aquisição de bens e dívidas durante a união precisa ser guardada para que, em caso de dissolução da união, possibilite a partilha de forma justa e igualitária entre as partes.

As pessoas se unem para constituírem família, contudo, o número de casais que se separam está cada vez mais aumentando. Sendo assim, é preciso tomar os cuidados devidos para evitar aborrecimentos e prejuízos no futuro. 

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Flávia Cristina Jerônimo Corrêa

Advogada com atuação especializada em Direito Processual Penal e Direito de Família e Sucessões - JERÔNIMO CORRÊA ADVOCACIA - Sacramento/MG - Brasil

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos