Orçamento da licitação é informação obrigatória, sim!

24/09/2015 às 10:30
Leia nesta página:

Para não deixar dúvidas sobre a obrigatoriedade de orçamento e preços unitários constarem do edital de licitações veja o que diz a Lei 8.666

Uma das questões com que mais nos deparamos no trabalho diário de prospecção de editais é com a falta do orçamento e do valor do objeto da licitação. Nestes casos, seguidamente, ao questionarmos os órgãos licitantes solicitando a informação, que é fundamental para a decisão de participar ou não de um processo licitatório,  nos deparamos com a resistência e desconfiança dos servidores, que em alguns casos até se negam a informar este dado.

Nestas horas é bom deixar claro que, de acordo com a Lei 8.666, o valor orçado/orçamento é informação obrigatória de constar em qualquer edital de licitação, com exceção somente para as modalidades de Pregão e RDC, que tem legislação própria.  E para evitar discussões e encerrar o assunto, vale ter presente como esta obrigatoriedade está definida na lei.

O QUE DIZ  A LEI 8.666

No Capítulo II, Seção IV - Do Procedimento e Julgamento, o artigo 40 estabelece as informações que devem constar no edital. Este artigo, no seu parágrafo 2, também estabelece quais os anexos devem fazem parte do edital - é aí que se encontra a obrigatoriedade do orçamento. Veja o que diz o artigo 40 e a íntegra do § 2:

Art. 40.  O edital conterá no preâmbulo o número de ordem em série anual, o nome da repartição interessada e de seu setor, a modalidade, o regime de execução e o tipo da licitação, a menção de que será regida por esta Lei, o local, dia e hora para recebimento da documentação e proposta, bem como para início da abertura dos envelopes, e indicará,obrigatoriamente, o seguinte: (....)

§ 2º - Constituem anexos do edital, dele fazendo parte integrante:

I - o projeto básico e/ou executivo, com todas as suas partes, desenhos, especificações e outros complementos;

II - orçamento estimado em planilhas de quantitativos e preços unitários(Redação dada pela Lei nº 8.883, de 1994)

III - a minuta do contrato a ser firmado entre a Administração e o licitante vencedor;

IV - as especificações complementares e as normas de execução pertinentes à licitação.

Ou seja, a lei estabelece de forma clara e inequívoca que os preços e orçamento estimado são partes integrantes e obrigatórias do edital. Portanto, sempre que se deparar com um edital sem preços (com exceção das modalidades RDC ou Pregão) o licitante tem o respaldo legal de exigir esta informação do órgão que está licitando.

Para facilitar esta tarefa, compilamos a integra do Artigo 40 no arquivo que disponibilizamos para download - salve e use como argumento, se necessário, para obter todas as informações de que precisa para analisar sua participação em um processo de licitação.

LEI 8.666 - COMPILADO ARTIGO 40

Assuntos relacionados
Sobre o autor
E3 Licitações

Assessoria especializada em licitações e gestão de contratos de obras públicas <br><br>Trabalhamos junto à empresas de engenharia, com o objetivo de maximizar seus resultados e garantir a lucratividade dos contratos. Somos especialistas em licitações de obras públicas e privadas com com foco na gestão dos contratos e interposição de pleitos. Acompanhamos, hoje, diversas obras junto a CORSAN, DMAE, SABESP, CAGEPA, DNIT, INFRAERO, Governo do Estado do RS e Prefeituras municipais. <br><br>Entre processos de reequilíbrio econômico financeiro e claims/pleitos bem sucedidos, já superamos a marca de R$ 22 milhões recuperados para nossos clientes. <br><br>Nossos serviços incluem gestão de contratos, compliance, pleitos para obtenção de aditivos e ações de recuperação de tributos indevidos.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos