A possibilidade de aditamento no processo de impeachment

14/10/2015 às 10:54
Leia nesta página:

O artigo discute a possibilidade de discussão em matéria de aditamento no pedido apresentado de impeachment.

O deputado federal Wadih Damous (PT-RJ) afirmou no dia  13 do mês de outubro do corrente ano, em coletiva de imprensa, que a estratégia da oposição de acrescentar no pedido de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff a informação de que o governo cometeu as chamadas 'pedaladas fiscais' também em 2015 não tem base legal.

"Não existe previsão legal de aditamentos [a pedidos de impeachment]. Isso é uma prática completamente ilegal", ressaltou o parlamentar, que é advogado e já foi presidente da OAB-RJ. A decisão pelo aditamento foi tomada ontem pela oposição e tem como objetivo neutralizar o argumento do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de que um presidente da República não pode ser alvo de impeachment por fatos ocorridos em mandato anterior.

Com o devido respeito o impeachment é processo misto de cunho politico e penal, podendo em suas regras instrumentais, aplicar-se o artigo 3º do Código de Processo Penal que determina aplicar-se à lei processual penal a intepretação extensiva e a analogia.
Dir-se-á que haveria lacuna na Lei 1079 que disciplina o processo e procedimento nos casos de impeachment de Presidente da República com relação a alteração da inicial formulada. 

O que se alega é que, em face dessa omissão, não se poderia falar em admissão de aditamento de acusação com relação a continuidade de pedaladas fiscais em 2015 por parte do Executivo Federal, em conduta que beira à habitualidade criminosa.

A interpretação analógica é um processo de interpretação, usando a semelhança indicada pela própria lei. Analogia é um processo de integração do direito, utilizado para suprir lacunas. Aplica-se uma norma existente para uma determinada situação a um caso concreto semelhante para o qual não há previsão legal. Assim ensinou Carlos Maximiliano(Hermenêutica e Aplicação do Direito, pág.. 253) que a analogia, “no sentido primitivo, tradicional, oriundo da matemática, é uma semelhança de relações”. Disse ele: “Passar, por inferência, de um assunto a outro de espécie diversa é raciocinar por analogia. Esta se baseia na presunção de que duas coisas que têm entre si um certo número de pontos de semelhança possam consequentemente assemelhar-se quanto a um outro mais. Se entre a hipótese conhecida e a nova a semelhança se encontra em circunstância que se deve reconhecer como essencial, isto é, como aquela da qual dependem todas as consequências merecedoras de apreço, na questão discutida; ou, por outra, se a circunstância comum aos dois casos, com as consequências que da mesma decorrem, é a causa principal de todos os efeitos; o argumento adquire a força de uma indução rigorosa”.

Por certo, por analogia, pode se aplicar o artigo 264 do Código de Processo Civil onde se diz que “feita a citação, é defeso ao autor modificar o pedido ou a causa de pedir, sem o consentimento do réu, mantendo-se as mesmas partes, salvo as substituições permitidas por lei”.
Ora, fala-se no princípio da inalterabilidade da demanda que recomenda a distinção de duas figuras: a adição do libelo e a mudança do libelo.
Consiste a adição do libelo na alteração da inicial ajuizada com o acrescentamento ao pedido nela formulado, de novo ou novos pedidos. Essa alteração, ou seja, o aditamento do libelo, que antes era terminantemente proibida, tornou-se possível nos termos do atual artigo 294 do Código de Processo Civil: “Antes da citação, o autor poderá aditar o pedido, correndo à sua conta as custas acrescidas em razão dessa iniciativa”. 

Por mudança do libelo, mutatio libelli, se entende a modificação de elementos da ação – partes, causa de pedir, pedido – figura diversa da adição do libelo. De mudança do libelo, modificação, fala o artigo 264 do Código de Processo Civil, onde se conclui que, “ainda que ocorra revelia, o autor não poderá alterar o pedido ou a causa de pedir.... salvo promovendo nova citação do réu, a quem será assegurado o direito de responder no prazo de quinze dias”. Mas isso, em nenhuma hipótese, poderá ocorrer após o prazo do saneamento do processo.

Ora, a hipótese se aplica ao procedimento de impeachment, previsto na Lei 1.079, onde será possível falar seja em aditamento do pedido, formulando-se novos pedidos ou ainda em mutatio actionis, mudança no libelo, acrescentando-se novos fatos, novos pedidos, desde que se dê o necessário contraditório, direito de defesa, ao representado.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Rogério Tadeu Romano

Procurador Regional da República aposentado. Professor de Processo Penal e Direito Penal. Advogado.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos