Reforma tributária: problema ou solução?

15/03/2016 às 15:35
Leia nesta página:

No momento atual do Brasil é importante que seja analisada a carga tributária, se a sua diminuição é realmente o principal meio para superar o quadro crítico em que o país se encontra ou se há outros fatores que devem ser levados em consideração.

O fundamento principal para ser cobrar tributos é que cada um de nós tem o dever de contribuir para que o Estado possa prestar serviços e suprir as necessidades da população.

No Brasil a matéria tributária tem respaldo na Constituição Federal e no Código Tributário Nacional (Lei nº. 5.172/1966). Um dos motivos para a carga tributária brasileira ser tão elevada é a complexidade do sistema, a falta de planejamento e a corrupção que assola o país e desestabiliza a economia.

A verdade é que o Estado que tem como foco o crescimento e desenvolvimento de sua sociedade não pode simplesmente estar atrelado a função arrecadatória, mas deve considerar outros fatores como o ajustamento da alocação de recursos, distribuição de renda e garantir a estabilidade econômica.

Em geral, a carga tributária tende a ser maior nos países com menor proporção de população pobre, e isso tem como base governos que nessa situação estariam bem preparados para enfrentar a carência de recursos de uma parcela dos cidadãos, porém, no Brasil, há indicadores de elevada pobreza em comparação ao tamanho de sua carga tributária.

A onerosidade é tamanha que mesmo diante da questão da capacidade contributiva (cada um, em tese, contribui proporcionalmente nas suas condições), na prática, como ocorre no Imposto de Renda, quem arca com o ônus são contribuintes que muitas vezes não possuem meios de planejamento tributário possíveis ou sofisticados.

É importante ressaltar que o aumento da carga tributária não é um fator exclusivo do Brasil, mas tem sido nos últimos anos uma tendência mundial, o que ocorre muitas vezes é que diversos países possuem uma elevada carga tributária, mas agregam um melhor planejamento e capacidade do Estado em controlar os níveis de qualidade de seus gastos e o retorno de investimentos em benefícios sociais.

No México, por exemplo, foram realizadas diversas reformas no sistema tributário, a fim de simplificá-lo, porém, um sistema simples e razoalmente “barato” acabou gerando receitas insuficientes às necessidades do país que diminuiu drasticamente sua arrecadação sem um devido planejamento.

Nos Estados Unidos o sistema tributário tem como base a voluntary compliance, isto é, “confia-se” que os contribuintes informem todos os seus ganhos, e a tributação ocorre em nome do bem comum, porém, adota a delimitação da competência tributária como internacional e nacional, ou seja, tem como base a tributação de rendimentos nacionais independentemente da residência ou local que foram auferidos.

Em geral, cada país tem um sistema tributário que visa não só a obtenção de recursos para beneficiar a população, mas o utiliza como critério para elevar a competitividade de seus produtos no mercado internacional.

 Quanto ao debate da reforma tributária brasileira, temos propostas de alterações legislativas que direcionam para a reformulação completa do sistema vigente, denominadas como revoluções tributárias, porém, essas medidas podem acarretar diversas consequências devido ao cenário político e econômico que o Brasil está inserido, isso de fato pode gerar caos e uma descontinuidade no sistema tributário atual.

   Dessa forma, uma reforma tributária deve ser realizada de modo a melhorar a qualidade da tributação e deve ter como base alguns objetivos como: harmonizar a necessidade de arrecadar com as condições de competitividade do setor produtivo, ampliar o sistema tributário com relação à alocação de recursos, aperfeiçoar a distribuição da carga tributária entre contribuintes e simplificar o sistema.

    Em outras palavras, não é a mera diminuição da carga tributária ou a elevação de tributos que irá resolver o problema do Brasil, mas a distribuição eficiente dos recursos arrecadados, de modo que impor tributos que distorcem o funcionamento da economia, de famílias e empresas além de absurdo não condiz com a realidade, quando na verdade, o sistema tributário deve ser eficiente e equilibrado, com planejamento e investimento na prestação de serviços, combate a corrupção e elevação da renda da população. Em síntese: o devido retorno daquilo que pagamos.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Rebeca Soraia Gaspar Bedani

Advogada no escritório BEDANI ADVOGADOS, pós-graduada pela Universidade Cândido Mendes em Direito Processual Civil e Tributário, possui diversos cursos de aperfeiçoamento e de extensão, como: Ética e Ciência Política pela USP, Filosofia, Sociologia e Argumentação Jurídica pela FGV. Ex-Secretária da Comissão de Proteção Animal e ex-membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB Valinhos-SP., já foi colunista do Jornal de Valinhos-SP. Autora de diversos artigos jurídicos e Palestrante.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos